Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Aposentadoria – Como saber qual e quando posso pedir a minha

A aposentadoria é sempre um assunto que tem destaque e muitas pessoas não sabem como funciona o sistema de aposentadoria no Brasil, até porque o sistema é bem complexo devido aos inúmeros roubos e ilegalidades do sistema, que unidos a incompetência na gestão durante anos e a informalidade criada no país, geraram um rombo na previdência social.

Aposentadoria

Vamos abordar aqui de forma muito sucinta, quais são as modalidade e como você pode requisitar a sua aposentadoria. Vale lembrar que o INSS vai confirmar todas as informações e o processo pode demorar um pouco para ser analisado ou avaliado.

Aposentadoria por tempo de serviço

A aposentadoria por tempo de serviço é a mais comum. É onde o segurado depois que completa o período de carência pode requisitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição.

O tempo de carência ou contribuição é diferente entre homens e mulheres. Veja o tempo necessário para pedir a sua aposentadoria integral:

  • Para os homens é necessário que se tenha 35 anos de contribuição
  • As mulheres devem ter 30 anos de contribuição

Porém é possível pedir a aposentadoria proporcional, neste caso é necessário que:

  • Os homens tenham, no mínimo, 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.
  • As mulheres tenham 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva.

Para fazer o cálculo de quanto tempo falta, não é necessário ir a uma agência e ele pode ser feito diretamente no site da previdência social, através deste link.

Aposentadoria por Idade

Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.

Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

Aposentadoria por invalidez

Essa aposentadoria é que causa mais dúvidas, principalmente em pessoas deficientes. Então vamos dar enfase em alguns itens que devem ser avaliados com muita cautela antes de dar entrada em seu processo.

O Benefício é concedido a trabalhadores que forem considerados pela perícia médica do INSS incapacitados de exercer suas atividades ou atividade que garanta o seu sustento. Estão excluídos de receber o benefício, quem passar a pagar o INSS e já tiver lesao ou doença, a não ser que ela seja agravada e depois disso resulte na incapacidade.

Normalmente o processo para a requisição da aposentadoria por invalidez é feito através do pedido de auxilio doença, que se transforma em aposentadoria durante a avaliação pericial.  Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem que contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, no caso de doença. Se for acidente, esse prazo de carência não é exigido, mas é preciso estar inscrito na Previdência Social.

Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por perícia médica de dois em dois anos, se não, o benefício é suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho.

Nem sempre a deficiência física é tratada como invalidez para atividades profissionais, então não existe ligação entre a aposentadoria e a deficiência.

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Tags:

POST A COMMENT


348 Responses

  1. nil disse

    Tenho 48 anos e tenho nove anos de contribuição. Como devo fazer para pagar os 17 anos que me falta, e será que posso pagar esses atrasados e me
    aposentar integral. Minha ultima contribuição foi em 02/08/93 a 31/01/95.
    Aguardo contato, obrigado.

  2. Luiza Mdc disse

    Meu nome e luiza e tenho artrtose nos 2 joelhos vo fazer uma cirurgia de enxerto de cartilagem em um dos joelhos sera qui posso pedir aposentadoria por invalidez pois meu ortopedista falou qui nao posso voltar a trabalha se alguem puder mi responder vo ficar grata meu email e luiza_mdc@hotmail.com

  3. Blog do Deficiente Físico disse

    A aposentadoria especial, mesmo tendo sido sancionada, ainda não está regulamentada e ainda necessita que o nosso governo estipule as regras definitivas para começar a valer.

  4. Blog do Deficiente Físico disse

    Se ela nunca trabalhou não tem direito a aposentadoria.

  5. Anônimo disse

    Boa noite minha mae tem 52 anos ela recebe pensão por morte do meu avô que faleceu em 98, pois ela nao possue o braço direito, pois perdeu em acidente quando tinha 12 anos, entao nunca trabalhou, gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria, e se ela tiver continua recebendo a pensão do meu avô??

  6. Anônimo disse

    Tenho 50 anos de idade e 26 anos de contribuição , posso já requerer minha aposentadoria

  7. Sonia Rabello disse

    Tenho 60 anos, e 24 anos de contribuição, quero saber se posso me aposentar por idade

  8. Adasglevis Jose Peres disse

    sou defic

  9. Regina Silva disse

    preciso esse emprego que to ja ta me matando…..posso ja pedir minha aposentadoria trabalhei 10 anos como auxiliar de enfermagem é verdade que conta 2 anos trabalhadopara cada ano….???regagicsilvathiag@yahoo.com.br por favor me responda tenho tambem arttrite reumatoide…

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Regina
      Eu nào sei te dizer sobre a contagem de tempo para quem trabalha com enfermagem. Eu sei que para RX e algumas area insalubres o tempo para aposentadoria diminui, mas não sei se enfermagem está incluida.

  10. Dalva S. Rodrigues disse

    Queria saber se posso dar entrada na minha aposentadoria tenho registro em carteira desde 1986 fiquei parada uns anos . Entrei trabalhar de funcionaria Pública em 1992 e estou até hoje e também ganho ensalubre. Por favor me fale algo sobre o meu caso.

  11. Ausireni G.Coelho disse

    Ola, gostaria de saber em qual categoria de aposentadoria especial eu me encacharia, pois tenho deficiência visual do lado esquerdo, sendo que já nasci assim, sou funcionaria publica desde 04/05/87, ou seja tenho 26 anos de contribuição, mais um ano e oito meses de carteira assinada de um outro emprego, no qual a somatória dos períodos totalizam = 27 anos e 8 meses de contribuição e tenho 42 anos, tire me essa duvida por favor. Desde já agradeço.,

  12. Blog do Deficiente Físico disse

    Tudo dependerá de como será avaliada a sua deficiência. Lembrando que a lei somente vale para servidores privados que contrinuem para o INSS.
    Veja esse topico para entender -> http://www.deficientefisico.com/entenda-como-funcionara-a-lei-de-aposentadoria-especial-para-pessoas-com-deficiencia/

  13. Neide Rocha disse

    tenho 54 anos , e 24 anos de contribuiçao posso requere minha aposentadoria integral

  14. Neide Rocha disse

    tenho 54 anos , e 24 anos de contribuiçao posso requere minha aposentadoria integral

  15. Luiz Menoncin disse

    Tenho 31 anos de contribuição, idade 51, como deficiente posso pedir minha aposentadoria?

  16. Luiz Menoncin disse

    Tenho 31 anos de contribuição, idade 51, como deficiente posso pedir minha aposentadoria?

  17. Vitor Machado disse

    Comentar…

  18. Vitor Machado disse

    Comentar…

  19. Celio Soares disse

    sofri um acidente de carro em 1996, fraturei o femur que teve de fazer enxerto de osso, e coloquei 20 pinos, e ultimamente estou com dificuldades pra andar, sinto muitas dores e nao estou mais conseguindo trabalhar, nao posso pegar peso etc… gostaria de saber o q devo fazer pra mim conseguir beneficios para meu sustento, desja agradeco a sua resposta.

  20. Celio Soares disse

    sofri um acidente de carro em 1996, fraturei o femur que teve de fazer enxerto de osso, e coloquei 20 pinos, e ultimamente estou com dificuldades pra andar, sinto muitas dores e nao estou mais conseguindo trabalhar, nao posso pegar peso etc… gostaria de saber o q devo fazer pra mim conseguir beneficios para meu sustento, desja agradeco a sua resposta.

  21. Anita Soares Silva Martins disse

    Sou deficiente físico, e trabalho com técnico em Radiologia médica, tenho 58 anos, e sou funcionaria Pública, gostaria de saber se já posso pedir minha aposentadoria com benefícios equiparados dos na Ativa.

  22. Anita Soares Silva Martins disse

    Sou deficiente físico, e trabalho com técnico em Radiologia médica, tenho 58 anos, e sou funcionaria Pública, gostaria de saber se já posso pedir minha aposentadoria com benefícios equiparados dos na Ativa.

  23. Marise Santos disse

    Eu tenho 47 anos e 27 anos de contribuição quando q eu poso pedi a minha aposentadoria intrgal

  24. Marise Santos disse

    Eu tenho 47 anos e 27 anos de contribuição quando q eu poso pedi a minha aposentadoria intrgal

    • adailton disse

      Tenho heenia de disco, não consigo melhoras para voltar ao mercado tenho 47 anos e 26 anos de contribuição. Será que consigo me aposentar?

  25. Paulo Cesar Dias disse

    Paulo Cesar Dias Buriti Alegre tenho 17 anos como vigilante e mais 9 em outro serviço sera que já posso pedir minha aposentadoria

  26. Paulo Cesar Dias disse

    Paulo Cesar Dias Buriti Alegre tenho 17 anos como vigilante e mais 9 em outro serviço sera que já posso pedir minha aposentadoria

  27. Valter Moreira Alves disse

    Tenho quarenta e oito anos de idade, e desde os treze anos eu sofri de uma doença no pulmão e fiquei inválido de um deles e com sequelas, eu estava em época escolar e não pude prosseguir nos estudos devidos a minha lenta recuperação, e desde lá não fui bem sucedido na minha vida trabalhista, pois a falta de um pulmão e a falta de uma costela juntamente com as cicatrizes me impedem de arrumar um emprego, fora a lentidão que eu tenho falta de agilidade.Não consigo emprego de carteira assinada, e quando me empregam logo me despedem por falta de produção.Estou pagando I N P S por conta e só tenho um ano e meio de contribuição sindical.Gostaria de saber se tenho direito de me aposentar por invalidez, por favor me
    ajudem.Obrigado.Valter Moreira Alves.

  28. Valter Moreira Alves disse

    Tenho quarenta e oito anos de idade, e desde os treze anos eu sofri de uma doença no pulmão e fiquei inválido de um deles e com sequelas, eu estava em época escolar e não pude prosseguir nos estudos devidos a minha lenta recuperação, e desde lá não fui bem sucedido na minha vida trabalhista, pois a falta de um pulmão e a falta de uma costela juntamente com as cicatrizes me impedem de arrumar um emprego, fora a lentidão que eu tenho falta de agilidade.Não consigo emprego de carteira assinada, e quando me empregam logo me despedem por falta de produção.Estou pagando I N P S por conta e só tenho um ano e meio de contribuição sindical.Gostaria de saber se tenho direito de me aposentar por invalidez, por favor me
    ajudem.Obrigado.Valter Moreira Alves.

  29. Rejane Garcia Franco disse

    trabalho a 31 anos como tec. de enfermagem, mas tenho 52 anos de idade já posso requerer minha aposentadoria?

  30. Rejane Garcia Franco disse

    trabalho a 31 anos como tec. de enfermagem, mas tenho 52 anos de idade já posso requerer minha aposentadoria?

  31. Cleane Gonçalves disse

    minha mãe tem 66 anos, faltam 7 meses para completra as 180 contribuiçoes e ela se aposentar por idade, ela pode pagar esse tempo q falta de uma só vez para adiantar o processo de aposentadoria?

  32. Cleane Goncalves disse

    minha mãe tem 66 anos, faltam 7 meses para completra as 180 contribuiçoes e ela se aposentar por idade, ela pode pagar esse tempo q falta de uma só vez para adiantar o processo de aposentadoria?

  33. Rogerio Leandro disse

    tive pólio ou paralizia tenho 25 anos de carteira assianada e 45anos de idade ultimamente ta dificil continuar trabalhando posso tentar me aposentar, como devo proceder

  34. Rogerio Leandro disse

    tive pólio ou paralizia tenho 25 anos de carteira assianada e 45anos de idade ultimamente ta dificil continuar trabalhando posso tentar me aposentar, como devo proceder

  35. Juraci Pereira Porto disse

    tenho 64 anos de idade e 25 de contribuição posso requerer minha aposentadoria?

  36. Juraci Pereira Porto disse

    tenho 64 anos de idade e 25 de contribuição posso requerer minha aposentadoria?

  37. Sonia Maria Borsato disse

    tenho 64 anos e 14 anos de contribuição tenho mais 1 ano de auxilio doença posso pedir minha aposentadoria por idade?

  38. Sonia Maria Borsato disse

    tenho 64 anos e 14 anos de contribuição tenho mais 1 ano de auxilio doença posso pedir minha aposentadoria por idade?

  39. João Santana disse

    lindo

  40. João Santana disse

    lindo

  41. Josefranciscodepaiva Paiva disse

    ja tenho 65 anos e mais de 30 anos de contribuição quero saber se aposento com o salario que ganho

  42. Josefranciscodepaiva Paiva disse

    ja tenho 65 anos e mais de 30 anos de contribuição quero saber se aposento com o salario que ganho

  43. Blog do Deficiente Físico disse

    O procedimento é esse mesmo. Precisa agendar para ser atendido nas agencias do INSS

  44. Maria Socorro Santos disse

    Boa tarde, sempre trabalhaei com vendas é em pé é contribui , mas ouve um tempo que deixei de contribuir por não tem condiçoes d epaga! tenho problemas nos joelhos é coluna posso requerer a minha a posentadoria? vou fazer 53 anos

  45. Maria Socorro Santos disse

    Boa tarde, sempre trabalhaei com vendas é em pé é contribui , mas ouve um tempo que deixei de contribuir por não tem condiçoes d epaga! tenho problemas nos joelhos é coluna posso requerer a minha a posentadoria? vou fazer 53 anos

  46. Anônimo disse

    oi tenho 20 anos de contribuiçao tenho 51 anos de idade tenho eplepsia sou ipertencia diabete 2 desvio coluna ernie de disco tendenite ja fiz ate cirurgia derrame nos joelhos cartilagem fechando fiquei 7 anos afastada recebendo o auxilio doença agora recebi alta mas nao consigo trabalhar eu posso pedir minha aposentadoria

  47. Anônimo disse

    oi tenho 20 anos de contribuiçao tenho 51 anos de idade tenho eplepsia sou ipertencia diabete 2 desvio coluna ernie de disco tendenite ja fiz ate cirurgia derrame nos joelhos cartilagem fechando fiquei 7 anos afastada recebendo o auxilio doença agora recebi alta mas nao consigo trabalhar eu posso pedir minha aposentadoria

  48. Antenor Ribiero disse

    HONTE DIA 24/3/13, COMPRETEI 65 ANOS, HOJE FUI AO INSS, AINDA PEDIRAÕ P/ AGENDAR , O DIA PARA SER ATENDIDO. NÂO TÀ CERTO

  49. Antenor Ribiero disse

    HONTE DIA 24/3/13, COMPRETEI 65 ANOS, HOJE FUI AO INSS, AINDA PEDIRAÕ P/ AGENDAR , O DIA PARA SER ATENDIDO. NÂO TÀ CERTO

  50. Rildo Do Socorro Araujo disse

    Ola, sou professor da rede estadual, quando eu completar 30 anos de serviço estarei com 50 anos de idade . Poderei pedir aposentadoria proporcional

  51. Rildo Do Socorro Araujo disse

    Ola, sou professor da rede estadual, quando eu completar 30 anos de serviço estarei com 50 anos de idade . Poderei pedir aposentadoria proporcional

  52. Rosilene Silva disse

    meu pai tem 73 anos ele era pra ter s aposentado mais botaro ele em benefiçio como posso fazer pra muda isso ele nuca reçebeu o desimo nada agora ele ta muito doente quero saber como bota pra aposentadoria

  53. Rosilene Silva disse

    meu pai tem 73 anos ele era pra ter s aposentado mais botaro ele em benefiçio como posso fazer pra muda isso ele nuca reçebeu o desimo nada agora ele ta muito doente quero saber como bota pra aposentadoria

  54. Natalina Silva disse

    estou no aguardo tenho 58 anos de idade e 25 anos trabalhado vou completar em agosto

  55. Natalina Silva disse

    estou no aguardo tenho 58 anos de idade e 25 anos trabalhado vou completar em agosto

  56. Blog do Deficiente Físico disse

    Para se aposentar por invalidez será necessário entrar no auxílio doença e passar pelas perícias.

  57. Blog do Deficiente Físico disse

    Não sei lhe dizer, porque depende de pericia médica e das sequelas do problema.

  58. Blog do Deficiente Físico disse

    A lei ainda não foi aprovada e segue em vigor a legislação normal, contida no link abaixo.

    http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=19

  59. Blog do Deficiente Físico disse

    A lei para aposentadoria de deficientes fisicos ainda não foi aprovada, ou seja, não teria redução ou qualquer outra alteração. Então verifique no link abaixo se você está preenchendo os requisitos e agende uma verificação do tempo de contribuição em uma agencia do INSS.

    http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=19

  60. Blog do Deficiente Físico disse

    Você pode gratuitamente verificar com o INSS o tempo de contribuição oficial que voce possui, basta agendar e ir em uma agência da previdência.

  61. Blog do Deficiente Físico disse

    A aposentadoria dependerá do aval do perito durante a sua perícia.

  62. Blog do Deficiente Físico disse

    Genilson,
    Se não me engano os 2 beneficios podem ser recebidos, mas isso depende dos valores. Seria interessante verificar no INSS para saber a possibilidade e se há uma possível escolha entre os benefícios pelo maior.

  63. Daniel Ribeiro disse

    sou cadeirante á 15 anos , já contribui 20anos posso me aposentar por invalides pois tenho laudos médicos atestando minha incapacidade de trabalho.

  64. Daniel Ribeiro disse

    sou cadeirante á 15 anos , já contribui 20anos posso me aposentar por invalides pois tenho laudos médicos atestando minha incapacidade de trabalho.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Para se aposentar por invalidez será necessário entrar no auxílio doença e passar pelas perícias.

  65. Cicera de Alcantara disse

    TENHO 50 ANOS E 25 E SEIS MESES CONTRIBUIÇÃO POSSO PEDIR MINHAZ APOSENTADORIA

  66. Cicera de Alcantara disse

    TENHO 50 ANOS E 25 E SEIS MESES CONTRIBUIÇÃO POSSO PEDIR MINHAZ APOSENTADORIA

  67. Mi Bittencourt disse

    Ge!!! meu marido é advogado, vou perguntar pra ele e de repente posso te ajudar..bjs

  68. Genilson Geraldo disse

    Ola, minha amiga perdeu sua mae a pouco tempo(faleceu)…, e a mesma possui um irmal que 'e deficiente fisico e que ja receber um beneficio do governo, ele pode agora solicitar para receber tbem a aposentadoria que sua mae falecida recebia ?

  69. Genilson Geraldo Cabeleireiro disse

    Ola, minha amiga perdeu sua mae a pouco tempo(faleceu)…, e a mesma possui um irmal que 'e deficiente fisico e que ja receber um beneficio do governo, ele pode agora solicitar para receber tbem a aposentadoria que sua mae falecida recebia ?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Genilson,
      Se não me engano os 2 beneficios podem ser recebidos, mas isso depende dos valores. Seria interessante verificar no INSS para saber a possibilidade e se há uma possível escolha entre os benefícios pelo maior.

    • Mi Bittencourt disse

      Ge!!! meu marido é advogado, vou perguntar pra ele e de repente posso te ajudar..bjs

  70. Elza Margarida disse

    ano 2000 comecei a paga hoje tenho 65 anos hoje com12 anos pago posso pedir aposentadoria

  71. Elza Margarida disse

    ano 2000 comecei a paga hoje tenho 65 anos hoje com12 anos pago posso pedir aposentadoria

  72. Regina Santos Marino disse

    Meu caso é o seguinte: Trabalhei por 13 anos, e fui demitida em 10/2010, recebi do INSS oito meses no ano passado 02/2012 até 10/2012 por depressão, que estava com suspeita de ataxia SCA3, e o exame recebi só agora em fevereiro/2013, confirmando o que suspeitavamos, só que já tinha dado duas perícias médicas como indeferimento da depressão, o que devo fazer? Agora sei que sou portadora de uma doença que é genética e degenerativa, ataxia espinocerebelar SCA3 posso entrar com o pedido de aposentadoria, qual valor devo receber, o mesmo que recebia quando estava recebendo o ano passado pelo INSS ou recebo apenas um salário por invaidez? Ou posso conseguir um outro emprego como Portador de necessidades especiais? Me ajudem pois estou desorientada…grata

  73. Regina Santos Marino disse

    Meu caso é o seguinte: Trabalhei por 13 anos, e fui demitida em 10/2010, recebi do INSS oito meses no ano passado 2012 por depressão, que estava com suspeita de ataxia SCA3, e essa foi confirmada agora em fevereiro, onde já tinha dado duas perícias médicas como indeferimento da depressão, o que devo fazer? Uma vez que a doença é genética e degenerativa, posso entrar com o pedido de aposentadoria, qual valor vou receber, o mesmo que recebia quando estava recebendo o ano passado pelo INSS ou recebo apenas um salário por invaidez? Ou posso conseguir um outro emprego como Portador de necessidades especiais? Me ajudem pois estou desorientada…grata

  74. Avani Queiroz Alexandre Queiroz disse

    tenho 54 anos sou autonomo pago inss a 5 anos

  75. Avani Queiroz Alexandre Queiroz disse

    tenho 54 anos contribui c inss a 5 anos com quantos anos posso mi aposentar? sou autonima.

  76. Scherlin Stollmeier disse

    nao, sou o pai delamas sou euque sou deficiente fisico sofri um acidente de moto no dia 12/06/2010

  77. Ranivan Mendes disse

    Eu tenho 43 anos de idade e 26 de contribuição quero saber como faço para requerer os documentos necessarios para minha aposentadoria?

  78. Ranivan Mendes disse

    Eu tenho 43 anos de idade e 26 de contribuição quero saber como faço para requerer os documentos necessarios para minha aposentadoria?

  79. Olivia Calado disse

    TRABALHO A 23 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA SOU DEFICIENTE FISICO DESDE DOS MEUS 2 ANOS TIVE POLIOMELITE , TENHO 49 ANOS GOSTARIA DE SABER SE POSSO DÁ ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA COMO DEVO PROCEDER .ESTAOU TRABALHANDO

  80. Olivia Calado disse

    TRABALHO A 23 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA SOU DEFICIENTE FISICO DESDE DOS MEUS 2 ANOS TIVE POLIOMELITE , TENHO 49 ANOS GOSTARIA DE SABER SE POSSO DÁ ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA COMO DEVO PROCEDER .ESTAOU TRABALHANDO

  81. Cris Ferreira disse

    se aposenta com ulcera varicose por invalidez

  82. Cris Ferreira disse

    se aposentada com ulcera varicose por invalidez ?

  83. Lúcia de Souza disse

    Oi, dia 06/02/013 fiz 57 anos, trabalho de carteira assinada desde 1978 mas fequei desempregada uns 2 anos.Será que eu já posso pedir a minha aponsentadoria?

  84. Lúcia de Souza disse

    Oi, dia 06/02/013 fiz 57 anos, trabalho de carteira assinada desde 1978 mas fequei desempregada uns 2 anos.Será que eu já posso pedir a minha aponsentadoria?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Você pode gratuitamente verificar com o INSS o tempo de contribuição oficial que voce possui, basta agendar e ir em uma agência da previdência.

  85. Vitoria Cuevas disse

    ELES ME DISSERAM QUE NÃO

  86. Jose Robson disse

    oi esto no auxilio doenca do inss deste 2010 fis duais cirugia e nao fiquei bom e fiquei com sequela com pe duro e ais perna fraca quero sabe se poco perdi aposetaduria..tenho 11 anos de carteira

  87. Jose Robson disse

    oi esto no auxilio doenca do inss deste 2010 fis duais cirugia e nao fiquei bom e fiquei com sequela com pe duro e ais perna fraca quero sabe se poco perdi aposetaduria..tenho 11 anos de carteira

  88. Blog do Deficiente Físico disse

    Veirifica primeiro no INSS se ela tem direito, senão procura um advogado.

  89. Blog do Deficiente Físico disse

    Se aposentar?

  90. Blog do Deficiente Físico disse

    Sim. A contribuição é contada em meses. Você pode consultar o tempo de contribuição diretamente no INSS

  91. Blog do Deficiente Físico disse

    A lei ainda não foi aprovada e não temos certeza de como ficará apos sua aporvação. Tem que aguardar mesmo

  92. Blog do Deficiente Físico disse

    Ele precisa ter a idade minima para poder pedir a aposentadoria

  93. Blog do Deficiente Físico disse

    Seria interessante verificar com o INSS o tempo correto de contribuição e o fator previdênciario que você se enquadra, até para saber se compensa se aposentar e se já tem condição de pedir aposentadoria

  94. Blog do Deficiente Físico disse

    Depende de avaliação médica para saber se atrapalha a sua desenvoltura laboral. Além disso para entrar em auxilio doença é necessário estar trabalhando com carteira assinada ou contribuindo como autonomo para o INSS.

  95. Raquel Loss disse

    Oie Diego, sinto muito pelo seu irmão! Espero que ele se recupere. Ele tem direito sim, a lei garante pagamento até 3 anos depois da última contribuição, se informa direitinho em uma agência do INSS, bjus

  96. Diego Aires disse

    Meu Irmão foi esfaqueado e perdeu a perna. Sua ultima contribuição com carteira assinada foi em março de 2012. ele tem direito a algum benefício pelo inss? Obrigado

  97. Diego Aires disse

    Meu Irmão foi esfaqueado e perdeu a perna. Sua ultima contribuição com carteira assinada foi em março de 2012. ele tem direito a algum benefício pelo inss? Obrigado

    • Raquel Loss disse

      Oie Diego, sinto muito pelo seu irmão! Espero que ele se recupere. Ele tem direito sim, a lei garante pagamento até 3 anos depois da última contribuição, se informa direitinho em uma agência do INSS, bjus

  98. Francisco Meneses disse

    tenho 24 anos de vigilante fui demitido a 5 meses tenho direito a mim aposentar

  99. Francisco Meneses disse

    tenho 24 anos de vigilante fui demitido a 5 meses tenho direito a mim aposentar

  100. Vitoria Cuevas disse

    a minha mãe ela tem 76 anos, ela é paraguaia e conseguiu a aposentadoria pois é deficiente cadeirante a quase tres anos tinha dado entrada em 2010 e ela passou a receber a quatro mês, me disseram que ela tem direito aos atrasados e que eu deveria procurar um advogado e do estado, isso é verdade?

  101. Vitoria Cuevas disse

    a minha mãe ela tem 76 anos, ela é paraguaia e conseguiu a aposentadoria pois é deficiente cadeirante a quase tres anos tinha dado entrada em 2010 e ela passou a receber a quatro mês, me disseram que ela tem direito aos atrasados e que eu deveria procurar um advogado e do estado, isso é verdade?

    • Vitoria Cuevas disse

      ELES ME DISSERAM QUE NÃO

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Veirifica primeiro no INSS se ela tem direito, senão procura um advogado.

  102. Osmarina Nunes Rosa disse

    Uma pessoa que aposenta na proporcional com 28 anos 5meses e 9 dias com 53 anos , e depois trabalhar por um periodo de 17 meses a 2 anos tem como pedir revisão ?

  103. Maycon Negreiros disse

    Sofri um acidente automobilistico, quebrei os dos fêmur… sendo que o fêmur direito ficou com defeito "torto" estou pelo auxílio doença, como faço pra se aposentar?

  104. Maycon Negreiros disse

    Sofri um acidente automobilistico, quebrei os dos fêmur… sendo que o fêmur direito ficou com defeito "torto" estou pelo auxílio doença, como faço pra se aposentar?

  105. Edina Silva disse

    trabalho como secretária, tenho 50 anos de idade e 20 de contribuição, posso requerer a minha aposentadoria?

  106. Edina Silva disse

    trabalho como secretária, tenho 50 anos de idade e 20 de contribuição, posso requerer a minha aposentadoria?

  107. Maria Leonilda Dumann da Silva disse

    tehno 50 anos nao sei escrever dirreido estou doende deus de 2006 plobena no corracao tive dois enfarde e edena pulnonar posso pedir apomsendadoria por imfalides

  108. Maria Leonilda Dumann da Silva disse

    estou doende tive dois enfarde denho aparehlo no corracao posso ficar apossentada por infalides mao posso fazer esforsso proibidapelo m cartiolhoxista

  109. Nair Felipe disse

    eu quero saber se a contagem de tempo do INSS para aposentadoria é de mes apos mes sem faltar nem um mes ate completar 30 anos.

  110. Nair Felipe disse

    eu quero saber se a contagem de tempo do INSS para aposentadoria é de mes apos mes sem faltar nem um mes ate completar 30 anos.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Sim. A contribuição é contada em meses. Você pode consultar o tempo de contribuição diretamente no INSS

  111. Renato Pedroso de Lara disse

    Renato Pedroso de Lara (Curitiba) Tenho 50 anos, contribuo para a Previdência a 30 anos, tenho uma perna amputada abaixo do joelho devido a acidente ferroviário aos 11 anos. Sobre a PLP 277/05 onde esta deficiência se enquadraria para pedir aposentadoria acredito eu que ela seja moderada.

  112. Renato Pedroso de Lara disse

    Renato Pedroso de Lara (Curitiba) Tenho 50 anos, contribuo para a Previdência a 30 anos, tenho uma perna amputada abaixo do joelho devido a acidente ferroviário aos 11 anos. Sobre a PLP 277/05 onde esta deficiência se enquadraria para pedir aposentadoria acredito eu que ela seja moderada.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      A lei ainda não foi aprovada e não temos certeza de como ficará apos sua aporvação. Tem que aguardar mesmo

  113. Josi Ribeiro disse

    Infarto do Miocardio da direito a aposentadoria?

  114. Josi Ribeiro disse

    Infarto do Miocardio da direito a aposentadoria?

  115. Anônimo disse

    tenho problemas visuais mas tenho so 26 anos sera que eu consigo auxilio doença

  116. Anônimo disse

    tenho problemas visuais mas tenho so 26 anos sera que eu consigo auxilio doença

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Depende de avaliação médica para saber se atrapalha a sua desenvoltura laboral. Além disso para entrar em auxilio doença é necessário estar trabalhando com carteira assinada ou contribuindo como autonomo para o INSS.

  117. Claudio Roberto disse

    A MINHA ESPOSA TEVE UM AVC NO ANO PASSADO E FICOU COM SEQUELAS GRAVES,,, GOSTARIA DE SABER SE ELA CONSEGUE APOSENTAR, MESMO SEM ESTAR TRABALHANDO NA EPOCA, MAS A ANOS ATRAS, ELA TRABALHAVA COM CARTEIRA ASSINADA NORMALMENTE…??

  118. Claudio Roberto disse

    A MINHA ESPOSA TEVE UM AVC NO ANO PASSADO E FICOU COM SEQUELAS GRAVES,,, GOSTARIA DE SABER SE ELA CONSEGUE APOSENTAR, MESMO SEM ESTAR TRABALHANDO NA EPOCA, MAS A ANOS ATRAS, ELA TRABALHAVA COM CARTEIRA ASSINADA NORMALMENTE…??

  119. Solange Cristina Amorim Rosa disse

    Não, porque ele não tem a idade mínima para poder pagar o pegágio…

  120. Rosimeire Barros disse

    meu marido tem 35 anos de contribuição e 52 anos de idade. ele pode da entrada na aposentadoria?

  121. Rosimeire Barros disse

    meu marido tem 35 anos de contribuição e 52 anos de idade. ele pode da entrada na aposentadoria?

  122. Neide Moura Mazzini disse

    tirabalho a 31 anos em uma escola auxiliar de serviços diverços tenho 53 anos de idade tenho o direito de pedir minha aposentadoria?

  123. Neide Moura Saltarelo disse

    tirabalho a 31 anos em uma escola auxiliar de serviços diverços tenho 53 anos de idade tenho o direito de pedir minha aposentadoria?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Seria interessante verificar com o INSS o tempo correto de contribuição e o fator previdênciario que você se enquadra, até para saber se compensa se aposentar e se já tem condição de pedir aposentadoria

  124. Vilson Azevedo disse

    sou pintor automotivo te nho 25 anos de contribuiçao posso me aposentar

  125. Vilson Azevedo disse

    sou pintor automotivo te nho 25 anos de contribuiçao posso me aposentar

  126. Luis Ricardo disse

    O ideal seria você ir até uma agência do INSS para averiguar a sua situação e ver o tempo de contribuição certinho, para depois solicitar a sua aposentadoria.

  127. Blog do Deficiente Físico disse

    Sim. Eles contam sim.

  128. Blog do Deficiente Físico disse

    Não. A periculosidade somente é paga para pessoas que trabalham em ambientes que ofereçam riscos, como o apossentado não trabalha não ganha a periculosidade.

  129. Blog do Deficiente Físico disse

    Normalmente o governo custeia o tratamento para estes casos, mas não fornece ajuda financeira específica.

  130. Blog do Deficiente Físico disse

    Eu não tenho como saber se o seu caso é para aposentadoria somente pela doença. O ideal seria você conversar com seu médico

  131. Rodrigo Manhães Castro disse

    Estou a 5 anos pelo INSS e gostaria de saber se estes anos contam para aposentadoria?

  132. Rodrigo Manhães Castro disse

    Estou a 5 anos pelo INSS e gostaria de saber se estes anos contam para aposentadoria?

  133. Rodrigo Manhães Castro disse

    Tenho 5 anos pelo INSS, esses anos que estou pelo INSS conta como tempo de serviço para minha aposentadoria?

  134. Rodrigo Manhães Castro disse

    Tenho 5 anos pelo INSS, esses anos que estou pelo INSS conta como tempo de serviço para minha aposentadoria?

  135. Toninho Barbi disse

    tenho trinta anos de inps pago tenho cinquenta e sete anos de idade posso pedir minha aposetadoria

  136. Toninho Barbi disse

    tenho trinta anos de inps pago tenho cinquenta e sete anos de idade posso pedir minha aposetadoria

  137. Toninho Barbi disse

    tenho trinta anos de inps pago tenho cinquenta e sete anos de idade posso pedir minha aposetadoria

  138. Jose Luiz Silva disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

  139. Jose Luiz Luiz disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

  140. Jose Luiz Luiz disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

  141. Jose Luiz Luiz disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

  142. Jose Luiz Luiz disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

  143. Jose Luiz Luiz disse

    sou vigilante estou no Auxilio-Doença. gtando Eu me Aposenta por incalidez terei dereito a Periculosidade?????

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Não. A periculosidade somente é paga para pessoas que trabalham em ambientes que ofereçam riscos, como o apossentado não trabalha não ganha a periculosidade.

  144. Regina Marques disse

    Trabalho há 24 anos e 6 meses em uma firma como costureira, completando os 25 anos já posso me aposentar? tenho 53 anos, eles podem me demitir antes que me aposente?

  145. Regina Marques disse

    Trabalho há 24 anos e 6 meses em uma firma como costureira, completando os 25 anos já posso me aposentar? tenho 53 anos, eles podem me demitir antes que me aposente?

    • Luis Ricardo disse

      O ideal seria você ir até uma agência do INSS para averiguar a sua situação e ver o tempo de contribuição certinho, para depois solicitar a sua aposentadoria.

  146. Paulo Battestin disse

    aposentadoroa invalidez

  147. Paulo Battestin disse

    aposentadoroa invalidez

  148. Alessandra E Reny Chechetto disse

    Meu marido esta em licença saude ele é portador de miastenia gravis, e seu medico pediu sua aposentadoria pois ele já desenvolveu outras doenças por causa da medicaçao pra miastenia, ele tem 49 anos e 30 anos de contribuiçao para o inss, ele agora vai enfrentar a batalha pra poder se aposentar, meu medo é q sua doença não é muito visual, ele esta bem depois de uma boa noite de sono, mas conforme vai o dia no final da tarde esta na cama, tem hemorragias tb por causa do uso prolongado de corticoide.O que gostaria de saber é qual os passos pra poder conseguir a aposentadoria dele por invalidez,é preciso entrar na justiça? O stress de tudo isto é um agravante pra sua doença, estou com medo! Obrigada pela atençao!!

  149. Eliza Souza disse

    meu filho tem seis anos e esta com diabete avançada ele tem direito a algum auxilio do governo

  150. Eliza Souza disse

    meu filho tem seis anos e esta com diabete avançada ele tem direito a algum auxilio do governo

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Normalmente o governo custeia o tratamento para estes casos, mas não fornece ajuda financeira específica.

  151. Marli Rocha da Costa disse

    tenho ostepenia reumatismo atrite e cmtribuo pro inss desde 2000 tenho direito a uma aposentadoria

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Eu não tenho como saber se o seu caso é para aposentadoria somente pela doença. O ideal seria você conversar com seu médico

  152. Izaque Henrique disse

    tvp 8ano

  153. Patricia Souza Aguillar disse

    meu marido está no auxilio doença á um ano pq na verdade ele sofreu um acidente de trabalho e foi atingindo com uma pistola de gesso e hoje está com o braço com secuelas e com problema na artéria subclávia pois se rompeu , gostaria de saber se ele pode pedir aposentadoria por invalidez ! e se pode rever o valor á receber pois ele ganhava na carteria 1.000,00 reais e só recebe 622, o obrigado.

  154. Patricia Souza Aguillar disse

    meu marido está no auxilio doença á um ano pq na verdade ele sofreu um acidente de trabalho e foi atingindo com uma pistola de gesso e hoje está com o braço com secuelas e com problema na artéria subclávia pois se rompeu , gostaria de saber se ele pode pedir aposentadoria por invalidez ! e se pode rever o valor á receber pois ele ganhava na carteria 1.000,00 reais e só recebe 622, o obrigado.

  155. Patricia Souza Aguillar disse

    meu marido está no auxilio doença á um ano pq na verdade ele sofreu um acidente de trabalho e foi atingindo com uma pistola de gesso e hoje está com o braço com secuelas e com problema na artéria subclávia pois se rompeu , gostaria de saber se ele pode pedir aposentadoria por invalidez ! e se pode rever o valor á receber pois ele ganhava na carteria 1.000,00 reais e só recebe 622, o obrigado.

  156. Rick Tonant disse

    com 2 anos de afastamento do trabalho ja gera uma possivel aposentadoria ??

  157. Rick Tonant disse

    com 2 anos de afastamento do trabalho ja gera uma possivel aposentadoria ??

  158. Rick Tonant disse

    com 2 anos de afastamento do trabalho ja gera uma possivel aposentadoria ??

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Em qualquer tempo o auxilio doença pode se transformar em aposentadoria, basta seguir os critérios e ter a aprovação do perito do INSS.

  159. Luis Ricardo disse

    Você deve entrar em contato com o INSS para verificar se você pode se aposentar e tb ver o valor que a sua aposentadoria ficaria, devido ao novo fator previdênciário.

  160. Blog do Deficiente Físico disse

    Você pode ver a legislação em vigor no link http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=19

  161. Blog do Deficiente Físico disse

    Você precisa entrar em contato com o INSS para averiguar o tempo de contribuição e verificar quanto tempo falta.

  162. Lusinete Liberal disse

    Para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição tem uma idade específica. ou basta ter o tempo esirgido de contribuição

  163. Lusinete Travassos disse

    Para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição tem uma idade específica. ou basta ter o tempo esirgido de contribuição

  164. Anônimo disse

    Quero saber se eu ja poso aposenta tenho 52 anos de idade e 31 de contribuição me resónde por fafor, ou qto tempo falata

  165. Anônimo disse

    Quero saber se eu ja poso aposenta tenho 52 anos de idade e 31 de contribuição me resónde por fafor, ou qto tempo falata

    • Luis Ricardo disse

      Você deve entrar em contato com o INSS para verificar se você pode se aposentar e tb ver o valor que a sua aposentadoria ficaria, devido ao novo fator previdênciário.

  166. Wilma Iima disse

    eu gostaria de saber quanto me falta pra eu aposentar,, como faço,,!!!!

  167. Wilma Iima disse

    eu gostaria de saber quanto me falta pra eu aposentar,, como faço,,!!!!

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Você precisa entrar em contato com o INSS para averiguar o tempo de contribuição e verificar quanto tempo falta.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Você precisa entrar em contato com o INSS para averiguar o tempo de contribuição e verificar quanto tempo falta.

  168. Blog do Deficiente Físico disse

    O beneficio é concedido até que a pessoa possa retornar ao trabalho. O que deve se verificar é a condição em que a pessoa se encontra para avaliar e somente a pericia do INSS que vale.

  169. Edvania Souza disse

    A pessoa que está na faze de controle em tratamento d cancer pode ficar em beneficio até terminar?

  170. Edvania Souza disse

    A pessoa que está na faze de controle em tratamento d cancer pode ficar em beneficio até terminar?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      O beneficio é concedido até que a pessoa possa retornar ao trabalho. O que deve se verificar é a condição em que a pessoa se encontra para avaliar e somente a pericia do INSS que vale.

  171. Blog do Deficiente Físico disse

    Você precisa consultar uma pessoa especializada em direito previdênciário para tirar a sua dúvida. Eu não sei lhe responder.

  172. Neida Barbieri Manfio disse

    gostaria de saber se posso sair da atividade agricola e trabalhar numa empresa tenho 10 anos de agricultura e tenho 47 anos de idade, posso somar esses anos que contribui e qtos anos faltam ainda pra me aposenta se sair da atividade agricola, quero resposta agradeço desde já obrigada

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Você precisa consultar uma pessoa especializada em direito previdênciário para tirar a sua dúvida. Eu não sei lhe responder.

  173. Blog do Deficiente Físico disse

    Depende do grau de insalubridade do local em que as pessoas trabalham.

  174. Lais Marques disse

    é verdade que quem trabalha com area d risco, como lavanderia d hospital, pessoas em contato com sangue e etc…. tem um acrescimo d tempo, tipo trabalho um e vale por dois anos

  175. Lais Marques disse

    é verdade que quem trabalha com area d risco, como lavanderia d hospital, pessoas em contato com sangue e etc…. tem um acrescimo d tempo, tipo trabalho um e vale por dois anos

  176. elistene disse

    tenho problemas nas mãos ,inflamaçao nas juntas e sinto perder as veses o movimento ,ja trabalhei muitas veses de carteira assinada ,mais gora trabalho a 2 meses de carteira assinada .posso me encostar por o inss?

  177. Blog do Deficiente Físico disse

    O INSS não aceita que você pague o tempo restante antencipado para se aposentar. Teria que ser mes a mes mesmo.

  178. Blog do Deficiente Físico disse

    Ele pode entrar na página e simular a aposentadoria, também pode pedir o calculo de tempo em uma agência do INSS. Para isso é necessário ligar para a previdencia no telefone 135 e agendar

  179. Blog do Deficiente Físico disse

    Existe a possibilidade por não poder efetuar a sua profissão, porém é necessário ter cautela. O INSS poderá lhe colocar no programa de recapacitação.

  180. Hemerson Souza disse

    sou vigilante e tenho sequela devido um acidente que sofri, quebrei a cravila e o braço. Tenho dificuldade para efetuar o tiro, posso me aposentar por invalidez.Se puder me responder agradeço, obrigado.

  181. Hemerson Souza disse

    sou vigilante e tenho sequela devido um acidente que sofri, quebrei a cravila e o braço. Tenho dificuldade para efetuar o tiro, posso me aposentar por invalidez.Se puder me responder agradeço, obrigado.

  182. Hemerson Souza disse

    sou vigilante e tenho sequela devido um acidente que sofri, quebrei a cravila e o braço. Tenho dificuldade para efetuar o tiro, posso me aposentar por invalidez.Se puder me responder agradeço, obrigado.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Existe a possibilidade por não poder efetuar a sua profissão, porém é necessário ter cautela. O INSS poderá lhe colocar no programa de recapacitação.

  183. Joao Henrique disse

    MEU PAI ACHA Q JA TEM DIREITO A APOSENTADORIA POR TEMPO D SERVIÇO, POIS JA TEM 52 ANOS E TRABALHA NA EMPRESA JM CONSTRUÇOES ELETRICAS E SEMPRE TRABALHOU COM O BENEFICIO DE PERICULOSIDADE.QUERO SABER O Q FAÇO PARA SABER SE ELE JA PODE SE APOSENTAR?

  184. Joao Henrique disse

    MEU PAI ACHA Q JA TEM DIREITO A APOSENTADORIA POR TEMPO D SERVIÇO, POIS JA TEM 52 ANOS E TRABALHA NA EMPRESA JM CONSTRUÇOES ELETRICAS E SEMPRE TRABALHOU COM O BENEFICIO DE PERICULOSIDADE.QUERO SABER O Q FAÇO PARA SABER SE ELE JA PODE SE APOSENTAR?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Ele pode entrar na página e simular a aposentadoria, também pode pedir o calculo de tempo em uma agência do INSS. Para isso é necessário ligar para a previdencia no telefone 135 e agendar

  185. Zilda Aparecida Leite disse

    Eu gostaria de saber si é verdade que eu posso adiantar minha aposentadoria pagando o tempo que fal
    ta pois falta dois anos pra eu me aposentar si puder me responder agradeço desde já obrigada.

  186. Zilda Aparecida Leite disse

    Eu gostaria de saber si é verdade que eu posso adiantar minha aposentadoria pagando o tempo que fal
    ta pois falta dois anos pra eu me aposentar si puder me responder agradeço desde já obrigada.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      O INSS não aceita que você pague o tempo restante antencipado para se aposentar. Teria que ser mes a mes mesmo.

    • Luis Ricardo disse

      O INSS não aceita que você pague o tempo restante antencipado para se aposentar. Teria que ser mes a mes mesmo.

  187. VANDERLEI disse

    Bom dia companheiro… eu trabalho de carteira assinada em uma fazenda como mecanico, tenho uma pequena chacara que minha esposa cuida, ela tem renda de leite da chacara, minha prgunta é; ela pode se aposentar como trabalhadora rural?

  188. alessandro ap albanez disse

    sou deficiente fisico sou anputado do reto n tenho mais condição de trabalhar tenho direto a me aposentar por invalidez tenho 37 anos

  189. Eduardo disse

    já trabalho no total de 36 anos 06 meses com registro e até data 1998 constitui insalubre pelas minhas atividades , hoje estou com 51 anos , porque não posso aposentar- me

  190. Jaquee Albanez disse

    boa tarde eu fiz uma cirugia de amputação do reto eu não tenho mais condiçãoes de trabalhar e sou pintor so faço serviço no alto como eu vou trabalhar assim

  191. Jaqueline Albanez disse

    boa tarde eu fiz uma cirugia de amputação do reto eu não tenho mais condiçãoes de trabalhar e sou pintor so faço serviço no alto como eu vou trabalhar assim

    • Luis Ricardo disse

      Voce já deu entrada no INSS?

      • alessandro ap albanez disse

        eu entrei com um advogado para minha aposentadoria por invalidez ja esta andando o processo

        • alessandro ap albanez disse

          ja faz dois meses que eu entyrei com este processo de aposentadoria por invalidez demora muito para concluir o processso

  192. Michael disse

    Eu gostaria de saber sobre aposentadoria que posso pedir aposentar?… porque eu tenho problema dos meus pes com dores fortes mas eu nao consigo andar bem e nem levantar nem correr todos os dias qdo eu acordar nao consigo levantar… por causa do meu trabalho pesado na fabrica industrial… Eu trabalho la na fabrica ha 1 ano e 6 meses, ainda estou com dores dos meus pes mesma coisa… gostaria de saber que posso falar com advogado para pedir aposentar? como faço? vc acha que dá? vc acha q eh acidente trabalho ou trabalho mais pesado? aguardo a sua resposta…

  193. Gilnei Cardoso De Quadros Cardoso de Quadros disse

    muito bom tirei algumas duvidas

  194. Gilnei Cardoso De Quadros Cardoso de Quadros disse

    muito bom tirei algumas duvidas

  195. Blog do Deficiente Físico disse

    Para se aposentar pela aposentadoria especial para PcD é necessário que aguarde a aprovação da lei pelo congresso nacional e que a presidenta sancione. Pelo método normal, é necessário que verificque junto ao INSS o tempo de contrinuição oficial que você tem para calcular.

  196. Blog do Deficiente Físico disse

    Para se aposentar pela aposentadoria especial para PcD é necessário que aguarde a aprovação da lei pelo congresso nacional e que a presidenta sancione. Pelo método normal, é necessário que verificque junto ao INSS o tempo de contrinuição oficial que você tem para calcular.

  197. Vera Lucia Venancio disse

    Fui admitida em 1983, portanto ja tenho 29 anos de trabalho, porem estive afastada por doença durante 7 destes 29 anos, tenho o direito a aposentadoria integral?

  198. Vera Lucia Venancio disse

    Fui admitida em 1983, portanto ja tenho 29 anos de trabalho, porem estive afastada por doença durante 7 destes 29 anos, tenho o direito a aposentadoria integral?

  199. rejane disse

    ola tenho um filho de 2 anos e 6 meses e ele é deficiente auditivo eu posso aposentar ele?
    nossa gasto muito com tratamento e ja nao tenho de onde tirar.

    • Luis Ricardo disse

      Eu não sei te informar, mas você pode tentar o BCP/LOAS se você se enquadrar nas regras.

  200. claudio valerio disse

    luis, eu sempre trabalhei de vigilante de escolta, e trabalhando sofri um acidente de carro, o veiculo capotou e perdi os movimentos das pernas, ficando paraplegico, estou pelo inss, e gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria, grato.

    • Luis Ricardo disse

      Claudio,
      O seu caso pode lhe levar a se aposentar por conta do seu trabalho depender da locomoção, mas o perito poderá ainda prolongar mais o seu auxilio e depois optar pela aposentadoria.

  201. maria jose da silv santos disse

    Porque tantos discaso e dificuldades para conceder aposentadoria para os deficientes principalmete os que já contribuiram com a previdencia há 25anos ou mais,será que não já demos o suficiente de nós como deficiente,sou deficiente física tenho dificuldade de locomoção,meu local de trabalho fica distante da minha residencia e tenho que subir e descer ladeira todos os dias,sou funcionária pública tenho 52 anos e 25 anos de contribuição,o que fazer para requerer a minha aposentadoria,sera que tenho este direito.

  202. Maria José Da Silva Santos disse

    Não sei porque tanta dificuldade para ser aprovada uma lei que nos dá o direito da aposentadoria, como deficiente física já contribuo há 25 anos, e mim encontro com problemas de locomoçao pois o meu setor de trabalho fica distante da minha residencia e além de tudo tenho que descer e subir ladeiras 5 na semana, peço uma resposta para este descaso, e quais foram as decisões ddo ministerio.

  203. Maria José Da Silva Santos disse

    Não sei porque tanta dificuldade para ser aprovada uma lei que nos dá o direito da aposentadoria, como deficiente física já contribuo há 25 anos, e mim encontro com problemas de locomoçao pois o meu setor de trabalho fica distante da minha residencia e além de tudo tenho que descer e subir ladeiras 5 na semana, peço uma resposta para este descaso, e quais foram as decisões ddo ministerio.

    • Izaque Henrique disse

      tvp 8ano

  204. claudio valerio disse

    sofri um acidente de carro trabalhando e fiquei paraplegico tenho direito a aposentadoria

    • Luis Ricardo disse

      Claudio,
      Vai depender da função que você exercia e da sua condição de continuar trabalhando. O INSS pode lhe aposentar ou lhe colocar no programa de re-inclusão ao mercado, mas quem vai decidir isso é o perito. Existe a possibilidade de você ser aposentado sim.

  205. lucio silva de souza disse

    estou recebendo auxilio doenca a quase dois anos, devido a um AVC HEMORRAGICO E GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A ME APOSENTAR POR INVALIDEZ,TENHO 41 ANOS E 17 CONTRIBUIÇOES PARA O INSS

  206. Eduardo disse

    Estou afastado pelo inss por um periodo de um ano sofri um acidente que não movimento meu braço direito, minha duvida é, sera que me aposentaria por eu ser destro mas ter 26 anos?

    • Luis Ricardo disse

      Eduardo,
      A aposentadoria virá de acordo com a impossibilidade de exercer as funções, mas eles podem lhe colocar para um curso de reinserção ao mercado de trabalho, principalmente por você ainda ser muito novo. Mas a idade não impossibilita a aposentadoria, mas o grande problema será aperda salarial durantes os anos e na terceira idade estará recebendo apenas um salario mínimo.

  207. maria margarida da silva disse

    olá eu ostaria de saber se posso conseguir beneficio pois sou portadodora de cancer utero ja faz 4 anos sempre com recisiva estou agora mais uma vez em qimioterapia ja é a quarta vez que passo por esse processo tenho todos os laudos apos eu ter descobrido essa doença e me tratei fiquei bem. mais o medico disse que eu nao tenho mais cura eu fiquei sem marido 2 filho de menor dai procurei trabalho e conseguir trabalhei 11 meses e os problemas voltaram comecei com sangramento o medico me deu o laudo e mandou que levasse pro inss a firma que eu estava trabalando dispensou os funcionarios pra tercerizar e eu tambem fui dispensada fiquei doente e sem emprego fui no inss eles me disseram que eu nao tinha direito a aposentar eu coloquei um advogado e isso foi fevereiro mais ainda nao foi agendada a pericia eu comecei a trebalhar em casa de familia mesmo porque preciso me sustentar so que ao inves de melhorar poirei comecei a sentir muita dor o medico disse que o tumor voltou a crescer agora estou de novo em quimio nao sei ate quando vou suportar mais preciso de ajudadizem que temos direito . por favor me ajude a que caminho devo buscar;

    • Luis Ricardo disse

      Realmente não sei como lhe orientar, pois como você já tem um processo contra o INSS não tem como fazer muito diferente.

  208. renata valeria disse

    tenho uma hernia de disco e uma radiculopatia lombar sou costureira estou recebendo auxilio doença gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez desde ja obrigado.

    • Luis Ricardo disse

      Renata,
      A aposentadoria somente poderá ser validada pela perícia do INSS, que estará lhe acompanhando por um periodo e vendo a sua evolução. Não tenho como lhe dizer se tem direito ou não, apenas o m;edico perito poderá lhe aposentar se assim achar que você não terá condições de retornar ao trabalho.

  209. Francisco de Assis dos santos disse

    bom dia meu nome e Francisco tenho 52 anos e 4 M meu primeiro emprego foi em 01/06/1978 e meu termino foi em 01/10/2011 gostaria de saber se tenho dereito aposentadoria proporcional obrigado

  210. henrique de barros disse

    tenho hiv e fiquei com sequelas da tuberculose e fasso acompanhamento piciquiatrico e estou afastado da empresa pelo auxilio doença ao inss
    tem como mim aposentar?

    • Luis Ricardo disse

      O perito do INSS é que decidirá se você poderá se aposentar ou não. No seu caso pode ser que ele lhe aposente sim, mas como tudo no INSS, nada é garantido.

  211. simone sousa dos santos disse

    Eu mm chamo Simone sousa dos santos e faço um apelo que eu estou muito desesperada . Olha eu não tenho condi soes de trabalha queri eu esta na rua porque é muito ruir ter que fica em casa direto eu sinto muito dor na coluna lobar e cervical, no dois joelho punhos já muito tempo e fui quebrei o meu pé por favor mm ajude eu não aguento mais de tanta dor eu vivo deste salario pra tudo remédio comida eu não tenho da onde viver eu já tenho 52 dois anos ajude uma pobre mulher só coandu eu esteve com vida porque eu tenho certeza que é por pouco tempo eu tenho pressão alta e sou diabete . e faço tratamento no juliano moreira ja muito tempo

  212. fatima brauna suriano disse

    tenho 52 ano tenho 13 de registro contribuo a mais de um ano agora to com problema nas mao nao poso mais trabalho sou desquitada dependo do meu pai quais sao a possibilidade para eu aposentar

    • Luis Ricardo disse

      Se você se afastar por auxilio doença é o caminho mais certo de poder se aposentar, mas acredito que seja difícil se o seu problema não puder ser comprovado com exames e laudos médicos.

  213. ANTONIA TOMASIA L.NUNES disse

    tenho 56 anos de idade e23 anos decontribuição ja posso mi aponsenta propocional

    • Luis Ricardo disse

      Antonia,
      Voce pode verificar diretamente com a previdência social.

  214. HONORINAAPARECIDA SOUZA disse

    comecei a trabalhar na prefeitura desde julho de 93 por vários anos fui contratada,estou lá até hj tenho 48 e a 2 anos estou doente sou portadora de hipertensão arterial pulmonar gostaria de saber qdo posso me aposentar,pois contribui deste 93, e apesar de minha doenca ser cronica e sem cura o medico diz q ñ tenh direito por invalidez.a recebo o salario tenho eu mais algum direito como auxilio doenca?obrigada.

    • Luis Ricardo disse

      No auxilio doença você não pode ser demitida e tem estabilidade no retorno.

  215. Diego Lemos disse

    Prezado Luis Ricardo,
    Meu pai tem 55 anos e sofreu um infarto, porem pelo que eu pesquisei ele parou de pagar o INSS como, contribuinte individual e facultativo, no mês de outubro de 2010. Como devo proceder para que ele possa receber a aposentadoria por invalidez?

    • Luis Ricardo disse

      Diego
      É necessário verificar a possibilidade dele poder entrar pelo auxilio doença, mas como ele não estava pagando o INSS é necessário verificar se caso ele retorne será possivel entrar com o recurso.

  216. pedro disse

    Aposentadorias por idade ou por tempo de serviço, é calculado so de 1994 em diante, mais eu fiquei doente durante dois anos, fiquei incostado, este tempo é uzado pra calcular o valor que vou receber, ja que durante o incosto recebia bem menos que trabalhando!

    • Luis Ricardo disse

      Eu não sei como é a regra, mas acredito que esse temo esteja valendo sim. Voce pode consultar a previdência para se informar.

  217. ROSANE REZENDE disse

    Tenho 53 anos e trabalhei durante 6 com carteira assinada, agora comecei a pagar o carnê autônoma do INSS gostaria de saber quando poderei me aposentar.? Grata

    • Luis Ricardo disse

      Tecnicamente você somente poderá se aposentar por idade ou por tempo de serviço.

  218. VANDA disse

    Tenho 25 anos de contribuição, 48 anos de idade faltando 4 anos para aposentadoria integral, posso pagar o tempo que falta?

    • Luis Ricardo disse

      A possibilidade de pagamento é possível, porém você teria que pagar mensalmente. Não existe a possibilidade de pagar tudo de uma vez somente.

  219. Oscar Barradas disse

    Prezados, Tenho 47 anos e 28 anos de contribuição, posso requerer aposentadoria Especial por Deficiencia Auditiva profunda (CID H90.3)
    de acordo com a lei PLP n°277/05 ? como faço os procedimentos tenho todos os laudos e Atestado, inclusive sou cadastrado na cota de PCD da empresa junto ao Ministerio do Trabalho. Agradeço a orientação se possivel envie para o meu email.
    abçs.

  220. gilka simony nunes disse

    estou encostada a 6 ano por causa deuma ucera varicose gostaria de saber qunto tempo poço aposentar pois o medico dise que iso nao tem cura nao se more de ulcera varicose mas nao sara

    • Luis Ricardo disse

      Depende do médico perito que lhe atender, mas você pode perguntar se o seu caso pode levar a aposentadoria e se demorará muito tempo.

  221. rafael disse

    nao trabalho fichado ainda, por n ter a carteira de trabalho pois é muito dificil tirar aqui.
    sofri um acidente com a mao e amputei o dedo mindinho e o anelar e o indicador e o do meio foram quebrados, eles so ficam retos e inchados..
    tive q abandonar meus cursos p um futuro trabalho e n estou trabalhando, pois a mao direita é a que eu uso e n arrumo emprego.
    como faço pra se aposentar.

    • Luis Ricardo disse

      Você precisa saber com o INSS em qual beneficio você se enquadra, pois para aposentar é necessário ter contribuido para o INSS.

  222. edla marcia dos santos disse

    passei por uma cirurgia na coluna tenho 2 pinos fiquei 2 anos afastada pelo inss depois o perito me deu alta mais naõ voltei ao trabalho porque doi muito naõ concigo erguer peso aonde eu tabalho é muito pesado é uma lavanderia industrial la naõ tem serviços leves agora entrei na justiça a minha advogada pediu aposentadoria por invalidez ou auxilio doença minha pericia vai ser dia 22 de junho as 8 horas da manhã coloquei nas maõ~de deus ele é o nosso advogado estou confiando nele fiquem com deus

  223. Célia disse

    Boa tarde,vou expor minha situação junto ao inss, e ficarei no aguardo de seu retorno.
    Sou miastenica, diagnostiscada a um ano e meio de miastenia gravis, CID G70.0, em auxílio doença desde então, faço tramento, ou melhor acompanhamento com a equipe da neuro muscular na UNIFESP, Hospital São Paulo, a doença não responde ao tratamento, segue em forma refrataria, quase não consigo mais caminhar e falar, gostaria de informações sobre aposentadoria por invalidez, já que o miastenia , apesar de não constar entre as principais patologias com direito a aposentaria por invalidez,consta uma clausula onde a doença autoimune degenerativa faz parte das doenças que causam deficiência física, com direito a aposentadoria por invalidez.
    Grata
    Ficarei no aguardo de seu retorno.
    Att.

    • Luis Ricardo disse

      Você deverá tentar entrar com um pedido, mas para isso tenha respaudo de laudos e exames.

  224. paulocezarbarbosa disse

    sofri um acidente na mimha casa,cai da laje,faz 3 anos foi fratura exposta da mâo esquerda;recebi do inps por 5 meses, o medico me deu alta, mas agora minha mao ficou com defeito, meus dedos nao ficam retos nao consigo vira onr aço,sera que depois de tanto tempo posso pedir uma nova pericis?

    • Luis Ricardo disse

      Depende da avaliação de um médico para pedir perícia.

  225. Alberth disse

    Boa noite, minha mãe tem um filho deficiente que recebem auxilio do governo. Como ele tem uma doença grave e que necessita de cuidados constantes ela nunca pode trabalhar… Gostaria de saber se ela teria direito a uma aposentadoria ou auxilio uma vez que não pode trabalhar por ter que cuidar dos filhos (claro incluindo a mim)?

    • Luis Ricardo disse

      Depende de vários fatores como idade e renda familiar por pessoa, mas ela não conseguiria uma aposentadoria e sim um benefício. Para isso teria que consultar o site da previdência social e buscar por informações sobre BCP/LOAS

  226. Eudimar disse

    Boa Noite! Estou afastado a mais de 6 anos e estou de R2 e tenho uma pericia agendada, para o dia 03/08/2012 e gostaria de saber se já posso pedir a minha aposentadoria nesta pericia, pois fui atestado pelo meu médico que não tenho condições para retornar ao trabalho, pois sofri um acidente e neste acidente fiquei com seqüelas na minha perna esquerda sendo que ouve um encurtamento da perna de 4cm e problemas no joelho, sendo que na minha profisão tenho que trabalhar em pé e devido a este problema não posso ficar muito tempo em pé…

    Obrigado

    • Luis Ricardo disse

      Quem determina se voce se aposentará é o perito que fará sua avalição, mas não custa perguntar a ele e relembra-lo que já tem 6 anos de auxilio

  227. ADAIVO VIEIRA LIMA disse

    Bom dia
    Para aposentar os homens precisa ter 35 anos de contribuição, suponhamos que eu complete estes 35 anos de contribuição devido a serviços prestados em areas periculosa, porem a minha idade seja de 47 anos. Posso solicitar minha aposentadoria se meu tempo já contou 35 anos de contribuição, porem, minha idade seja de 47 anos?

    • Luis Ricardo disse

      Se você atender aos critérios de aposentadoria por tempo de serviço pode sim.

  228. marcos quintino de lima disse

    olha trabalho em construçao foi dai que machuquei a perna esquerda ai deu mal circulaçao e virou ulceras com 8 mes passou tb para a perna direita tb e deu tvp nas duas pernas eai tratamos por 4 anos quando derrepente volta a tvp de novo e ai mais forte com embolia pulmonar e o medico que eu trato me fala que eu nao tenho mais possibilidade para o trabalho mais os perito ja me mandaro trabalhar ate com feridas esposta sou um servente de pedreiro eu queria uma aposentadoria por invalidez porque nao tem como eu trabalhar com feridas e tb tou ligado na firma gostaria que os peritos olhasse mais direito no meu causo OBgdo

  229. José Augusto disse

    Boa tarde, estou recebendo auxilio doença a + ou – 1 ano e meio. Nesse mes de junho irei sofrer uma cirurgia no coração para a troca da válvula mitral. em julho terei q agendar uma nova pericia.
    Minha duvida: Eles poderão me aposentar ou irão estender esse beneficio por mais alguns meses??? OBS: trabalho por conta propia em mecânica de automóveis.

    • Luis Ricardo disse

      Isso depende muito do seu estado, do perito que vai lhe avaliar e da sua condição para trabalhar após a cirurgia.

  230. Romualdo Gomes Paulo disse

    Estou recebendo auxilio beneficio do inss apos ter sofrido infarto, posso pedir aposentadoria??

    • Luis Ricardo disse

      Aposentadoria é a próxima etapa depois do auxílio, mas quem dá ou concede é a aposentadoria é o perito do INSS durante a pericia.

  231. ivete alves da silva santos disse

    a minha mae nunca pagou nss ela tem direito a aposentaduria por tempo de idade

    • Luis Ricardo disse

      Por idade não, mas pode ter direito ao BCP/LOAS dependendo da situação familiar.

  232. Lucia Dias disse

    Tenho 60 anos e tenho 12 anos e 5 meses de contribuição na previdencia. Gostaria de saber se posso pagar o tempo que falta para eu aposentar. Obrigada L. Dias

    • Luis Ricardo disse

      O INSS normalmente não aceita que você pague os anos que faltam em cota única. Ou seja, você não pode simplesmente paga para se aposentar.

  233. Marcelo. disse

    Bom dia.
    Tenho uma tia deficiente, que tem 64 ano e por conta disso ela nunca pode trabalhar e de mais ou menos um ano pra cá ela piorou muito e nem anda mais. Ela era mantida pelos pais, que morreram a uns 5 anos e hoje quem cuida e mantem ela é meu pai que parou de trabalhar para tanto e não tem nenhuma renda. Minha mãe não trabalha e eu sou profissional liberal e não tenho uma renda fixa, mas minha renda é bem baixa. Gostaria de saber se há possibilidade de requerer o LOAS ou algum outro tipo de auxilio. Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    • Luis Ricardo disse

      Marcelo se vocês tiverem se enquadrado no valor por pessoa na casa, com o seu salário, é possivel sim.

  234. Cláudia Brandão disse

    Tenho uma irmã que trabalhou 9 anos e nos aqui em casa continuamos a pagar o beneficio e isso ja vai pra 4 anos , ela tem 46 anos e é muito timida não conseguindo outro emprego. Gostariamos de saber se ela pode conseguir a aponsentadoria dela por agora ?

    • Luis Ricardo disse

      Tem um tempo mínimo para contribuição, que não sei qual é exatamente. Mas eu acredito que ainda faltem alguns anos para ela poder requerer a aposentadora dela.
      Para tirar suas dúvidas ligue no 135 e pergunte.

  235. manoel wellington costa disse

    eu queria saber se posso pedir minha aposentadoria com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição eu sou funcionario da saúde do estado de pernambuco pode me dá essa informação.

    • Luis Ricardo disse

      Essa lei apenas vale para o regime de aposentadoria pelo INSS, os servidores públicos não estarão inclusos depois da aprovação.

  236. Luis Ricardo disse

    Existe diferença entre homem e mulheres sim, pois as lei determina tempo de redução sobre o que existe na lei, então se uma mulher diminui 5 anos é sobre o que rege a lei de hoje. Um outro ponto é que essa lei é específica para o regime de previdência social, INSS, o qual os servidores públicos não estão enquadrados.

  237. RX8 RAFA disse

    EU  QUERO QUE O INSS  MIM AJUDE  CONSEGUIR MINHA APOSENTADORIA   ESTOU SOFRENDO MUITO COM A PERNA DOI DE MAIS..E MAIO  OU JUNHO TENHO NOVA PERICIA MEDICA…MIM RESPONDA   EDILEUZA BELISARIO 54 ANOS…JA ENVIEI VARIAS MENSSAGEM  

  238. RX8 RAFA disse

    EU  EDILEUZA  SOU  TENHO 54 ANOS FKEI 5 ANOS NO AUXILIO DE DOENÇA  ATE JUNHO DE 2011…ELES  CORTARAM VENHO FAZENDO PERICIA TD MES  REQUIRIMENTO SEMPRE ABERTO   SOU DEFICIENTE ADUDITIVA  FEMO QUEBRADO DEFICULIDADE PARA ANDAR FILHO MENOR NAO POSSO MAIS TRABALHAR DESDE DE 1996…PAGO CONTRIBUIÇÃO COM AJUDA E NADA DE MIM LIBERAR MEU BENEFIO OQ FAÇO?  MIM RESPONDA..

    • Luis Ricardo disse

      Verifique a possibilidade de requerer o benefício através de nova perícia, caso não seja possivel você terá que verificar com um advogado a possibilidade de um processo judicial.

  239. Jaci disse

    Caro Luis Ricardo, bom dia!
    Com relação a esta nova Lei para aposentadoria para deficiêntes físicos que está para ser aprovada, pergunto:
    No caso da deficiencia ser enquadrada como moderada (27 anos de trabalho), ainda assim é necessário ter a idade mínima exigida para homem/mulher(60/55 anos) ou vale unicamente o tempo trabalhado?
    Obrigado!

    • Luis Ricardo disse

      Eu acredito que seja um ou outro, como é o regime natural da previdência social. Senão não teria muito sentido uma lei desse porte.

  240. ana disse

    Ola, gostaria de saber como   funciona a aposentadoria para as pessoas que nunca contribuiram?
    minha mae tem 61 anos , tem problemas na coluna e artrite  nos ossos,por isso nao consegue trabalhar. ela procurou o inss para espor o seu caso, mas enrrolaram-na  ate onde puderam e nao resolveram o problema dela.ela foi em vários médicos  fazer a tal pericia e no fim disse k ela nao tinha passado.

    • Luis Ricardo disse

      Se ela foi a junta médica do INSS seá necessário que ela entre com um pedido judicial, solicitando uma perícia médica externa para avaliação.

    • Luis Ricardo disse

      Se ela foi a junta médica do INSS seá necessário que ela entre com um pedido judicial, solicitando uma perícia médica externa para avaliação.

  241. SARA CONCEICAO disse

    TENHO 24 AOS E DESCOBRIR QUE SOU DEFICIENTA AUDITIVO TENHO DEREITO A APOSENTADORIA

    • Luis Ricardo disse

      Somente se impedir você de trabalhar e será necessaria uma avaliação de uma perícia criteriosa do INSS para avaliação

  242. Luis Ricardo disse

    Hoje, voce não teria cumprido as exigências do INSS para poder se aposentar.

  243. Luis Ricardo disse

    Os aposentados por tempo de serviço ou por invalidez tem direito ao 13o. salario, pois é uma aposentadoria pelo seguro social. Já as pessoas que tem o BCP/LOAS (deficientes e idosos que não tem como se manter) não tem direito a 13o salario, pois é um auxilio assistencial.

  244. JAQUELINE disse

    TENHO UMA AMIGA QUE TEM DEFICIENCIA NOS PES, NAO PODE ANDAR POR MUITO TEMPO QUE SENTE MUITAS DORES, GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM DIREITO A ALGUMA RENDA DO GOVERNO POR NAO PODER TRABALHAR OU COMO ELA FAZ PARA SE APOSENTAR POR SER DEFICIENTE, ELA TEM 43 ANOS E NUNCA TRABALHOU .

    • The Best disse

      Jaqueline,
      Dificilmente ela podera se aposentar, pois é necessário cumprir a carência de tempo de contribuição. Para o beneficio de assistencia continuada é necessário saber se ela se adequa e para isso teria que ir a um posto do INSS para conversar com a assistente social.

  245. joilson gerson araujo disse

    trabalhei alguns anos como carteira assinada e um tempo como emprezario gostaria de saber como faço para solicitar minha aposentadoria

    • The Best disse

      Voce deve agendar uma data para ir na agencia do INSS para verificar se já tem o tempo necessário para se aposentar.

  246. francislaine disse

    boa tarde minha mãe já tem dois anos de contribuição com a previdência social há um mês atrais ela sofreu um infarto ela tem direito de se encostar por invalidez pois ela já tem 63 anos de idade?

    • The Best disse

      A idade não quer dizer que ela se torne invalida, porém ela pode pedir o auxilio doença enquanto estiver em recuperação.

  247. Dilmar disse

    tenho um amigo que é deficiente fisico, tem uma perna amputada, é funcionario publico e ja trinta e quatro (34) anos de contribuição. Se ele procurar se aposentar por invalidez ira receber um terço a mais que sua remuneração normal?

    • The Best disse

      Normalmente no INSS, você se aposenta com o valor integral do seu salário na ativa (caso não seja atingido o teto da previdência)

  248. wilson aparecido correa disse

    estou indignado com estes politicos que só pensam no bem estar deles e não acredito mais nesta redução de tempo de serviço p nós deficientes PLC40/10 é agente nasceu ´para sofrer mesmo é humiliação de todos os lados principalmente da maiorias dos politicos meus siceros protestos eu desacredito deste pais.
    wilson ap.correa

  249. Tony disse

    Olá, gostaria de saber no caso se for aprovado a Lei que diminui o tempo de contribuição para deficientes para a aposentadoria, como ficaria o caso de quem é deficiente e servidor público regime estatutário? E se a aposentadoria seria integral?

    • The Best disse

      Tony,
      Me fizeram essa pergunta e eu não sei responder, pois parece que a lei somente é válida para o regime do INSS e não deve abranger a previdência pública

  250. genilda cruz da silva disse

    tenho 49 anos e trabalho desdeo dia 0l de janeiro de l999, tenho tam´bem mais ou menos 12 anos de serviços prestados já posso solicitar um beneficio.

  251. meriellen disse

    gostaria de saber qnt tempo leva para minha mãe se aposentar,pois ela é defiente auditiva e muda desde qnd nasceu

    • The Best disse

      Hoje, ela levaria o mesmo tempo que um trabalhador comum. Com a aprovaçao da lei, dependerá do grau que o perito coloca-la para receber a redução de tempo.

  252. CLAUDINÉA LUCIANA ALVES disse

    ESTOU AFASTADA DO TRABALHO AUM ANO E TRES MESES COM TOXPLASMOSE NO CELEBRO E HIV TENHO DIREITO A APOSENTADORIA POIS SINTO MUITAS DORES NO CORPO E VIVO TENDO COMPLICAÇÕES AGORA MESMO ESTOU COM ERPES OSSEAS

    • The Best disse

      Você pode ser aposentada pelo perito do INSS, já que está afastada. No geral é aguardar a posição deles.

  253. isaias d. faria disse

    sou deficiente fisico das mao e pe sinte muitas dores ja contribui con inss desde 2001 quais meus direitos de aposentar!

    • The Best disse

      Para você se aposentar é necessário primeiro que a pericia do INSS conceda-lhe o benefício.

  254. Enio Oliveira Gomes disse

    Sou deficiênte físico, ando trabalho e me locomovo com um auxilio de uma órtese no lado inferior esquerto. Minha pergunta é apesar de eu trabalhar, e me sentir útil como pessoa com quantos anos de contribuição eu posso pedir minha aposentadoria, pois ja ouvi falar que deficiêntes físicos que contribui com a prevîdencia a 20 anos ja tem esse direito, tire me essa duvida. Desde ja agradeço.,

    • The Best disse

      Não existe nenhuma redução por conta de ser deficiente fisico, somente a aprovação da lei que está no senado federal é que os deficientes passariam a ter uma redução no tempo de contribuição de acordo com a avaliação do INSS,