Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Cuidados que se deve ter durante o auxilio doença e na aposentadoria por invalidez

Eu recebi uma informação que achei importante repassa-la a todos, principalmente aqueles que estão afastados do trabalho por auxílio-doença ou por aposentadoria por invalidez e que pretendem renovar ou tirar a carteira de habilitação.

Um problema que parece ser muito comum é o de que a sua incapacidade pode estar diretamente ligada a poder dirigir o não, então é importante que ao fazer a perícia no INSS perguntar ao períto que está lhe avaliando se existe alguma influência entre a incapacidade e a candução de veículos.

Caso não tenha uma resposta conclusiva no INSS é importante que avise ao perito do DETRAN que você está afastado do trabalho por conta de auxílio doença ou por aposentadoria, para que ele decida se pode ou não lhe conceder a habilitação ou não.

Se em qualquer dos casos a sua incapacidade tenha incompatibilidade com a condução de veiculos, é importante que você não dirija mais e não renove a sua carteira. Caso contrário você poderá perder o seu benefício.

Se você não disser nada e com isso induzir o perito a erro, pode ter o benefício suspenso e a carteira de habilitação cassada. Pois o INSS irá comunicar às autoridades de trânsito o fato ocorrido.

Outra informação importante é que mesmo uma atividade de lazer para as pessoas que estão em auxílio doença deve ser cuidadosamente verificada para que o INSS não interprete que ela é incompativel e cancele o benefício. A ideia do auxílio doença é que o beneficiado esteja em tratamento para o seu retorno as atividades normais e o grande problema é que depois de suspenso é complicado provar que você é incapaz para o trabalho.

Quem se aposenta por invalidez está totalmente incapacitado para qualquer atividade, pois se tivesse alguma atividade que pode desempenhar teria sido reabilitado e não aposentado. Há casos de segurado que é aposentado por invalidez e depois entra para a faculdade, se forma e começa a exercer uma atividade, tudo isso sem comunicar ao INSS. Essa atitude é considerada crime contra a Previdência e tem consequências mais sérias do que ter o benefício suspenso.

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Tags:

57 Responses

  1. Silmara Leal disse

    Blog do Deficiente Físico Obrigada

  2. Blog do Deficiente Físico disse

    Ela pode aguardar até a próxima perícia ou caso ela esteja apta a retornar pode remarcar a perícia médica.

  3. Silmara Leal disse

    Boa tarde! Minha irmã está afastada pelo INSS até Novembro pois aguardava cirurgia pelo SUS. Como estava demorando muito para sair a vaga ela emprestou dinheiro e fez particular, gostaria de saber se ela precisa avisar ao Inss sobre a cirurgia realizada (já que consta que aguarda em fila) ou apenas espera o prazo do término para uma nova perícia?

  4. Blog do Deficiente Físico disse

    Não pode, até porque sua carteira de habilitação não pode ser profissional. A invalidez é constituida de quando não pode exercer nenhuma atividade laboral (trabalhar) e para isso você se aposentou. Mas pode abdicar da aposentadoria para trabalhar.

  5. Anna Silva disse

    não perde boa sorte beij.

  6. Zenita Hipolito disse

    ola gostaria de saber se uma pessoa aposentada por invalides pode comprar um veiculo para trabalho como por ex;dukato furgão e alugar para outra sem afetar a aposentadoria

  7. Blog do Deficiente Físico disse

    Catia,
    Eu não sou um especialista em prevdência social, mas acredito que você possa tentar entrar com o auxilio novamente.

  8. Blog do Deficiente Físico disse

    Catia,
    Eu não sou um especialista em prevdência social, mas acredito que você possa tentar entrar com o auxilio novamente.

  9. Catia Regina de Lima disse

    BOA NOITE GOSTARIA DE TER INFORMAÇÃO, TIVE TROMBOSE TVP PERNA ESQUERDA POS PARTO EM 2012 E ESTAVA RECEBENDO BENEFICIO INSS NA QUALIDADES DE ASSEGURADA, EM DEZEMBRO 2013 PASSEI E JA FORAM MAIS DE 3 NEGADO, E MEU MEDICO DEU 6 MESES TENHO TVP CRONICA RECANALIZADA, COM REFLUXO NO SEGMENTO ILIACO-FEMORO- POPLITEO A ESQUERDO, SERÁ QUE RECEBO ALGUMA COISA ?

  10. Blog do Deficiente Físico disse

    O primeiro passo é transformar sua CNH em uma CNH especial, para isso você precisa ir ao DETRAN entrar com um processo administrativo, passar por pericia para analise de se você depende de adaptação para dirigir e depois o processo para obtenção dos descontos.

  11. Lucia Gollner disse

    OU APOSENTADA POR INVALIDEZ DEDE 1995. Faço tratamento desde 1992 data que sofri acidente com politraumatismo. Fiz cirurgias, passo por intevenç~çoes fisioterapeuticas contínuas e uso também medicações contínuas. ocorre que após uma cintilografia atrelado a outros exames e ao meu quadro clínico foi identificada POLIARTRITE DEGENERATIVA, na cintilografia aparece a patologia em todas a juntas , desde a cabeça até os pés. preciso de um automóvel para sair de casa , para tratamentos e de um acompanhanter constante pela dificuldade de deambulação e dos diverosos movimentos motores. Gostaria de saber o que preciso para comnprar um automável com isenção de impostos e a prórpria isenção de pagamento de imposto de renda.Grata

  12. Blog do Deficiente Físico disse

    Alexandre Jurk Voce pode verificar com outro advogado da área. Ele poderá ver as duas situações para você.

  13. Alexandre Jurk disse

    Blog do Deficiente Físico Muito obrigado pelo retorno ,mas tem um detalhe ,meu benefício foi concedido em rondonia ,hoge estou em sc ,no caso tenho que ir atras de outro advogado ou posso eu mesmo encaminhar e mais uma pergunta fiz uma simulação do meu benefíco ( renda )e tem uma diferença de 30 reais posso pedir uma revisão ?

  14. Blog do Deficiente Físico disse

    Vai atras da aposentadoria. Procura novamente o seu advogado para ele lhe instruir melhor sobre o que pode se fazer.

  15. Blog do Deficiente Físico disse

    Vai atras da aposentadoria. Procura novamente o seu advogado para ele lhe instruir melhor sobre o que pode se fazer.

  16. Blog do Deficiente Físico disse

    A pericia já deve ter rebaixado a categoria dele para B, senão fez retorna na pericia e solicita que seja rebaixada por conta dele ter carteira profissional e ser aposentado por invalidez.

  17. Blog do Deficiente Físico disse

    A pericia já deve ter rebaixado a categoria dele para B, senão fez retorna na pericia e solicita que seja rebaixada por conta dele ter carteira profissional e ser aposentado por invalidez.

  18. Vivian Piva disse

    Boa noite, meu marido sofreu um acidente no qual teve um TCE grave,onde reduziu suas habilidades motoras, esta aposentado pelo INSS a um ano, pretendemos um carro adaptado para isso fomos a auto escola, ele fez as aulas, exame médico(que passou e ainda conseguiu um laudo para retirar um veiculo com isenção), exame psicotécnico e o exame pratico. Agora a auto escola diz que ele tem restrições no INSS e que precisa de uma carta do próprio para liberar a CNH porém, o INSS diz que não é com eles, não sei o que fazer a categoria dele era A/D e não estamos conseguindo mudar pra B, o que fazer sem perder a aposentadoria?

  19. Alexandre Jurk disse

    Olá ,recebo auxílio doença desde 2009 e fiz pericia uma vez só e foi através da justiça ,se passou 4 anos sem mais perícias e gostaria de saber que irá acontecer ,em relação a aposentadoria . E se deixo rola ou vou atras ?

  20. Blog do Deficiente Físico disse

    Se eles acharem necessario podem sim.

  21. Paulo Silva disse

    Olá, estou afastado por distúrbio bi polar há 7 anos, e no momento estou passando pela reabilitação, solicitaram minha cnh. Não a uso profissionalmente, podem rete-la?

  22. Nito Farias disse

    oi, meu caso, o medico ortopedista me deu um laudo que meu problema e definitiva e não pode mas operar, e o proprio perito do inss falou para mim que meu caso nem tratamento não iria resolver.o inss ta querendo q eu faça uma capacitação profissional , mas o meu problema é no braço que eu escrevo. o médico do inss falou para mim que o detran tinha que rebaixar a minha cnh de E para B, porque eu to inapto para exerçer atividade remunerada e não para carro particular… o que eu faço agora.

  23. Blog do Deficiente Físico disse

    Volta no Detran e solicita uma junta médica para reavaliar o seu caso e explica a sua situação. Lembrando que se você rebaixar a carteira não poderá mais exercer a sua função remunerada, caso o seu problema seja temporário, ou depois terá que efetuar todo o processo novamente para voltar ela para E

  24. Nito Farias disse

    quando eu retornei da periçia do detran, aonde minha cnh ficou retida, o perito do inss me falou que o detran tinha que rebaixar a minha cnh e nao reter. o que faço.

  25. Nito Farias disse

    oi, meu nome é Nilton, eu sou carreteiro e recebo auxilio a 4meses, o perito do inss mandou eu passar pelo perito do detran, que o mesmo confirmou que eu sou inapto para exercer atividade remunerada. a minha cnh é E e queria saber se posso rebaixar para B, pois a minha cnh ficou acautelada no posto do detran( retida). pois o meu problema é no cotovelo do braço direito..

  26. Blog do Deficiente Físico disse

    Você pode tentar tirar uma hablitação com adaptação para dirigir, porém a pericia médica que ira decidir a sua condição.

  27. Blog do Deficiente Físico disse

    A unica forma de você perder o beneficio seria mante-la como uma carteira profissional. Porém o perito irá avaliar a sua condição atual e poderá dizer que você nao pode dirigir

  28. Blog do Deficiente Físico disse

    Pode renovar, desde que você não use ela profissionalmente

  29. Wanderson Derson disse

    oi meu nome e wanderson recebo auxilio acidente eu trabalhava numa farmacia de manipulão e sofri um acidente queimando meu corpo inteiro fiquei afastado do inss e fiz reabilitação profissional e entrei na justiça e consegui meu auxilio acidente e gostaria de saber se posso renovar minha cnh e se eu renovar perco meu auxilio acidente muito obrigado

  30. Alexandre Moura disse

    Amigo boa tarde! gostaria de sua ajuda concernente a minha duvida. Sou aposentado por invalidez a 5 anos, fui aposentado pela perda auditiva total de um ouvido e parcial a do outro, com reumatismo gota 9tenho tufos nos ombros e dedos), mas depressão bipolar (no qual falo tratamento e já tem mais de 3 anos que não tenho nenhum tipo de crise, inclusive a médica que me acompanha me disse na ultima consulta que estou recuperado), eu era motorista de ônibus e minha habilitação é D, gostaria de poder renova-la, mas quero apenas uma D, pois mesmo que o INSS me de alta eu não tenho nenhuma condição de voltar a dirigir õnibus, sou obrigado a dirigir carro, pois na cidade que eu moro o transporte coletivo é de péssima qualidade e eu não tenho uma locomoção muito boa devido ao reumatismo, se eu andar muito ou ficar em pé começa a doer tudo e vou perdendo os movimentos, me perdoe o longo texto.. rsrsrs.. mas gostaria de saber se eu renovar a minha habilitação e pedir ao perito para rebaixa-la para B se eu corro o risco de perder meu beneficio que é a única fonte de sobrevivência que tenho. abs

  31. Chris Fabiano disse

    Ola tenho 20 anos e estou afastado pelo iss uns 6 meses durante esse periodo passei 4 vezes e nenhum pedido negado! Tenho 2 Hernia de disco e as mesmas esta comprimindo os nervos nao aguente nem ficar em pe pq as pernas doi,bom estou no processo final da habilitacao queria saber se com esse problema eu posso tirar a hablitacao ou um tipo de habilitacao especial se for necessario?

  32. Rafael Raillany disse

    boa tarde tenho esquizofrenia e transtorno de personalidade porem tomo meus remédios certos e nao tenho crise a um tempão perguntei au meu medico ele disse que nao tem problema pra eu tira a minha habilitação . mas estou com medo de perde o meu amparo social do INSS será que eu perco ?? me ajudem

  33. Blog do Deficiente Físico disse

    Dependendo do seu afastamento, pode tirar a carteira sem problemas.

  34. Blog do Deficiente Físico disse

    Dependendo do seu afastamento, pode tirar a carteira sem problemas.

  35. Rafael Barbosa disse

    boa tarde eu to afastado do serviço a quase 2 anos sofri um acidentee e to afastado por ax doença , e eu posso tirar carta sem perde o beneficio issu tem alguma haver ?

  36. Rafael Barbosa disse

    boa tarde eu to afastado do serviço a quase 2 anos sofri um acidentee e to afastado por ax doença , e eu posso tirar carta sem perde o beneficio issu tem alguma haver ?

  37. Blog do Deficiente Físico disse

    O problema é que se você rebaixar a sua CNH não poderá exercer mais a sua profissão caso retorne a ativa. Por isso o Detran não renovou a CNH …

  38. Anônimo disse

    meu nome e Adilson estou recebendo auxilio doença , tentei renovar minha carteira de motorista em uma clinica do detran cheguei ate pagar a taxa de renovaçao mais na hora de fazer o restante dos testes a moça disse que se estava recebendo beneficio do inss nao poderia renovar , minha profissao e motorista de caminhao e passei por uma cirurgia de hernia de disco e ficaram sequelas que me impedem de voltar as atividades . como consigo renovar a carteira ? pode ser ate para uma categoria menor que a que tenho D .

  39. Blog do Deficiente Físico disse

    Se você acionar na justiça comprova que você trabalhou. Além de ter o benefício cortado, terá que devolver os valores recebidos pelo INSS do início do trabalho até a data corrente.

  40. Brenda Sacramento disse

    Boa tarde tenho 32 anos e estou no auxilio doença a quase 02 anos com uma ostronecrose bilateral no quadril,aonde não posso pegar peso e nem fica me abaixando muito e etc.
    Pergunto fiz um bico como entregado de salgado em meu carro mais ou menos 06 meses agora sair posso acionar a justiça se a pessoa não quizer me pagar, ou perderei o beneficio.

  41. Blog do Deficiente Físico disse

    Eu acredito que sim, pois o auxílio doença se refere a sua condição laboral. Só não caberia se você estivesse no auxilio doença por um motivo que ir a faculdade possa mostrar a capacidade laboral.

  42. Jocelane Correia disse

    Sofri um acidente na mão direita onde rompi os tendões flexores de 4 dedos, não consigo fechar a mão, estou no aux. doença ha mais de 1 anos, gostaria de saber se posso fazer faculdade e tirar habilitação, sem perder o beneficio ??

  43. Blog do Deficiente Físico disse

    Pode, mas provavelmente vão rebaixar a habilitação para AB ou B

  44. Luiz Pereira disse

    ganhei uma açao contra o inss aposentadoria por invalidez ,incapacidade total e permanente sindrome de morsier, epilepsia, retardo intelectual e alteracao visual minha abilitaçao AD mas nao uso para trabalho sera que posso renovar sem prejudicar o beneficio

  45. Rogerio Oliveira disse

    boa tarde tenho 24 anos ,sou deficiente fisico desde quando nasci e recebo um amparo do inss desde 2008 ,gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez pq nunca consegui trabalhar ??

  46. Magda Kn disse

    MEU PAI É APOSENTADO POR INVALIDEZ POIS TEM UM PROBLEMA DE coluna a uns 5 anos e queria tirar carteira ele pode tentar sem correr risco de perder o beneficio do inss??

  47. Blog do Deficiente Físico disse

    Dificilmente perderia o direito de dirigir. Somente se a sua carteira fosse profissional, ai sim você teria ela rebaixada para categoria B passeio.

  48. Flavio Vargas Camargo disse

    por favor me tire uma duvida.estou aposentado por invalidez a 3 anos.pois passei por uma cirurgia vascular..gostaria de saber se posso renovar minha CNH CATEGORIA b.FUI FUI NA cfc E DISSERAM QUE DA .não vou perder meu beneficio?Grato,Flavio….

  49. Blog do Deficiente Físico disse

    Pode sim, basta fazer todos os exames. A visão monocular não é um impedimento para dirigir.

  50. Eduardo Silva Carla Medeiros disse

    Fabio abençoado. Eu disse a vc que tens que procurar uma auto escola e dar entrada no processo. Como regra vc pode tirar a CNH, porém no seu exame de aptidão fisica e mental haverá a avaliação de um profossional, que dará seu laudo positivo ou negativo.

  51. Fabio Silva Mendes Mendes disse

    fiquei cego de um olho, sera que posso tira a carta de motorista pois já diriia a quase 15 anos, mas não tinha o carro, agora depoius de ficar cego de um dos olhos comprei um que posso fazer ?

  52. Oscar Polezelo disse

    Poço perder a CNH após ser rebaixado de Categoria AD para AB quando estava em Benefício de Auxílio Doênça do INSS, pois agora me veio Aposentadoria por Invalidez devido a Artroses.

  53. Oscar Polezelo disse

    Em 2008 estando em Beneficio de Auxílio Doênça fui notificado que deveria entregar minha CNH: AD ao Detran e fazer nova avaliação. Fiz o indicado e fui rebaixado para Cat. AB sem perder o Benefício do INSS. Agora veio minha aposentadoria por invalidez por via judicial por Artroses. Corro no momento riscos de perder minha CNH pela invalidez e na renovação como fica. Agradeço se for atendido e meu obrigado!

  54. Carlos Peixoto disse

    sendo me tirado a carta de condução por invalidez por posso tirar outra

  55. iracema disse

    eu nao sou deficiente e sim meu marido ,entao gostaria de saber tudo sobre as leis do deficientes quais os direitos ,ele ja tem 62 anos e nao e aposentado obrigada ,

    • The Best disse

      Existem várias leis. O ideal seria buscar informações com uma assistencia social em centros de reabilitação para qe o caso dele seja avaliado e possa passar a informação certa.