Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Como tirar ou transformar sua carteira de motorista para deficiente

imagem de uma mão segurando uma carteira de habilitaçãoAs pessoas com deficiência podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde que tenham aptidão para passar nos exames necessários e a sua limitação não interfira na capacidade de dirigir um veiculo, mesmo que ele necessite ser adaptado para as suas necessidades.

Muitos me perguntam como é possível tirar a CNH pela primeira vez ou como fazer para altera-la para que receba a devida adaptação a condição de deficiente. É importante lembrar que após qualquer um dos dois procedimentos, a carteira de habilitação passa a ter algum ou alguns códigos nas observações que indicam a necessidade de cada pessoa.

Veja abaixo o procedimento para tirar a primeira habilitação.

Procedimentos – 1ª Habilitação

Para requerer a CHN Especial é necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante ORIGINAL de endereço em seu nome ou de seus pais (conta de luz,água, banco, telefone fixo ou celular)
  • Duas fotos 3×4 colorida com fundo branco

A única diferença em relação à obtenção da carteira de habilitação “normal” é uma junta médica que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato, no lugar do exame médico que avalia os outros canditados.

Para isso é necessário:

  1. Inscrição na Auto-escola
  2.  Pré-cadastro no DETRAN
  3. Exames médico e psicotécnico
  4. Curso teórico (CFC – A) – curso de 45 horas em 9 dias; de segunda a sexta (manhã, tarde ou noite) ou finais de semana (manhã)
  5. Exame Teórico no DETRAN
  6. Curso prático na auto-escola –  é obrigatório fazer o mínimo de 20 aulas práticas
  7. Exame Prático no DETRAN (Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CNH Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança

Procedimentos – Alteração para pessoas habilitadas

O procedimento para a alteração da habilitação é mais simples, mas às vezes exige um exame médico e um teste prático para averiguar se o condutor está apto a dirigir na nova condição com as adaptações necessárias. Vale lembrar que o deficiente que dirige sem atualizar a carteira de habilitação pode ser multado, ter a carteira apreendida e responder criminalmente por acidentes.

O processo pode ser diferente para cada estado, mas normalmente segue a sequência abaixo:

  • Abertura de processo administrativo ou solicitação de renovação
  • Exames médico e psicotécnico
  • Exame pericial ou com junta médica

Benefício de isenção de impostos

Para os deficientes físicos que comprovarem necessidades de adaptação veicular, o DETRAN emite um laudo pericial para que a pessoa com deficiência possa dar entrada na Receita Federal (para o desconto de IPI e IOF), na Receita Estadual (para desconto do ICMS e IPVA) e na Prefeitura (para o cartão de estacionamento).

Eu coloquei a minha experiência para a aquisição da isenção do IPI, no artigo Aquisição do desconto do IPI para Deficientes.

Confira  algumas doenças que poderão se enquadrar nestes benefícios:

Artrite reumatóide, artrose, AVE (acidente vascular encefálico), esclerose múltipla, mastectomia (retirada da mama), quadrantectomia(parte da mama), paraplegia, tetraparesia, amputações, nanismo (baixaestatura), próteses internas e externas, talidomida, paralisia, poliomielite, doenças degenerativas, doenças neurológicas, manguito rotatos, artrodese, renal crônica (fístula), Parkinson, linfomas, neuropatias diabéticas, escolioseacentuada e encurtamento de membros de má formações.

The following two tabs change content below.
Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Tags:

102 Responses

  1. Blog do Deficiente Físico disse

    Depende das sequelas e da dificuldade que você tenha para dirigir veículos sem nenhuma adaptação. A cirurgia por si só não necessita da troca.

  2. Anônimo disse

    Bom dia a todos, tenho uma cirurgia na coluna lombar devido a hérnia de disco onde afetou L1, L2, L3, foram colocados 6 parafusos e 2 amortecedores, gostaria de saber se me enquadro para conseguir a CNH para deficiente ? grato desde já pela atenção de todos .

  3. Katia Crepaldi disse

    Gostaria de um informação, tendo a CNH especial e o carro com isenção de impostos, posso ter um outro carro em meu nome, mas ele é manual um carro comum?

  4. Osvaldo Luiz Barbosa Monteiro disse

    Tenho cardiopatia grave, inclusive tenho isenção no imposto de renda, operei o coração, safenado, dá direito a carteira especial

  5. Kenedy Jackson disse

    OLA BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO CNH ESPECIAL,TENHO ENCURTAMENTO DE MEMBROS INFERIORES,JA POSSUO CNH NORMAL,MAS GOSTARIA DE TIRAR A CNH ESPECIAL.GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO DE INSENÇOES IPVA,ICMS,IOF,IPI MUITO OBRIGADO

  6. Eryk Patricio disse

    pne pode tirar cnh pra dirigir caminhão

  7. Eryk Patricio disse

    pne se estiver apto pode tirar cnh pra caminhão

  8. Marco Antonio A. Palmeira disse

    Alguém conhece uma auto escola confiável para alteração da CNH em Campinas / SP?

  9. Blog do Deficiente Físico disse

    Eu não sei o grau que voce tem de giro do pescoço ou de amplitude nos braços. Porém deve ter alguma adaptação para você poder dirigir sim.

  10. Blog do Deficiente Físico disse

    Depende do seu problema e da sequela que ficou ao seu joelho. Se você tem habilitação e consegue dirigir um carro normal sem dificuldades e sem colocar pessoas em risco é melhor manter a sua CNH. Para troca-la poderia ter a obrigatoriedade de adaptação no seu carro para dirigir e você ficaria restrito a dirigir carros com adaptação.

  11. Blog do Deficiente Físico disse

    Se atrapalha dirigir poderá trocar sim, mas vale lembrar que ficará restrito a dirigir somente carros com adaptação. Se a intenção é o desconto para compra de carro zero vale a pena pesar essa limitação, pois nem sempre cabe o desconto e a adaptação entra na carteira,

  12. Blog do Deficiente Físico disse

    Dependendo do grau da sua lesão é possivel conseguir todos os benefícios sim.

  13. Paulinho Vieira disse

    bom dia, sou portador de distrofia muscular congenita, tenho limitações de braço (não esticam) e tenho limitações de pescoço (não consigo girar para os lados totalmente), alem da musculatura enfraquecida… exite adaptação para o meu caso ??? obrigado

  14. Luiz Cunha disse

    gostaria de saber se uma pessoa com tumor em medula espinhal , paralisia e parestesia em membro superior esquerdo tem direito a carteira de deficiente.houve lesão permanente de nervos periféricos neste membro.

  15. Agner Rufino disse

    Boa tarde gostaria de saber se ei tenho direito a troca da minha cnh .eu tenho incustanento de uma perna de 2.5 cm.

  16. Mauro Lidiane Colombari disse

    ola boa tarde sofri um acidente em 2011 e perdi os movimentos do tornozelo direito mas consigo dirigir um carro comum eu tenho direito a CNH especial ?

  17. Marco Zuim disse

    SOU PCD, FUI DESLIGADO DA EMPRESA,DISSERAM QUE A EMPRESA ESTAVA PASSANDO POR REFORMULAÇÃO QUANDO ME DEMITIRAM, EU ASSINEI TODOS OS PAPEIS DE DEMISSÃO, AÍ EU FUI PESQUISAR SOBRE, DEMISSÃO DE PCD, E ENCONTREI QUE NÃO PODE SER MANDADO EMBORA SE NÃO CONTRATAR OUTRO NA MESMA FUNÇÃO, E POR ONDE EU SEI NÃO FOI CONTRATADO NINGUEM, POIS JÁ FICOU UM NO MEU LUGAR Q JÁ PERTENCIA A EMPRESA, O Q EU FAÇO AGORA????ALGUEM PODE ME DAR UM CONSELHO???
    AGUARDO. OBRIGADO

  18. Marcia Roxo disse

    Tenho DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) ?tenho direito a carteira de deficiente parar estacionamento?

  19. Auridene Oliveira disse

    eu que tenho sor 1,17 posso tira uma ablitaçao como deficiente fisico

  20. Eliane Vivan disse

    Boa tarde. Tenho Artrose nos 2 joelhos, e 2 pinos em cada joelho. Já realizei 5 cirurgias no total. 3 no direito e 2 no esquerdo. E não tenho mais cartilagem, causando enfraquecimento da patela e perda de sensibilidade da mesma. Tenho o direito de renovação da habilitação para uma especial?

  21. Anônimo disse

    Sou de estatura baixa , tenho 1.45 m, e sou transplantada renal há 21 anos, dirigo com ajuda de uma almofada e eu mesma fiz, será que posso requerer a carteira de habilitação especial, caso possa, quais os procedimentos que devo fazer,e se durante o periodo de analise para tirar a nova carta ,posso dirigir com a carteira de habilitação normal que tenho. Grata. Josefa.

  22. Matheus Silva disse

    pelo amor de Deus não de um carro na mão dessa doida kkkkk… maleta….

  23. Fabrício Malta disse

    Ola boa tarde, Passei por uma cirurgia de artrodese de coluna lombo sacra na região L5S1 removi o disco, desde então tenho uma prótese no local e 04 parafusos permanentes sustentando a base da espinha. Gostaria de saber se na compra de um carro zero nacional tenho essas isenções??? Obrigado.

  24. Isabela Lotierzo disse

    Bom dia! Tenho Esclerose Múltipla desde 2009, sem nenhuma sequela física. Será que me enquadro para ter isenções na compra de um carro e ter a CNH p deficiente? Vou ter que renovar minha CNH em fev. no posto do Detran dentro do Poupa Tempo, lá consigo solicitar minha CNH p/ deficiente? Sou de SP Capital. Muito obrigada.

  25. Yves Murta disse

    Ola, tenho uma deficiência na perna esquerda (que não me impede de dirigir). A minha habilitação é AE, quero comprar um carro com os descontos que tenho direito, gostaria de saber se a minha habilitação será rebaixada ??

  26. Mauricio Ricardo disse

    sofri um acidente a cerca de 3 anos atras que me deixou com sequelas , quebrei o úmero e depois de uma operação mal feita eu fique com uma sequela que só levanto meu braço lado direito menos da metade e quando vou dirigir algum veiculo com cambio normal eu chego em casa morrendo de dor , será que eu posso dar entrada no detram para tirar a carteira de deficiente , sendo que a minha situação é irreversível segundo o medico que por sinal me deu a sugestão de colocar uma protessi .

  27. Blog do Deficiente Físico disse

    Dependendo da proporção de visão que ela tenha sim.

  28. Vera Lúcia disse

    Uma pessoa que teve estrabismo, fez a cirurgia e corrigiu o problema, pode tirar carteira e dirigir carro?

  29. Blog do Deficiente Físico disse

    Ele pode pedir que você seja avaliado por um médico especialista, que no caso o SUS tenha no Roll de médicos disponíveis. O problema é que ele é um perito e neurologia pode não ser a especialização dele, então é necessário que um especialista avalie a sua capacidade cognitiva e a segurança para que você possa dirigir.

  30. Carlos Reis disse

    Alguém poderia me ajudar, o caso é o seguinte: eu sou portador de Ataxia Cerebelar (DMJ), tenho laudo médico para comprovar, mas quando fui ao DETRAN fui barrado pelo médico do mesmo que nem ao menos quis me examinar porque dizia ele que não poderia fazê-lo sem antes ter um laudo de algum Neurologista atestando que eu estou apto para dirigir; e isto me constrangeu muito porque em nosso país em que vivemos todas as pessoas tem as mesmas oportunidades umas das outras, a qual me fora tirada pelo então médico do DETRAN quando o mesmo se negou a realizar o exame do qual ele foi bem pago para fazer; e outra coisa se ele estava querendo que eu me submetesse a outro tipo de exame então na minha ignorância acredito que o próprio DETRAN deveria de ter a minha disposição nesse caso como ele me pediu para ser avaliado por um Neurologista…
    Se algum Profissional Advogado poder me orientar de como agir nessa situação, pro gentileza…Desde já agradeço-lhe pela atenção e colaboração….
    No Amor de Cristo Jesus: Pr. Carlos Reis…
    Santa Maria – RS

  31. Blog do Deficiente Físico disse

    Não entendi o que teria em comum o INSS não ter lhe aposentado com a carteira de habilitação? Não há necessidade de rebaixar a sua carteira de habilitação, caso você não tenha problemas para dirigir e isso não ajudaria no processo do INSS em nada.

  32. Wanderlei Pinheiro da Costa disse

    Oi!
    Passei por uma cirurgia em 2007 pra retirar uma hérnia de disco e hoje tenho artrose na coluna tenho dificuldade para movimentos bruscos e uma bursite no quadril, síndrome do túnel do carpo nas duas mãos o que dificulta segurar qualquer objeto e desvio da coluna lombar e apareceu outra hérnia no mesmo local da cirurgia anterior ;queria saber se consigo este beneficio mesmo que tenha que rebaixar minha carteira?

  33. Anônimo disse

    eu passei por uma cirurgia na coluna para remover uma hérnia e ficou sequelas como artrose e o inss não me aposentou e o médico que me operou disse pra não mover uma vassoura se eu não quiser ter que voltar para o hospital e passar novamente pela mesma coisa isso foi em 2007 hoje apareceu outra hernia sofro com artrose , bursite no quadril e desvio de coluna mas tenho que continuar a trabalhar e vivo com dores tem dia que é um sacrifício sair da cama preciso de ajuda, será que tudo isso conta na hora de pedir o laudo pra rebaixar minha cnh qué é profissional inclusive para coletivo e ambulância ?

  34. Anônimo disse

    eu passei por uma cirurgia na coluna para remover uma hérnia e ficou sequelas como artrose e o inss não me aposentou e o médico que me operou disse pra não mover uma vassoura se eu não quiser ter que voltar para o hospital e passar novamente pela mesma coisa isso foi em 2007 hoje apareceu outra hernia sofro com artrose , bursite no quadril e desvio de coluna mas tenho que continuar a trabalhar e vivo com dores tem dia que é um sacrifício sair da cama preciso de ajuda, será que tudo isso conta na hora de pedir o laudo pra rebaixar minha cnh qué é profissional inclusive para coletivo e ambulância ?

  35. Blog do Deficiente Físico disse

    Nós não temos para indicar mas você pode ver no link e marcar a opção com o simbolo para sua deficiência e entrar em contato. link: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=cfc_estatisticas

  36. Blog do Deficiente Físico disse

    Nós não temos para indicar mas você pode ver no link e marcar a opção com o simbolo para sua deficiência e entrar em contato. link: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=cfc_estatisticas

  37. Patricia Sousa de Paula disse

    tenho deficiencia na perna esquerda estou a procura de auto escola com carro adaptado moro no rio de janeiro ( cidade de sao joao de meriti ) vc pode me indicar uma?

  38. Jhonny Sousa disse

    sim

  39. Blog do Deficiente Físico disse

    Se você enxerga bem não

  40. Patricia Silva disse

    quero tirar carteira de moto mas tenho estrabismo isso vai me prejudicar

  41. Marcus Pratti disse

    Como tirar ou transformar sua carteira de motorista para deficiente

    imagem de uma mão segurando uma carteira de habilitaçãoAs pessoas com deficiência podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde que tenham aptidão para passar nos exames necessários e a sua limitação não interfira na capacidade de dirigir um veiculo, mesmo que ele necessite ser adaptado para as suas necessidades.

    Muitos me perguntam como é possível tirar a CNH pela primeira vez ou como fazer para altera-la para que receba a devida adaptação a condição de deficiente. É importante lembrar que após qualquer um dos dois procedimentos, a carteira de habilitação passa a ter algum ou alguns códigos nas observações que indicam a necessidade de cada pessoa.

    Veja abaixo o procedimento para tirar a primeira habilitação.
    Procedimentos – 1ª Habilitação

    Para requerer a CHN Especial é necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar os seguintes documentos:

    Carteira de Identidade (RG)
    Cadastro de Pessoa Física (CPF)
    Comprovante ORIGINAL de endereço em seu nome ou de seus pais (conta de luz,água, banco, telefone fixo ou celular)
    Duas fotos 3×4 colorida com fundo branco

    A única diferença em relação à obtenção da carteira de habilitação “normal” é uma junta médica que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato, no lugar do exame médico que avalia os outros canditados.

    Para isso é necessário:

    Inscrição na Auto-escola
    Pré-cadastro no DETRAN
    Exames médico e psicotécnico
    Curso teórico (CFC – A) – curso de 45 horas em 9 dias; de segunda a sexta (manhã, tarde ou noite) ou finais de semana (manhã)
    Exame Teórico no DETRAN
    Curso prático na auto-escola – é obrigatório fazer o mínimo de 20 aulas práticas
    Exame Prático no DETRAN (Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CNH Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança

    Procedimentos – Alteração para pessoas habilitadas

    O procedimento para a alteração da habilitação é mais simples, mas às vezes exige um exame médico e um teste prático para averiguar se o condutor está apto a dirigir na nova condição com as adaptações necessárias. Vale lembrar que o deficiente que dirige sem atualizar a carteira de habilitação pode ser multado, ter a carteira apreendida e responder criminalmente por acidentes.

    O processo pode ser diferente para cada estado, mas normalmente segue a sequência abaixo:

    Abertura de processo administrativo ou solicitação de renovação
    Exames médico e psicotécnico
    Exame pericial ou com junta médica

    Benefício de isenção de impostos

    Para os deficientes físicos que comprovarem necessidades de adaptação veicular, o DETRAN emite um laudo pericial para que a pessoa com deficiência possa dar entrada na Receita Federal (para o desconto de IPI e IOF), na Receita Estadual (para desconto do ICMS e IPVA) e na Prefeitura (para o cartão de estacionamento).

    Eu coloquei a minha experiência para a aquisição da isenção do IPI, no artigo Aquisição do desconto do IPI para Deficientes.

    Confira algumas doenças que poderão se enquadrar nestes benefícios:

    Artrite reumatóide, artrose, AVE (acidente vascular encefálico), esclerose múltipla, mastectomia (retirada da mama), quadrantectomia(parte da mama), paraplegia, tetraparesia, amputações, nanismo (baixaestatura), próteses internas e externas, talidomida, paralisia, poliomielite, doenças degenerativas, doenças neurológicas, manguito rotatos, artrodese, renal crônica (fístula), Parkinson, linfomas, neuropatias diabéticas, escolioseacentuada e encurtamento de membros de má formações.

  42. Blog do Deficiente Físico disse

    Depende. Voce ficou com alguma limitação que dificulte a dirigir? Mudar a carteira para deficiente tem um problema e nem sempre pode indicar que você tenha direitos aos desconto

  43. Cristiano Rodrigues disse

    passei por uma cirurgia na cojuna cervical ha 2 meses, coloquri protese e parafusos, e outras coisas, posso trocar minha carteira para deficiente?

  44. Blog do Deficiente Físico disse

    A renovação é feita normalmente e o processo é simples. Você paga o DUDA de renovação e vai a consulta médica, informando o seu problema através de laudo e exames, o médico deverá lhe encaminhar para perícia médica do DETRAN.

  45. Valdir Silva disse

    eu tive um asidente rompeu a medula nao tenho movimeto na perna tenho habilitacao com faso pra renova moro no mato grosso.

  46. Luis Ricardo disse

    Somente uma avaliação médica poderá lhe avaliar e verificar se você poderá conduzir moto.

  47. Blog do Deficiente Físico disse

    O ideal seria você buscar uma auto escola com carros adaptados para que não tenha surpresas nas aulas práticas. Existem várias adaptações para que você possa dirigir, almofadas de elevação, prolongadores de pedais, bancos com regulagem de altura, etc.
    Mas antes de começar as aulas práticas será necessária a avaliação médico-pericial que é feita no Rio de Janeiro, na Gávea.

  48. Odilaine Clen disse

    Preciso de ajuda!

    Sou deficiente física, tenho má formação na coluna o trocon menor que os braços e pernas e não dá pra dirigir em qualquer carro pois em alguns fico sem "visão" por conta da altura do tronco. Estou iniciando o processo para tirar minha habilitação, moro em Macaé-RJ. Eu iniciou normamente na auto escola, ou primeiro tenho que pegar o laudo do médico do detran? Quando ligo para as auto escola aqui da minha cidade eles logo falam que o carro automático está quebrado ou que não possuem, um absurdo! Preciso de orientação. Tenho algumas limitações, mas entendo que uma coisa necessária será carro com suspenção no banco e isso quase todos já tem. Você pode me ajudar? att.

  49. Zuleide Leandro disse

    eu fiz uma cirurgia na coluna pra retirar um tumor por conta disso perdi o movimento do pe direito, gostaria de saber si eu renovar minha habilitaçao eu vou pode dirigir moto sem macha "biz"

  50. Maria Lucia de Souza disse

    como devo proceder para tirar a carta de deficiente

  51. Blog do Deficiente Físico disse

    Eu sinceramente não sei lhe responder, como funciona o processo de re-avaliação. O ideal seria tirar a dúvida diretamente no Detran.

  52. Riviane França Araujo Eler disse

    por favor queira me esclarecer eu passei pelo processo para mudança de carteira para deficiente físico, passei na perícia do meu estado em BH, MG.Agora quero saber se preciso fazer aulas novamente na auto escola para fazer um novo exame para reabilitação.ou só levar o carro adaptado para automático que é o meu caso para fazer o exame?

  53. Marcos Gonzaga disse

    boa noite eu sou deficiente fisico ai eu passei no exame psicotecnico ai eu nao to consiquino passar no exame medico ai eu pensei c eu levar algum dono de auto escola la pra ele conversa ou para ele me da uma força com o medico ou entao to ate disposto a paga pro medico pra ver c ele me passar nesse exame medico

  54. Veridiana Becker disse

    Meu pai tem um problema cardiaco, coracao grande. Tbm se enquadra no desconto, esta aposentado por invalidez a mais de cinci anos.

  55. Edmarcos Vieira Mendes disse

    ola eu queria saber o deficiente fisico tem algum desconto quando vai tirar a carteira ou si paga o mesmo preço em que pagam as pessoas fisicas normais

  56. Anderson Henrique disse

    estou tirando a minha cnh eu sofri um acidente minha mao direita ficou sem novimento obrigado

  57. Ismael Josy Martins disse

    Boa tarde, com essa alteração eu entro na quota de deficientes das empresas ?

  58. Iracy Ribeiro disse

    tudo parece muito fácil, mas na pratica nao e tanto assim, principalmente pra quem mora no
    interior como eu.eu nao sei por onde começar, agradeço alguem pra me ajudar, beijos iracy

  59. Fernando Bisteka Machado disse

    Olá Pessoal, minha mãe teve de colocar prótese no joelho esquerdo e agora não tem mais força para dirigir um carro comum com embreagem… Existe algum artigo que ensine como é o precedimento para conseguir a carteira de habilitação classe G? Alguém conhece algum instituto, despachante ou autoescola que possa nos ajudar para me indicar?
    O "problema" é que estamos no Paraná (Maringá) e não encontramos ninguém que possa nos ajudar!

  60. Paty Romualdo disse

    oi bom dia!
    eu estou tirando a CNH só q ela vai vir com um codigo nela, com a letra L, isso só porque só pequena não sou deficiente eu não quero que fique esse codigo na carteira, o que eu faço para tirar esse código da CNH?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Você pode entrar com um recurso e pedir uma junta médica. Se já foi feito isso, não tem como tirar.

  61. Marcone Santos disse

    O gorverno deveria ter consiencia pelos defeciente fisico em cobra zona azul de estacionamento nas ruas o defeciente tem quer sair procurano cartao de zona azul…sao paulo quer vergonha, foi no interio lar nao cobra se tive o cartao especial df

  62. Edson Pop disse

    Meu amigo tem glaucoma no olho esquerdo, mais tem visão boa do lado direito, ele poderia tira habilitação ?

  63. Fernanda Soares disse

    Muito interessante esta informação, pois trabalho no setor automobilistico e verifico constantemente pessoas que possuem mas desconhecem ao beneficio, e isto nos motiva a cada dia mais atender a este publico…

  64. Ieda Marcia Gasparotti disse

    Tenho artrite e artrose nas mãos e no pé isso dá direito a uma carteira de deficiente?

  65. Flavia Silva disse

    tem diferença no valor da aula para carro sem adaptação para carro com adaptação ou e o mesmo mesmo valor para ambos

  66. Integração Profissional disse

    .

  67. Valquires Loura disse

    SOU DEFICIENTE FISICO E PRETENDO TIRAR MINHA CNH GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA VENCER A BUROCRACIA SEM PERDER MUITO TEMPO

  68. Regina Santos Marino disse

    Meu caso é o seguinte: Trabalhei por 13 anos, e fui demitida em 10/2010, recebi do INSS oito meses no ano passado por depressão, que estava com suspeita de ataxia SCA3, e essa foi confirmada agora em fevereiro, onde já tinha dado duas perícias médicas como indeferimento da depressão, o que devo fazer? Uma vez que a doença é genética e degenerativa, posso entrar com o pedido de aposentadoria, qual valor vou receber, o mesmo que recebia quando estava recebendo o ano passado ou recebo apenas um salário por invaidez? Ou posso conseguir um outro emprego como Portador de necessidades especiais? Me ajudem pois estou desorientada, reginasan24@hotmail.com…grata

  69. Luis Marcelo disse

    Meu carro é um gol 2003 esta adaptado com adaptação mecanica com embreagem proximo da macha, será q tem algum problema?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Voce tem que verificar com o INMETRO para saber a segurança do veiculo. E necessário homologar em uma empresa de homologaçao veicular (a mesma que faz a homologação do GNV)

  70. Luis Marcelo disse

    muito boa essas informações, pois estou tentando tirar a minha CNH, muito obrigado.

  71. Luis Carlos Pecanha Pecanha disse

    gotaria de saber o periodo que eu posso da entrda na minha aposentadoria a minha carteira de trabalho esta assinda dede 01/10/1979 até data presente de hoje tenho deficiencia no braço direito e já tenho trinta e tré anos e tres meses de crteira assinada.estou esperando sua repora

  72. Luis Carlos Pecanha Pecanha disse

    é afoto de minh espousa e minha filha

  73. Amanda Costa disse

    meu marido é deficiente a 14 anos e teve fraturas multiplas na perna esquerda, e ele já possuí a habilitação comum , como fazer para ele fazer a transferência para habilitação especial????????

  74. Anônimo disse

    Pergunta :
    Já sou habilitado com CNH normal , gostaria de saber , alterando a minha CNH para Deficiente Físico, se posso adquirir uma pickup por exemplo no valor de R$100.000,00 automática já que tive poliomelite na perna esquerda e o meu ramo de atividade é rural (Fazenda) , por tanto estrada de difícil aceso. Pergunto ainda, os benefícios de isenção são sobre o limite de R$ 70.000,00 ?

    • Blog do Deficiente Físico disse

      O valor máximo seria de 70 mil reais total para a compra do veiculo. Além disso somente os de fabricação nacional se enquadram.

  75. Hedio Silva disse

    Olá sou deficiente com comprometimento do meu lado esquerdo devido a um acidente a 12 anos atraz, decidi tirar minha primeira carteira de motorista. Comecei o processo pelo Detran da minha cidade Maringá – Parana o médico aqui da minha cidade mandou eu fazer o teste la em Curitiba , para o medico ver minha deficiência e me dar os descontos da receita federal e estadual e ficar incento do IPVA, mas o medico falou que tenho bastante força que não preciso de um carro adaptado ai não vou ter descontos. Me ajude por favor eu queria poder um carro novo mas só posso comprar se eu tiver os descontos, o que faço?
    Contatos:
    MSN: o.g.i.m.a@hotmail.com
    SKYPE: hediohedio1
    e-MAIL: hediosilva@hotmail.com
    http://www.facebook.com/hedio.silva.94
    TIM é 0+41(44) 99846578
    CLARO – 0+21(44) 88338379
    VIVO 0+15(44) 91093922
    RESIDENCIAL 0+44 32282072

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Hedio,
      Você pode recorrer da decisão e optar por uma junta médica. Mas dificilmente eles irão mudar a decisão do primeiro médico, que é a de não utilizar adaptações.

  76. Anônimo disse

    Gostaria de saber se pessoas portadoras de hérnia de disco, cervical e lombar, ambas operadas com colocação de próteses e parafusos, tem direito à carteira de motorista especial?

  77. Luiza Friedler disse

    Sou portadora de marcapasso e, a cada 6 anos aproximadamente, tenho de fazer cirurgia para a troca do mesmo.

    Este caso também se enquadra para carteira de motorista especial / para deficientes?

    Existe alguma taxa transformar a carteira de motorista "normal" em deficiente?

    Obrigada.

  78. Sassá Rebello disse

    Boa Tarde, eu sofri um acidente o ano passado onde tive fraturas nos dois calcâneos, e na tíbia da perna esquerda, coloquei platina na tíbia e nos calcâneos, fora pinos tenho 15 so na perna esquerda, e possível enquadrar o meu caso em prótese interna e mudar minha CNH para de deficientes, uma vez que possível eu manco devido o acidente, conversei com meu médico o mesmo disse que me faz um relatório atualizado das fraturas e colocação da platina! no Aguardo?

  79. Libania Cardoso disse

    operei a coluna a 28 anos atras p-erdi parte da sesibilidade da perna direita e esta cada vez pior e tenho duas hernias na coluna cervical estou perdendo a força no braço direito qual a documentação que devo levar e onde devo procurar.

  80. Lucas Otavio disse

    ja sou abilitado e sufri um acidente minha perna esquerda perdeu parte da mobilidade tenho que mudar minha abilitação este ano
    sera que posso fazer isto ?
    e se eu ainda poço debrear um carro tenho que comprar um carro altomatico ?
    e se eu for pego dirigindo com esta deficiencia mas cem cnh especial posso cer multado?

  81. Gabriell Dutra disse

    eu tenho distrofia muscular, eu queria saber se é obrigatorio fazer carteira de moto, porque eu quero fazer carteira de motorista so de carro?sera que da?

  82. Victor Salgueiro de Jesus disse

    Vou alterar minha habilitação agora em janeiro, depois de 5 anos sem dirigir… obrigado pelas informações. Vou postar aqui assim que eu conseguir tira-lá.

  83. Victor Salgueiro de Jesus disse

    Vou alterar minha habilitação agora em janeiro, depois de 5 anos sem dirigir… obrigado pelas informações. Vou postar aqui assim que eu conseguir tira-lá.

  84. Victor Salgueiro de Jesus disse

    Vou alterar minha habilitação agora em janeiro, depois de 5 anos sem dirigir… obrigado pelas informações. Vou postar aqui assim que eu conseguir tira-lá.

  85. Dino Guidoni disse

    Boa tarde!
    Tenho várias dúvidas, a primeira é que eu tenho uma moto de 150cc registrada em meu nome…gostaria de saber se isto pode comprometer o processo para obtenção da carteira para deficiente e na obtenção dos descontos para aquisição de automóvel zero.
    Vi no site do detran que o processo consiste em fazer um pre-cadastro, fazer a leitura biometrica, fazer os exames medicos e psicológicos, fazer aulas, teste prático e tirar o laudo de deficienticia emitido pelo por junta médica do detran….quero saber quanto fica esse processo todo pela auto escola.
    Outra dúvida é com relação a isenção dos impostos que totalizam até 30% do valor do veículo….a burocracia é muito grande, tem que ir na receita federal, prefeitura, etc, quero saber se a auto-escola tem alguma forma de reduzir esta burocracia para facilitar todo esse processo e se já é possível sair daí pronto pra fazer o pedido na concessionária e obter todos os descontos, e qual o custo desta parte….um conhecido me disse que tem que pagar uma taxa de 600,00 para conseguir toda a documentação. Obrigado!

  86. Dino Guidoni disse

    Boa tarde!
    Tenho várias dúvidas, a primeira é que eu tenho uma moto de 150cc registrada em meu nome…gostaria de saber se isto pode comprometer o processo para obtenção da carteira para deficiente e na obtenção dos descontos para aquisição de automóvel zero.
    Vi no site do detran que o processo consiste em fazer um pre-cadastro, fazer a leitura biometrica, fazer os exames medicos e psicológicos, fazer aulas, teste prático e tirar o laudo de deficienticia emitido pelo por junta médica do detran….quero saber quanto fica esse processo todo pela auto escola.
    Outra dúvida é com relação a isenção dos impostos que totalizam até 30% do valor do veículo….a burocracia é muito grande, tem que ir na receita federal, prefeitura, etc, quero saber se a auto-escola tem alguma forma de reduzir esta burocracia para facilitar todo esse processo e se já é possível sair daí pronto pra fazer o pedido na concessionária e obter todos os descontos, e qual o custo desta parte….um conhecido me disse que tem que pagar uma taxa de 600,00 para conseguir toda a documentação. Obrigado!

  87. Dino Guidoni disse

    Boa tarde!
    Tenho várias dúvidas, a primeira é que eu tenho uma moto de 150cc registrada em meu nome…gostaria de saber se isto pode comprometer o processo para obtenção da carteira para deficiente e na obtenção dos descontos para aquisição de automóvel zero.
    Vi no site do detran que o processo consiste em fazer um pre-cadastro, fazer a leitura biometrica, fazer os exames medicos e psicológicos, fazer aulas, teste prático e tirar o laudo de deficienticia emitido pelo por junta médica do detran….quero saber quanto fica esse processo todo pela auto escola.
    Outra dúvida é com relação a isenção dos impostos que totalizam até 30% do valor do veículo….a burocracia é muito grande, tem que ir na receita federal, prefeitura, etc, quero saber se a auto-escola tem alguma forma de reduzir esta burocracia para facilitar todo esse processo e se já é possível sair daí pronto pra fazer o pedido na concessionária e obter todos os descontos, e qual o custo desta parte….um conhecido me disse que tem que pagar uma taxa de 600,00 para conseguir toda a documentação. Obrigado!

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Uma resposta de cada vez:
      O processo para retirada da carteira de habilitação pode ser feito no Detran diretamente, normalmtente tem uma área de atendimento a pessoas com deficiência nas capitais. O valor da auto escola depende e varia de local para local, e no seu caso precisa ser uma especializada para PcD por conta do veículo adaptado.
      Depois que o laudo do exame médico sai, voce pode dar entrada na receita federal e depois na receita estadual ou pagar um despachante para efetuar o processo (que sai mais ou menos os 600 reais que seu amigo falou), porém o processo é simples e bem demorado. Só valeria a pena pagar se diminuisse o tempo de espera da conclusão.

      O desconto é de até 30% mesmo e vc fica obrigado a permanecer com o carro por 2 ou 3 anos sendo que o valor não é o do carro vendido pela concessionária e sim o valor do carro da fábrica, como o vendido para frotas e taxis.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Uma resposta de cada vez:
      O processo para retirada da carteira de habilitação pode ser feito no Detran diretamente, normalmtente tem uma área de atendimento a pessoas com deficiência nas capitais. O valor da auto escola depende e varia de local para local, e no seu caso precisa ser uma especializada para PcD por conta do veículo adaptado.
      Depois que o laudo do exame médico sai, voce pode dar entrada na receita federal e depois na receita estadual ou pagar um despachante para efetuar o processo (que sai mais ou menos os 600 reais que seu amigo falou), porém o processo é simples e bem demorado. Só valeria a pena pagar se diminuisse o tempo de espera da conclusão.

      O desconto é de até 30% mesmo e vc fica obrigado a permanecer com o carro por 2 ou 3 anos sendo que o valor não é o do carro vendido pela concessionária e sim o valor do carro da fábrica, como o vendido para frotas e taxis.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Uma resposta de cada vez:
      O processo para retirada da carteira de habilitação pode ser feito no Detran diretamente, normalmtente tem uma área de atendimento a pessoas com deficiência nas capitais. O valor da auto escola depende e varia de local para local, e no seu caso precisa ser uma especializada para PcD por conta do veículo adaptado.
      Depois que o laudo do exame médico sai, voce pode dar entrada na receita federal e depois na receita estadual ou pagar um despachante para efetuar o processo (que sai mais ou menos os 600 reais que seu amigo falou), porém o processo é simples e bem demorado. Só valeria a pena pagar se diminuisse o tempo de espera da conclusão.

      O desconto é de até 30% mesmo e vc fica obrigado a permanecer com o carro por 2 ou 3 anos sendo que o valor não é o do carro vendido pela concessionária e sim o valor do carro da fábrica, como o vendido para frotas e taxis.

  88. Daniele Braz disse

    É bom estar informado!!!

  89. Luis Ricardo disse

    Se você tiver direito a todos os descontos e do estado, fica entorno de 20% do valor de nota para carros de frota (diferente das promoções que você vê na televisão)