Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Minha casa Minha vida 2 terá que seguir modelo de acessibilidade

Todas as moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, construídas a partir de julho de deste ano, terão que seguir um Padrão de Acessibilidade para pessoas com deficiência. A medida é fruto do decreto nº 7.499, da presidenta Dilma Rousseff, que dispõe sobre o padrão de acessibilidade que deverá ser adotado nos projetos habitacionais do programa.

Minha casa, minha vida 2 - Casas Acessiveis

A adoção de padrões de acessibilidade no programa é resultado da articulação da Secretaria Nacional de Promoção das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que desde 2010 vem trabalhando junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para que as exigências de acessibilidade fossem adotadas.

“O conceito de habitação inclusiva é muito importante porque garante habitação para todos, independente das suas condições ou especificidades.  É importante compreendermos que mesmo que a pessoas não tenha algum tipo de deficiência, no futuro, ela pode vir a ter ou mesmo receber um amigo ou um parente que possua. Daí a importância de temos residências preparadas para receber essa pessoa”, afirmou a Coordenadora-Geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ângela Carneiro da Cunha.

Entre as exigências previstas no Padrão de Acessibilidade, está a instalação de portas com no mínimo 80 centímetros de largura, maçanetas de alavanca, largura mínima dos banheiros de 1,5 metros e área de transferência ao vaso sanitário e ao box, com previsão para instalação de barras de apoio e banco articulado. Os interfones, interruptores e tomadas altas deverão ser instalados a uma altura de 1 metro, para permitir o acionamento por pessoas em cadeira de rodas

Ângela explicou que a portaria prevê ainda que no mínimo 3% das casas sejam entregues com os chamados kits de adaptação. Os kits deverão ser instalados a partir de um levantamento entre os beneficiários do programa que já possuem algum tipo de deficiência física, auditiva ou visual. “Seis meses antes das casas ficarem prontas, o município deverá fazer um mapeamento das pessoas com deficiência que receberão as casas e instalar os kits. Esses kits poderão ter, por exemplo, campainhas que piscam para surdos, barras de apoio para idosos e pessoas com deficiência, ou referencias em braile para cegos”, afirmou.

Programa – Na segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, serão construídas mais 2 milhões de unidades habitacionais até 2014. Na primeira etapa do programa, foram construídas 1 milhão de moradias. O programa tem como principal alvo as famílias com renda de até R$ 1.600.

[ Fonte ]

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.
Minha casa Minha vida 2 terá que seguir modelo de acessibilidade was last modified: setembro 18th, 2011 by Luis Ricardo

Tags:

POST A COMMENT


6 Responses

  1. Jovino Chaves disse

    eu gostaria ter uma casa do governo federal sou deficiente fisico.

  2. Jovino Chaves disse

    eu gostaria ter uma casa do governo federal sou deficiente fisico.

  3. Adryjoaquim2012 disse

    SOU DEFIENTE FISICA E GOSTARIA DE PODER MORAR NO QUE É MEU,COMO POSSO FAZER PARA PODER O DIREITO DE TER MINHA CASA PROPRIA .

    • Luis Ricardo disse

      Voce teria que buscar o programa minha casa minha voda do governo federal e se inscrever, caso esteja habilitado para poder participar.

  4. Lucimar1974_ disse

    Concordo plenamente com vc,pois é tudo propaganda enganosa,porque nunca consegui  entrar no plano por ter uma renda baixa,pois aumenta o subsidio mas não adianta mt porque a entrada é alta . me diz se quem tem quatro filhos,morando de aluguel,ganhando 980 reais por mês terá 30 mil reais para dar de entrada e mais 5 mil para a documentação???? A ajuda que o governo ta dando é só pra quem tem uma renda boa pra quem é pobre fica tudo mais dificil é uma grande burocracia e uma grande mentira!!!!

  5. Subiscirico disse

    Engraçado que na minah cidade onde eu moro, eu tenho que ter filho, alias eu tenho que engravidar pra pdoe entrar no plano? puxa vida eu já sou deficiente e pra mim entrar no plano tenho que ter um filho? pra mim isso é crime e puro preonceito, isso fazem só pra a pessoa desisti do plano…. uma vergonha isso a Dilma mesmo perdeu a vergonha!