Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Empregos para deficientes – Sobrando vagas?

Um assunto muito delicado a ser tratado é com relação a empregabilidade de deficientes no Brasil. O assunto foi iniciado com o guest-post “A questão chave na empregabilidade do deficiente” do Piero Vergílio que trata de questões como qualificação, adaptação e outros detalhes.

Emprego para deficientes

Lendo o blog Deficiente Ciente, me deparei com a seguinte notícia “Sobram vagas no mercado de trabalho para deficientes em SP” e acabei ficando surpreso conforme fui lendo o post. Alguns detalhes podem ser comparados entre as duas opiniões e comprovam o que o Piero disse:

Qualificação

As empresas normalmente só oferecem vagas para funções que não necessitam de qualificação para os deficientes e dificilmente darim uma posição de responsabilidade ou estratégica para um deficiente. As vagas oferecidas em São Paulo, que estão “sobrando”, são para auxiliar administrativo (244), auxiliar de limpeza (130), operador de telemarketing (75), auxiliar de escritório (32), auxiliar de linha de produção (29) e auxiliar de enfermagem (20).

Legislação

A legislação brasileira determina que as empresas que tenham até 200 funcionários, mantenham em seu quadro permanente pelo menos 2% de deficientes ou pessoas reabilitadas. As empresas que tenham entre 200 e 500 funcionários, deverão ter 5% de deficientes ou reabilitados e empresas com mais de 1.000 funcionários a quantidade de deficiente são para 5%.

Porém ela não é fiscalizada da forma como deveria, pelo Ministério do Trabalho, e as empresas que tem maus funcionários no país não se importam com ela. A alegação das empresas é não encontrar pessoas com deficiência qualificadas para as áreas em que existem posições vagas.

Não basta somente dar emprego

Apesar da lei dizer que as empresas devem ter uma porcentagem de funcionários no seu quadro permanente, também diz que elas devem ter adaptações necessárias para que os deficientes possam ter ua qualidade normal de vida no trabalho. Isso incluí a construção de rampas de acesso, aumento de portas e banheiros adaptados para cadeirantes e deficientes com mobilidade reduzida, colocação de piso tátil para pessoas com deficiência visual, assim como qualquer outra adaptação necessária.

Onde encontrar vagas

Para encontrar vagas para deficientes, o CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador) é um dos principais canais entre empresas e os deficientes. As vagas oferecidas normalmente são para pessoas com qualificação baixa e dependem do tipo de deficiência do candidato.

Um outro canal que normalmente funciona é com as Associações de Apoio para deficientes, como a ABBR e AACD, que normalmente tem informações sobre os locais que procram por deficientes fisicos.

The following two tabs change content below.
Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Tags:

82 Responses

  1. Sérgio Migliorança disse

    O SESI do Sr Paulo Skaf me reprovou no exame médico ,mesmo tendo passado em dois concursos e estar reabilitado pelo INSS.

  2. Sérgio Migliorança disse

    É sobram vagas onde? Nós temos nossas profissões, não é justo que não nos respeitem nos oferecendo vagas de auxiliar disso ou daquilo, e também não temos que botar fogo em ônibus ou quebrar lojas ,porque temos educação, mais do que muitos jogadores de futebol ou políticos que são aclamados como Deuses. Eu tive um acidente de trabalho e recebo um auxilio do INSS que não chega a um salário minimo. O que fazer para que todos os deficientes tenham respeito como cidadão sempre não só nas eleições? Uma passeata de deficientes nús na av. Paulista ,centro financeiro do país.Isso é uma piada, aconteceu não tem mais jeito.

  3. Sérgio Migliorança disse

    Sou eletricista com experiencia e no meu ultimo emprego,não me deram um calçado ortopédico ,não respeitaram minhas limitações e nem ferramentas ,com 6 meses me mandaram embora. A impressão que ficou e que, estavam sendo pressionados para cumprir a cota e assim que a pressão acabou me dispensaram.

  4. Ana Araujo disse

    Oportunidades para pessoas com deficiência: O Grupo Fleury está em busca de profissionais com entusiasmo para fazer parte de um time inovador e 12 vezes campeão no prêmio de Excelência em Atendimento. http://www.hiring.com.br Envie seu currículo para taiseamaral@hiring.com.br

  5. Rogerio da Silva disse

    e assn mesmo se nois nao formos atrais nada vai chegar

  6. Andreza Simões disse

    A Ativo Assessoria e Consultoria Ltda, está realizando o cadastro de pessoas com deficiência que desejam ingressar no mercado de trabalho.
    É isso mesmo, os PCDs que procuram uma oportunidade de trabalho e desejam participar de processos seletivos em pequenas, médias e grandes empresas podem entrar em contato conosco nos telefones 27-3063-1296 / 27-3035-1285 (falar com Simone) ou mandar um e-mail para pcd@ativoconsultoria-es.com.br ou ainda acessar o nosso site deixando seus dados que entraremos em contato.
    Nós fazemos o cadastro e a partir da demanda das empresas que nos contatam nós direcionamos ao processo seletivo.
    O cadastro é gratuito!!!

  7. Wilson Fernandes disse

    essa lei não ajuda em nada se não fiscalizar

  8. Evandro De Oliveira Moreira disse

    E o que dizer de empresas que possuem uma grande quantidade de empregados em funções que não exigem maiores habilidades e/ou qualificações? Como exemplo, cito a empresa em que trabalho, que possui 3.500 empregados, sendo que nem 3% são funções com mais habilidades e/ou qualificações. Nestas funções é que já conseguimos contratar quase 100 empregados, mas, e nas funções que compõem a maioria? A conta é simples: se temos 3.500 empregados, devemos ter, pelo menos, 175 empregados com deficiência, mas, só temos 88 cargos ditos "melhores" (funções administrativas). Os outros 87 empregados para cumprir a cota legal (175 – 88 = 87) devem ocupar essas funções "menos interessantes" (auxiliar de limpeza, servente, etc.), mas, não encontramos interessados. Inclusive, se aparecem deficientes interessados, fazemos a demissão de empregados "não" deficientes para contratar os deficientes, mas, nem assim estamos conseguindo. O que fazer?

    • Andreza Simões disse

      A Ativo Assessoria e Consultoria Ltda, está realizando o cadastro de pessoas com deficiência que desejam ingressar no mercado de trabalho.
      É isso mesmo, os PCDs que procuram uma oportunidade de trabalho e desejam participar de processos seletivos em pequenas, médias e grandes empresas podem entrar em contato conosco nos telefones 27-3063-1296 / 27-3035-1285 (falar com Simone) ou mandar um e-mail para pcd@ativoconsultoria-es.com.br ou ainda acessar o nosso site deixando seus dados que entraremos em contato.
      Nós fazemos o cadastro e a partir da demanda das empresas que nos contatam nós direcionamos ao processo seletivo.
      O cadastro é gratuito!!!
      Vagas para o Estado do Espírito Santo.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      É complicado realmente. Existem muitos deficientes que estão buscando uma posição melhor e se qualificando, porém os que não tem qualificação não desejam entrar no mercado de trabalho e sim se aposentar ou viver de algum benefício do governo.

      Eu recebo sempre muitos e-mails de PcDs interessados em uma colocação no mercado, mas normalmente eles estão mais deslocados dos grandes centros (ou seja, mais para o interior)

  9. Integração Profissional disse

    Vamos juntos mudar essa realidade, e esta pagina foi criada para encontrar as empresas que tem acatado a lei e aquelas que negligenciam

  10. Victor Hugo disse

    eu tenho 18 e to querendo trabalha ma nao to achando em prgo aonde eu moro (itanhaem)

  11. Paulo Zidane Paulo Zidane disse

    Olá aqui é o Paulo Henrique, tou a procura de um trabalho que tenha a Compreensão que pra mim Trabalhar eu Preciso de Ajuda por exemplo: pra mim trabalhar fora de casa eu preciso de um carro pra mim locomover, uma pessoa que me de uma assistência na hora de eu ir ao bailheiro e na hora de beber água, eu posso trabalhar em casa pelo meu computador posso enviar os trabalhos pelo e-mail, tem um curso de informatica avançado.

  12. Terezinha Luiza Gai Gai disse

    tenho um filho que vai completar 16 anos deu um avc nele está semana e ele quer trabalhar
    mas não estou conseguindo uma colocação para ele pode me ajudar

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Nessa idade e com problemas, realmente é muito dificil conseguir uma colocação no mercado para trabalhar. O ideal seria verificar se ele pode entrar em algum projeto jovem aprendiz, que existe em vários estados brasileiros.

  13. Fran Thales disse

    estou fazendo de tudo pra arranjar um bom emprego mas como sou deficiente esta ruim pra encontra a onde eu moro

  14. Luiz Carlos disse

    Finalmente vejo uma iniciativa de apoio aos deficientes, eu fui barrado,uma vez, no antigo Banco Nacional, , aceitaram a minha inscrição, mas na hora de fazer o teste, me chamaram num canto e me aconselharam a voltar ao lugar anterior onde eu havia feito a inscrição, e tentar uma outra para um outro cargo. É com muita alegria que eu vejo o crescimento desse apoio, só precisamos de uma oportunidade e um pouco de paciência no aprendizado do serviço, muitos de nós não somos formados naquilo que fazemos, mas se nos derem uma oportunidade, aprenderemos o serviço e certamente seremos úteis.

  15. rania disse

    ola,eu sou rania eu tenho deficiencia renal e fui transplantada desde 4 meses, eu nao falo portugues direitinho , estrangeira moro ha’ 4 ano em sao paulo ,preciso salario pra sobreviver ,eu tenho um filho .pedei do inss,mas eles recusarem por causa eu entrei no inss apos a deficiencia minha .por favor pode me indicar como posso me ganhar salario pra viver e para criar meu filho ?o que tenho que trabalhar e qual e’ o trabalho mais adequado pra mim.
    obrigada

    • Luis Ricardo disse

      Rania,
      É muito difícil poder indicar um trabalho a você, pois não sou médico e não teria como avaliar o seu quadro. O ideal seria você conversar com o médico para ele lhe indicar o melhor tipo de atividade que você possa exercer. Como você é estrangeira, já verificou a possibilidade de ser tradutora? Para isso era importante falar bem português.

  16. Dalila disse

    É tudo mentira, falta emprego por que as empresas pedem pessoas deficientes e querem que a pessoas seja deficiente física, auditiva ,visual etc ,mas na hora fica só um tempo, meta e depois manda embora, eu já vivi isso e digo, faço faculdade de letras , estou terminando minha Graduação Tecnológica e não tenho preparação, não tenho bagagem para ter um cargo numa Agencia,num estabelecimento como Trainner ou Sênior,mesmo começando como Assistente e todas as vezes quando vou procurar as empresas fazem a mesma coisas entrevista contrata, 3 meses manda embora,quando ver a pessoas deficiente crescendo isso não é mentira é a realidade do mundo, preferem um profissional ´´normal´´ que não tem as vezes preparação do que uma pessoas deficiente qualificada, não estou dizendo que eu seja melhor que niguem, e sim que eu realmente não entendo o motivo ou o por que.As vezes tenho medo de trabalhar e sujarem a minha carteira me mandado embora com menos de 3 meses.

  17. daniel disse

    meu nome e daniel sou deficiente nao tenho a a mao esquerda. nao peço nada para ninguem  trabalho sou mecanico de moto, tenho a minha oficina. eu vejo pessas que se superao com muito mais deficudade, apenas mechedo a cabeça eu acho que nao tenho o direito de reclama.so odeio a quelas pessoas que sao ficicamente perfeita mas preferem so  reclamar e pedir, sem trabalhar faça tudo serto isso e ser perfeito,

  18. Luis Ricardo disse

    Procure o Ministério do trabalho na sua cidade e denuncie as empresas que devem cumprir as cotas.

  19. Josildo Pereira de Pontes disse

    Boa noite Galera!
    Me chamo Josildo, sou deficiente visual, tenho 29 anos e duas faculdades, Gestão ambiental agroflorestal e administração de empresas. Hoje trabalho porém o portador de necessidades especial não é reconhecido e remunerado devidamente. Ser deficiente é dificil, deficiente visual pior ainda. Graças a DEUS sou uma pessoa abençoada, sempre supero meus limites.
    Desistir dos meus sonhos, jamais. Um dia conquisto o meu espaço. Sou capaz, e desafio que me prove ao contrario….. rsrsrs. Bjs a tod@s e seja sempre Brasileiro, nunca desista.

  20. Eng.E.Souza disse

    Não vejo vagas para deficientes com curso superior o que é lamentavel tanto para o deficiente que lutou para conseguir seu diploma quanto para o individuo que por força do destino se tornou deficiente após ter concluido seu curso superior e até possuir  um CV invejavel.
    Eng. E.Souza

    • Victor Caxito (Eng.) disse

      Boa Noite, meu nome é Victor e vejo isso também, as empresas por acharem que somos inuteis, querem dar cargos mais baixos mesmo a quem tenha qualificação para isso, sou deficiente Visual Monocular, apenas de um visão, e vejo que é bem dificil encontrar emprego, tanto pela deficiência quanto pela áreade Engenharia Mecatrônica, que devem acabar achando que não conseguirei efetuar determinados serviços para a empresa.
      Paciência, mas o importante é sempre procurarmos nosso lugar ao sol.

    • Luis Ricardo disse

      É dificil encontrar vagas para nivel superior, apesar delas existiram. As empresas prezam por funções mais simples, onde ainda conseguem encontrar funcionários.

  21. Marco1984666 disse

    Concerteza, irei te dizer por que Por que  para a humanidade retardada bosal infeliz um deficiente não pode ter mais doque o 2 grau completo ou o fundamental.
    Pq? simplesmente por nós sabemos o quanto é dificil aranja um emprego e se manter, o quanto é dificil tudo para nós, e damos o melhor isso gera nas pessoas normal uma má satisfação como? Hei! ela é amputada e tem mais capacidade doque eu, ele é cadeirante e tem mais garra doque eu. É assim que funciona essa lei, eles contratam ficam com o deficiente coitadinho uns 2 ou – anos depois mandam embora pq? Para pode  contratar mais e dizer que está comprindo a lei pessoal é assim que funciona.A lei diz que o deficiente só pode ser mandado embora se houver uma pessoa com a mesma deficiencia para colocar no lugar, caso não tenha a empresa não pode manda embora.É isso queeles fazem.Não eles mandam embora e depois vc escuta -Pra empresa tal e como se você não tivesse para empresa y é como se você pudesse.É assim, eles estão infligindo uma lei contratando e mandando embora é lei, vale oque está escrito.Pesssoas deficientes vamos estudar, e colocar esse merocentrimos no seu devidfo lugar.

  22. Carlos Luiz sousa do Vale disse

    Sou deficiente físico, moro em Fortaleza, terminei o Curso de Direito, estou estundo para prova da ordem, estou com dificuldade de encontrar trabalho
    em Fortaleza. Vejo que as ofertas de emprego oferecida para deficiente Fisíco em nível superior sem muita alternativa.

    • The Best disse

      Carlos,
      O mercado de trabalho para o deficiente físico ainda é bem restrita e limitada pelo preconceito de que não são capazes ou de que preferem se esconder atrás da miséria paga pelo INSS. Na verdade existem realmente muito poucas vagas divulgadas, mas vale a pena mandar seu curriculo para empresas grandes informando que é PdD e que gostaria de ingressar na empresa.

  23. Anderson Melo disse

    Olá me chamo Anderson sou de Mairiporã-Sp, tenho 21 anos estudante de engenharia civil e fiz alguns cursos, alguem que poder me informar sobre alguma vaga ou me da alguma dica, como arruma. Ficarei feliz em saber.

    Estarei sempre em contato com o site.

    Desde ja agradeço por quem dedicou um tempinho para lê.

    deixo meu msn para quem poder me ajudar ou quiser bate um papo.

    Anderson.2d@hotmail.com

    • The Best disse

      Tem algumas vagas na área de Vagas/Empregos do blog, dá uma olhadinha lá.

  24. marcelo leal celestino disse

    sos , precizo de trabalhar tenho 03 filhos e estou encontrando muita dificuldade em voutar ao mercado de trabalha.

    • The Best disse

      Exstem diversas vagas para portadores no blog.

  25. Gilmaria De Souza Almeida disse

    so deficiente fisica e trabalho ne uma creche so que estou com medo de se mandadar embora do meu serviço .porque não tenho pedagogia so tenho magisterio eu gostaria de saber se isso e porssivel

    • The Best disse

      Eu não sei lhe responder, essa pergunta deve ser feita há uma pessoa que entenda de Recursos Humanos (RH) ou Departamento Pessoal (DP)

  26. janete martins neumann disse

    sou def.auditiva Brasil tem preoconceito e discriminaçao porque vi todos deficientes necessitariam bom emprego na agencia do mercado do trabalho mas nao deixariam deficientes pq so defendem gente ouvintes arrumam empregos rapidinhos do que deficientes poxa eu estudei ao 2grau e trabalhei de digitadora senior no banerj substituiu no bco itau e demiti em 2006 ha mt tempo serviços 27 anos agora eu peço te sua ajuda um bom emprego PETROBRAS NO CENTRO POR MIM DIGITADORA SENIOR ou arquivadora ou eu quero trabalhar na petrobras pq meu amigo trabalhou petrobras no centro como eu faco prova
    aguardo sua resp

    • The Best disse

      Janete,
      Para trabalhar na Petrobras é necessário prestar concurso público. Será necessário que você aguarde um edital para a função que você deseja trabalhar, estudar e passar bem colocada para ser chamada.

  27. Katia disse

    Acredito que o problema ainda seja o velho preconceito. Sou formada, tenho experiência e estou desempregada há 1 ano. Currículos, já mandei milhares e até agora nada. É complicada a situação do deficiente no Brasil e mesmo no mundo.

    • The Best disse

      Katia,
      depende muito do seu problema. As empresas no Brasil ainda nao estao preparadas para aceitar todos os tipos de deficientes e sempre buscam os que tem lesoe leves ou problemas que nao necessitam de muitas adaptacoes

  28. zenilda teles de araujo disse

    Estou a procura de trabalho sou deficiente auditiva surdes profunda só do lado direito.
    Área auxiliar
    administrativa

  29. SANDRA ANGELI disse

    Ola pessoal!

    Estamos contratando PNE em todo estado de São Paulo.
    Nossa empresa atua no ramo de Comércio Varejista de Materiais para Construção.

    Caso tenham interesse me mandem e mail ok?

    Abraço

    Sandra Angeli

    • Josildo disse

      Resido na Região do Vale do Ribeira SP. tenho 29 anos, sou formado em administração de empresas. Me passa o endereço de email para que eu possa encaminhar meu curricullu

      • Luis Ricardo disse

        Josildo,
        O blog não tem um banco de curriculos, as vagas anunciadas aqui na área de Vagas/Empregos tem o contato direto das empresas que estão anunciando a vaga.

  30. dayana aparecida oliveira dos santos disse

    ola, meu nome e´dayana tenho 25 anos e possuo um hemngioma no ros to que muitas pessoas nao me dao emprego por causa dele,tenho certeza que tenho vontade e determinaçao para trabalhar e ajudar a tocar para adiante uma empresa nao tenho experiencia,mas felizmente tive a oportunidade de viver 4 anos na argentina e aprendi a falar casteliano,sou determinada,e quero trabalhar eu sei q posso.nao vou desistir nem por nada nem por ninguem vou conseguir por meu filho e por mim,e essa iniciativa de ajudar os deficientes é otima parabeniza a empresa por essa iniciativa. dayana

  31. ANTONIO AVES CRUZ disse

    TODOS NÓS QUE TEMOS DEFICIENCIA NÃO IMPORTA QUAL É A SUA NATUREZA, SEJA FISICA VISUAL OU MENTAL, REALMENTE TEMOS
    ENCONTRADO MUITA DIFICULDADE NA QUE QUESTÃO DE CONSEGUI
    UM EMPREGO,MAIS EU ACHO NÃO É LEGAL FICAR-MOS LAMENTADO
    OU ATÉ MESMO SE COLOCANDO COMO VITIMA, TEMOS QUE LUTAR
    MUITO PRÁ CONSEGUIR UM EMPREGO, E NA MEDIDA DO POSSIVEL
    PROCURA FAZER O MELHOR, EU SOU DEFICIENTE FISICO, TENHO
    COMO PROFIÇÃO TÉCNICO EM ELETRÔNICA , EU TENHO 48 ANOS
    NO DE 2005 EU FUI PROCURAR EMPREGO, APESAR DE TER ESTUDADO
    ELETRÔNICA EU NÃO TINHA O ENSINO MÉDIO ENTÃO AS EMPRESAS NÃO
    QUERIA ME DAR UM EMPREGO, ENTÃO EU FUI TRABALHAR DE SERVIÇOS
    GERAIS,AINDA COM POUCO TEMPO DE EMPREGO EU SOFRIR EU GRAVE
    ACIDENTE NA EMPRESA, QUE ME RESULTOU COM UMA FRATURA NA COLUNA, AGORA EU NÃO MAIS SÓ O POBLEMA DA DEFICIENCIA MAIS TAMBEM A COLUNA COM VARIAS FRATURAS, QUASE SEIS ANOS DEPOIS, EU SÓ CONSIGO ANDAR COM AJUDA DE DUAS MOLETAS, MAIS MESMO ASSIM EU VOLTEI A ESTUDAR E NO MEIO DO ANO EU TERMINO O ENSINO
    MÉDIO, AS PESSOAS ME QUESTIÔNA E ME PERGUTA, PRÁ QUE TANTO
    ESFOÇO, E EU RESPONDO, PRÁ QUE SE EU PRECISAR ARRUMA UM EMPREGO AMANHÃ, EU TENHA QUE TRABALHAR NA AREA QUE EU ESTOU CORRENDO TANTO RISCO, FOI PRECISO ACONTECER TUDO ISSO COMIGO PRÁ EU VINHECI DAR UM POUCO DE MIM MESMO PARA QUE
    AS PESSOAS TENHA UMA VISÃO MELHOR AO MEU RESPESTO

    • Tais disse

      Oi Antonio, Sou dificiente ouvido e falar bem devagar ! eu queria fazer na faculdade mas eu nao sei eu vo fazer oq me ajudar !! Me add ai tais_eto@hotmail:disqus.com add ae!!
       Eu queria trabalhar onde eu faço ajudar :) Grata,Tais !!
      me add ai
      tais_eto@hotmail:twitter.com
       beijos e Abraços

  32. carlos disse

    Aposentado de 56 anos de idade, estudante de decoraçao de interiores procuro emprego ajudante de imobiliaria DF ou Caldas novas (GO) ou emprego similar (sem levantar peso).

  33. Natalia de oliveira farias disse

    Boa noite The Best

    Gostaria que vc escrevesse sobre ” devotees” um assunto ainda desconhecido entre os deficientes fisicos. e eu gostaria de sabe mas sobre este assunto pois
    acho que já fui vitima de um.

    • The Best disse

      Natália,
      Sinta-se a vontade para escrever e me envie o texto para que possa publicar.
      O assunto é bem interessante e difícil de ser reparado na vida real.

  34. paulo roberto martins disse

    agora o inss está perseguindo os deficientes fisicos que apresentam doenças degenerativas. estou procurando emprego pois o inss me negou o beneficio, mesmo tendo um alto indice de osteoporose, correndo risco de ter um fratura patológica a qualquer momento, adicionado a um artrose decorrente das fraturas já corridas no femur e rótula, com isso ainda obtive um peso muito alem de minhas estrutura ossea, que afetou meu joelho e minha coluna vertebral que apresenta uma escoleose que sofre com a prótese. todos os dias, horas e minutos com dores e mesmo assim o inss diz que tudo que sinto é mentira.

    • The Best disse

      Paulo,
      Se você fez todo o tramite para requer o benefício e não teve exito, mesmo com problemas. Procure o seu direito na justiça, pois assim a perícia médica será feita fora do INSS e o seu veredito pode ser um pouco diferente.

  35. roberto osawa disse

    ele esta em sp msm ok se vc poder arrumar um saite de emprego para ele eu fico muito agradecido ok meu amigo Obrigado .

  36. roberto osawa disse

    olá sou deficiente fisico gostaria de saber se tem emprego para deficiente que nao pede ensino medio pq meu amigo ele nao tem o estudo completo alguem pode meajudar arrumar um emprego para meu amigo .

    • The Best disse

      Roberto,
      Varias vagas que foram divulgadas aqui não necessitavam do ensino médio.
      Agora depende em que região do pais ele está.

  37. claudio disse

    Existem muitas empresas que temem fazer um recrutamento.. Esse medo ainda dificulta a inclusao..

  38. juliana disse

    sou deficiente fisico em sc e tbm sofro bastante para arrumar emprego, agora to trabalhando em mercado e ganho muito pouco e essa é a unica forma de eu conseguir pagar meus estudos, comecei faculdade mas as empresas acham que nao somos capazes de assumir responsabilidades e nos tratam como coitadinhos e nao como profissionais, nao queremos esmolas so oportunidades!!!

    • The Best disse

      Juliana,
      Várias empresas procuram pessoas qualificadas e não encontram. O grande problema é que os deficientes que tem alguma qualificação preferem tentar um cargo público, fazendo com que o mercado não tenha alternativas para contratação se não em funções simples.
      Mas você pode dar uma procurada em empresas maiores e mostrar o seu curriculo, que ele será avaliado com certeza.

  39. paulo roberto martins disse

    Já faz tres meses que a vale do rio doce tem um programa de PCD que tem 35 vagas para o Espirito Santo e estou cadastrado e até agora não fui chamado. A Petrobras não cobra de suas empreiteiras que respeitem a lei de vaga para PCD. As empresas de supermercados são as unicas que respeitam. O governo estadual e federal nada fazem.

    • Natalia de oliveira farias disse

      Olá paulo roberto
      Estou na mesma situação que voce a respeito da cia vale
      me escrevi a 3 meses ou mais e ate agora nada. E ha 40
      vagas para o para,parece brincadeira deles em relação a
      essas vagas.

      • The Best disse

        Natalia,
        Vocês tentaram entrar em contato com o setor de RH? Derrepente eles podem ter feito o processo seletivo e por qualquer motivos você não ter sido selecionada.
        Vale a pena o contato, até para tirar essa expectativa de ser chamado

        • Natalia de oliveira farias disse

          Nao The Best, voce nao tem ideia de como é dificil falar em qualquer tel.das empresa vale. E correm boatos verdadeiros ou não que pra conseguir emprego na vale voce tem que tem um contato forte como ex.deputado ou algum funcionario forte de dentro da companhia. coisa que eu infelizmente nao tenho como.

        • The Best disse

          Eu estou lendo isso com muita dor, pois sabemos o quanto é necessário para muitos deficientes a inclusão no mercado de trabalho e podemos estar vendo apenas um caso de politicagem. O pior é que não se tem provas para poder acusar ou levar ao ministério público, mas vale uma consulta com um promotor se o caso pode ser analisado.

  40. paulo roberto martins disse

    a questão da empregabilidade do deficiente é complexa. No Espirito Santo não existem vagas. Será que todas as empresas tem seus quadros completos? Será que não existem deficientes querendo emprego? Não! Quando existe vagas são para nivel superior. Nivel médio não tem! Existem empresas que prestam serviço para estatais que não cobram que as empresas respeitem o numero de vagas para deficiente. Nós deficientes somos na grande maioria de familias pobres que pouco tiveram condições de dar uma boa educação aos seus filhos deficientes ou não. Somos frutos do descaso da saude pública e da educação que ainda não está preparada para dar aulas para um deficiente e ainda querem que sejamos qualificados? São inumeras barreiras colocadas, que vão da acessessibilidade até o desinteresse do estado

  41. rAYANE disse

    O PROBLEMA NÃO TEM NADA A VER COM ASSISTENCIALISMO.
    SOU DEFICIENTE, GRADUADA, POS- GRADUADA, BILINGUE E NAO CONSIGO TRABABLHAR NA AREA, SIMPLESMENT EOQ NAO TEM VAGA E QUANDO PROCURO DIZEM QUE MEU CURRICULO ESTA ALEM DO NECESSARIO, AQUI EM BRASILIA É DIFICIL CONSEGUIR BOLSAS DE ESTUDOS PARA DEFICIENTES GOSTARIA DE FAZER UM MESTRADO MAS É MUUUITO CARO E NAO NENHUM PROGRAM,A DE BOLSAS VOLTADAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIENCIA
    ESSE PAIS NAO INVESTE NO QUEDEVERIA INVESTIR EDUCAÇÃO!!!!!!!!!!1

  42. Cristina disse

    Por favor me avisem quando a legislação começar a ser cumprida, sou Pcd, tenho qualificação e estou a cinco meses desempregada.Fiquem com seu auxilio invalidez é mais garantido.

    • The Best disse

      Cristina,
      Existem algumas vagas aqui no blog e com certeza existem empresas procurando por PNEs.
      O continuar com o benefício é bem relativo ao valor que se recebe e a condição de cada pessoa.

  43. FRANCIELE disse

    oi pessoal, eu gostaria de saber se pessoas q enxergam de um olho so tbm é considerada deficiente, pois eu não enxergo do olho esquerdo, tenho carta do médico e tudo, mas ainda não sei se é aceito ou não.

    • selma disse

      OLÁ FRANCIELLE, NÃO VOCÊ NÃO É CONSIDERADA DEFICIÊNTE, O NOME DA SUA DEFICIÊNCIA É DEFICINETE VISUAL MONOCULAR, EXISTIRU 1 PROJETO EM 2008 NO QUAL SERIA CLASSIFICADO DEFICIÊNCIA VISUAL MONOCULAR COMO DEFICIENTE FISICO POR LEI FEDERAL, MAS O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA LULA VETOU ESSA LEI, RECORRERAM E LE VETOU NOVAMENTE, APENAS NÃO ASSINOU, E ELE MESMO SE CONSIDERA DEFICIÊNTE, SENDO ASSIM CONVIDO VC PARA INGRESSAR NA NOSSA LUTA DA ABDVM: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRADE DE DEFICIENTES MONOCAL, VOU DEIXAR AQUI O SITE 1 GRD. ABRAÇO, O QUE FOI DITO É DE PLENA CERTEZA POIS TBM CEGA DO OLHO ESQUERDO. http://www.visaomonocular.org

    • The Best disse

      Você pode ser considerada como deficiente, pois não tem visão em um dos olhos.
      Porém para saber se você tem direito aos beneficios, seria melhor você consultar um orgão de defesa dos portadores de deficiência do seu estado.

  44. José Wilson Gonçalves disse

    É lamentávem que alguem tenha a coragem de publicar algo no tocante a existencia de vagas para Deficientes e, bem assim, sustentar que esta Lei, que estabelece cotas para as empresas, esta definitivamente em vigor. Na realidade isto não passa de uma farsa. Basta para tanto, que não existe fiscalização neste ambito, bem como, quando ocorre alguma e desta ocorre uma possivel multa, a gerencia e a diretaria, respectivamente, são amparadas por acordos estabelecidos com o representante do MINISTERIO PUBLICO, que alem de anular a multa aplicada a empresa, ainda isenta o empresário de tais responsabilidades. O sábio presidente FRANCES estava certo: O BRASIL NÃO É UM PAIS SÉRIO…!

  45. José Wilson G disse

    Dado a tudo isto que acabei de comentar nos dois espaços acima, faço um apelo aos colegas portadores de deficiencia, para que façamos uma corrente para frente com o intuito unico e exclusivamente, de saber a razão, o porque, referida Lei não esta sendo cumprida em sua Integra. DESTA MANEIRA CONVIDO A TODOS PARA QUE ENTREMOS EM JUIZO, COM UMA AÇÃO DECLARATORIA PUBLICA CONTRA A UNIÃO, para que tenhamos em mãos o motivo pelo qual as delegacias Regionais do Ministerio do Trabalho nao De posso desta DECLARAÇÃO JUDICIAL, teremos em mãos algo importante outras deliberações. Promovem referidas Fiscalizações.

  46. José Wilson G disse

    Mas tudo o que esta contecendo no momento, não constitui o mais minimo problema. É mister dizer no entanto que ha presidenciaveis em plena campanha. Assim como enganaram a nós deficientes, tambem podem os mesmos quando em seus palanque, ser alvos de um movimento cheio de susrpresas. NOS TAMBEM SOMOS GENTE E SOMOS ELEITORES TAMBEM…

    Podem portanto, me responderem algo??

  47. Matheus dos Reis disse

    Não tenho nenhuma duvida, mais quais são os empregos que aceitam pessoas deficientes?

    • The Best disse

      Tem vários empregos que aceitam deficientes, inclusive existem várias empresas que desejam colocar deficientes em seus quadros de funcionários, como a Certisign que anunciou uma vaga de aux. administrativo, as Drogarias Pacheco que além de contratar ainda dão cursos gratuitos para recolocação profissional, vários hipermercados e muitas outras empresas.
      O grande problema é quando o deficiente está qualificado, tem nível superior ou experiência.

  48. Eduardo Camara disse

    Ah, sobre o esquema previdenciário, estou falando da aposentadoria por invalidez.

  49. Eduardo Camara disse

    Outro grande problema é o esquema previdenciário do Brasil e aquela bolsa para pessoas com deficiência de baixa renda. Ninguém quer largar aquilo para ganhar um pouquinho a mais e correr o risco de ficar desempregado e perder tudo depois.

    • sely disse

      não é nada disso sou deficiente estou á 6 anos esperando um aparelho auditivo e não tenho o ensino médio completo tá !E qual é a empresa que quer me dar uma vaga? NENHUMA elas estão exigindo muita qualificação do deficiente sendo que a maioria nunca trabalhou.E NÃO RECEBO NADA DO GOVERNO ME DERAM ALTA DO INSS MEU IRMÃO FAZ COMPRA PRA MIM.TODO DIA SAIO ATRAS DE UM EMPREGO QUE EU POSSA ME ADAPTAR .

      • Luly disse

        Oi esqueci de falar quanto ao aparelho eu consegui os meus lindos, gratuitamente no Hospital das clinicas atravez do progeto reolvir, se quiser saber mais entra em contato comigo.
        Boa sorte e até mais.

      • LUCILE FELIX disse

        Olá amiga sei que é dificil conseguir um emprego hoje em dia, mais sei que o Ache laboratórios esta contratando, entra no site e vc verá,quanto aos estudos vc verá que eles dão chance para tentar um supletivo.
        Tenta si vc ainda não estiver trabalhando.

      • ELAINE disse

        Sely, me liga tenho uma vaga para vocêr 36608010 falar com Elaine

    • The Best disse

      O grande problema no Brasil é o assistencialismo, se não houvessem tantas bolsa o brasileiro correiria mais atrás de emprego. O grande problema é conseguir um emprego e não ser mandado embora dele.
      A maioria das pessoas se contenta com o pouco garantido e faz alguma atividade extra para complementar a renda.