Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Renovando a carteira de habilitação (CNH) para deficiente

Eu fiz a minha renovação da carteira de habilitação, no Rio de Janeiro, e necessitei de fazer a perícia médica no Detran, a fim de saber quais seriam as minha necessidades para dirigir com segurança. O processo para renovar a carteira é o mesmo utilizado para quem não tem deficiêencia, onde você paga um DUDA e agenda a ida ao posto do Detran para tirar foto e coletar as digitais. O próximo passo é agendar o exame médico e pagar a taxa da clínica.

A médica me perguntou qual era o meu problema e se eu tinha algum laudo médico informando esse problema. Apesar de me considerar normal para dirigir um carro sem adaptação tranquilamente, ela me indicou que fosse a uma perícia para avaliar a minha real condição.

Renovação da CNH

Para os que vão fazer a perícia médica é bom manter a tranquilidade, pois ela é feita de forma muito tranquila a manter a sua segurança e a dos demais motoristas, sempre visando a sua real possibilidade de dirigir e manter a sua autonomia, ninguém está ali para tirar a sua carteira, mas para encontrar uma forma de você continuar dirigindo. Claro que haverão casos onde algumas pessoas não estão aptas a dirigir  e serão reporvadas, mas são casos onde não existe nenhuma outra possibilidade.

No meu caso a médica fez alguns exames clínicos nos movimentos dos membros superiores (braços e mãos) para ver se havia algum problema. Como não há, ela verificou os movimentos nos membros inferiores (pernas e pés) e conversou comigo sobre o que sentia dificuldade. Basicamente a decisão das adaptações foram tomadas em conjunto com ela, sendo a unica coisa que ela não abriu mão foi o câmbio automático ou semi-automático.

A decisão final foi que preciso de um carro com adaptação de acelerador e freio manuais e câmbio automático ou semi-automático, com isso minha carteira virá com as devidas observações no verso e a perícia médica emitiu um laudo dizendo que eu não tenho condições de dirigir um carro normal, necessitando de um carro adaptado e por isso teria direito as isenções legais.

A partir de agora vou passar a correr atrás de um carro dentro das condições que possa pagar e com as isenções do governo, porém a notícia legal é que vou contar para vocês como foi em uma série de  posts.

The following two tabs change content below.
Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Tags:

112 Responses

  1. Blog do Deficiente Físico disse

    Acho muito difícil essa alteração por parte do detran, até por conta da protese não ser segura para equilibrio do seu peso + o da moto para apoiar no chão

  2. Magnus Silva disse

    Olá! Perdi minha perna esquerda. Ainda n caminho com a prótese pq estou em tratamento. Daí, no momento, diante da situação, minha carteira de moto está com a observação de adaptação para " triciclo ou carro lateral". Futuramente quero adaptar as marchas mas em uma moto normal.
    Dominando a prótese e fazendo apenas essa adaptação eu consigo uma reavaliação e mudança da carteira de "triciclo ou carro lateral" para apenas "câmbio manual/adaptado"??? Queria mto poder voltar a andar com moto normal em via pública! Obgd!

  3. Marcos Brichi disse

    Fui me informar sobre a isenção de renovação sobre a habilitação que temos direito "sou bi amputado", nossa é muito simples de resolver, só me dirigir ao Detran na Av. Presidente Vargas e fazer todo o procedimento lá, a pelo amor de Deus né, menos burocracia cairia muito bem, saio de São João de Meriti, vou até o Detran "não tem aonde estacionar a não ser pagando aqueles estacionamentos caros do centro" ai passo horas tentando resolver 1 coisa simples, no final de tudo vc poe na ponta do lápis, não gastou nada no Detran, mas gastou quase a mesma coisa com despesas como estacionamento e gasolina. VERGONHA ISSO! Menos burocracia faz bem, se tem isenção ele tem que ser valida em qualquer Detran, não somente a um único que fica em difícil acesso a maioria.

  4. Blog do Deficiente Físico disse

    Dificilmente os peritos deixam pessoas com deficiência tirar carteira para moto.

  5. Blog do Deficiente Físico disse

    Eu não precisei fazer nenhum tipo de aula de adaptação, apenas me colocaram as adaptações fiz e comecei a dirigir. Mas é muito importante para a independencia.

  6. Jóice Oliveira Alves disse

    Meu marido não tem movimento na mao direita e queria tirar habilitação para moto, pois mesmo c a deficiência ele consegue dirigir, tem como?

  7. Suzana Cornélio de Morais disse

    MAS VOCE É UMA DÁDIVA DE DEUS

  8. Márcia Pitelli disse

    Oi Luis. Muito legal seu artigo, parabéns!
    Também estou mudando minha carteira. Fiz minha segunda aula prática hoje. Estou super ansiosa para voltar a dirigir. Estou defis há 5 anos, depois de uma sepse. Preciso de câmbio automático e controles nas mãos.
    Abraços

  9. Gard Champion disse

    Eu tenho problema congênito nos dois pés e sou considerado deficiente físico, já consegui o laudo médico e dei entrada na receita federal.

    O problema é que eu não mudei minha carteira para especial, minha dúvida é, eu teria que mudar ela para especial, que no caso uma especificação de carro automático?

    Quando dei entrada na receita o auditou falou que eu não precisava renovar a cnh! E agora estou em dúvida com medo que meu processo fique parado.
    obs: sou de MG

  10. Lilian Carla disse

    já tirei minha cnh e estou com permissao de dirigir a qual vence agora em abril. meu processo inteiro foi custo 0, para pegar minha definitiva terei que pagar duda? moro no interior do rio e aqui nao tem pericicia pra deficiente, só no detran da lagoa no rl, será que vou precisar ir lá? no meu caso a medica colocou carro automatico e direção hidraulica. será que consigo mudar pra semi automatico e tirar a direção? no momento fica pesado comprar carro novo mesmo com isenções

  11. Blog do Deficiente Físico disse

    Normallmente é o detran que pericia os motoristas

  12. Zelia Ferreira disse

    gostaria que me mandasse as clinicas credenciadas pelo detran mg para a retirada do laudo medico para aquisição de um veículo…

  13. Blog do Deficiente Físico disse

    Sim. Você terá que liberar esse carro da isenção no Detran e fazer o mesmo processo feito para aquisição deste carro

  14. Marcia Chagas disse

    Agendar perícia?

  15. Marcia Chagas disse

    Oi ,já tenho um carro com todas as isenções de deficiente físico. O carro ja esta comigo a 4 anos e gostaria de comprar outro.como faço para conseguir o laudo do detran? Basta agendar

  16. Blog do Deficiente Físico disse

    A pericia sempre é uma incognita e é uma avaliação médica para sua segurança. Normalmente eles conversam sobre as suas dificuldades antes de dar o veredito.

  17. Blog do Deficiente Físico disse

    Caso ele tenha a necessidade de adaptação será necessário faze-la para que ele possa dirigir. A adaptação em nada depende do carro zero e pode ser feita no carro que ele usa atualmente.

  18. Cristina Amado disse

    Boa noite, sou portadora de STC bilateral, já operei as mãos e quando ia opera-las ano passado pela segunda vez o meu médico no INTO disse que não faria mais as cirurgias pois se operasse novamente meu problema iria agravar, podendo perder os movimentos das mãos. No laudo que me deu ele disse que minha sequela é definitiva e irreversível e fui encaminhada para o médico da coluna, pois ele acha que a sequela tb me causou cervicobraquialgia. Gostaria de saber se posso realmente trocar minha cnh para deficiente, pois lá mesmo no INTO fui informada do desconto que tenho direito para a aquisição do veículo para defícientes.

  19. Tharles E Nélia Ribeiro Alves disse

    eu fiz uma artrodese no pé esquerdo, e perdi o movimento dele..ai fui renovar minha CNH e me mandaram pra pericia do Detran…mas só que eu já piloto a minha moto a mais de 2 anos com esse problema e nunca tive dificuldade…será que eles vão me impedir de andar???..pois na verdade o meu problema é em andar a pé, de moto ando tranquilamente, e se me proibirem de andar de moto, n poderei me locomover sem um veiculo..

  20. Antonio Soares Filho disse

    compra um carro para vc

  21. Tânia Abreu disse

    Boa noite, tenho uma dúvida, meu marido tem uma deficiencia devido a uma doença degenerativa, perdeu o movimento do braço direito e não tem equilibrio , em fevereiro tera que renovar a cnh, minha preocupação é que possam dizer que esta inapto para dirigir. E se o médico disser que pode dirigir carro adaptado, se dizem que leva em torno de 6 meses para fazer a liberação do carro com desconto e documentação, ele vai estar com a carteira alterada, não vai poder dirigir outro carro? E precisa de um veiculo para se locomover para fisioterapia. Algém poderia me responder? O que devemos fazer. Fico agradecida

  22. Blog do Deficiente Físico disse

    É possivel renova-la sim e na sua condição atual. Somente é necessário dar entrada no processo de renovação e no exame médico será pedido uma perícia médica. Caso a sua CNH tenha que fazer o teste de renovação e ainda não tenha sido feito, aquele para carteiras anteriores a 89 a prova de atualização terá que ser feita.

  23. Nakamatsu Hiroaki Eduardo Tolito disse

    Tenho uma duvida sobre o no meu caso,tinha a carteira normal mas acabei deixando vencer agora sob o nova condição fisica ,seria como renovar a CNH com as observações ou terei que tirar uma nova CNH desde o começo? Obs eu tirei antes das novas regras para obter a CNH

  24. Joao Evangelista Cordeiro disse

    muito esclarecedor o seu comentario,nota dez.

  25. Pereira Per disse

    ok. Obrigado pelo esclarecimento.

  26. Blog do Deficiente Físico disse

    Santos Pereira Eu creio que ele considerem realmente como uma doença crônica e não como uma deficiência. Por isso a necessidade de uma sequela que seja relativa a deficiência, depois dá uma olhada pos eles devem seguir o mesmo processo dos concursos públicos.

    http://www3.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/lei_cotas_2.asp

  27. Santos Pereira disse

    Já é a terceira vez que mando este laudo para eles. O medico colocou que o problema é cronico e que isso caracteriza permanente e que gera dificuldade no deslocamento e em ficar em ortostatismo. O cid tambem foi incluido: I89.0 e o A46

  28. Daniel Vital disse

    Olá, como vai, vc consegui renovar sua CNH E, colocaram algunha OBS na sua CNH, sou deficiente e vou passar por perícia também, BOA SORTE

  29. Blog do Deficiente Físico disse

    Enquanto seu médico não atestar que você possui uma sequela significativa e que represente uma deficiência física, eles iram negar o passe. O ideal seria um laudo com CID das sequelas permanentes de mobilidade.

  30. Santos Pereira disse

    Sou deficiente portador de uma doença crônica chamada de Linfedema nas duas pernas e ainda sofro com ocorrências frequentes de Erisipela, os CIDS são: I89.0 e A46. Desde 2006 tenho esta deficiência que resultou no meu afastamento de atividades laborativas por dois anos e dez meses. Fiz um processo no INSS chamado de REABILITAÇÃO e desde então trabalho. Tenho diversos Laudos médicos comprovando minha perda de mobilidade permanente e a minha dificuldade em ficar por médios e longos períodos em Ortostatismo. São Laudos de fisioterapeutas, clínicos gerais e angiologistas. Desde Julho/2013 tento conseguir junto ao Ministério dos Transporteso passe livre Federal. Já mandei 3 vezes, três envelopes postais com toda a documentação, vários laudos de médicos e profissionais diferentes, tanto fisioterapeuta quanto angiologistas e clínicos gerais que acompanham meu caso. Porem meu pedido vem sendo sempre INDEFERIDO pelo ministério dos transportes e a resposta do ministério dos transportes é sempre a mesma:
    - Atestado Médico – Não comprova deficiência – Deve ser indicado a Classificação Internacional de Doenças-CID.10
    referente à deficiência e a incapacidade permanente dela decorrente, conforme definições contidas no Modelo de
    Atestado Médico aprovado pelo Passe Livre (copia anexa), assinado por médico com especialidade na área da
    deficiência, anexando-se os exames/relatórios complementares.
    Como não sei mais o que fazer resolvi pedir a orientação de voces.

  31. Blog do Deficiente Físico disse

    Você deve entrar com um processo administrativo para fazer a alteração na sua CNH. Vale lembrar que caso tenha alguma observação na CNH, ela passa a ser obrigatória e passível de apreensão.
    Os descontos concedidos para compra de carro zero Km demoram cerca de 6 a 8 meses para sair, dependendo do local onde der entrada.

  32. Carlin Apaz disse

    pow sofri um acidente de moto quebrei a bacia em 3 lugar ai afeto o nervo ciatico eu nao consigo mexer o pe esquerdo ai acho que nao dar pra pisar na embreagem tbm consigo renovar com alguma mudannças nao nao é ?? o que tenho que fazer ??

  33. Odilaine Clen disse

    Tenho má formação na coluna troncos menores que os braços e pernas . estou iniciando para tirar minha habilitação como portadora porém tenho dúvidas. Prmeiro eu vou na auto escola ou tenho que ir direto no Detran? Moro em Macaé, porém só no RJ que tem os médicos do Detran para fornecer o laudo. Estou perdida. Att, Odilaine Clen.

  34. Veranice Frias disse

    tenho qe fazer todo exame pratico novamente como baliza etc

  35. Emerson pereira disse

    Bom dia amigos do site, gostaria de uma ajuda de voces. O caso é o seguinte,

    tive um acidente de trabalho que me causo seguelas. Tenho Linfedema cronico secundario nas duas pernas (cid I89.0), nao consigo ficar muito tempo em pé , a 7 anos não vejo meu tornozelo, minha pantorilha é quase do tamanho de minha coxa, a flexibilidade do meu pe direito é precaria pois é muito inchado. Ou seja minha deficiencia diz respeito a mobilidade, sera que tenho direito a carteira especial. obs: nao tenho carteira ainda.

    desde ja agradeço aos que me responderem.

  36. Alvina Melo disse

    BOA NOITE, EU FIZ O ÚLTIMO LAUDO DA CARTEIRA DE MOTORISTA EM SANTA MARIA.RS, ATRAVÉS DE UMA JUNTA MÉDICA.PRECISO DO LAUDO MÉDICO.OS EXAMES FORAM FEITOS EM 2012.

  37. Eraldo Silva disse

    OLA BOA NOITE JA TENHO A CNH AB A CINCOS ANOS SOFRI UM ACIDENTES DE MOTO POSSO TROCAR PELA CNH DE DEFICIENTES PORQUE FIQUEI COM A PERNA ESQUERDA MAIS CURTA E NAO DOBRA MUITO OU QUANDO FOR TROCAR O DETRAN VAI MANDAR PARA BANCA ESPECIAL GRATO ERALDO INACIO

  38. Alexandre Gabardo disse

    ALGUÉM PODE ME INDICAR UMA AUTO ESCOLA COM CARRO DE CAMBIO AUTOMÁTICO? JÁ FIZ TODOS OS EXAMES MÉDICOS NECESSÁRIOS NO DETRAN, POREM NEM ELES SOUBERAM ME INDICAR UMA, TENHO DEFICIÊNCIA NO BRAÇO ESQUERDO, E SÓ POSSO DIRIGIR CARRO COM CAMBIO AUTOMÁTICO E DIREÇÃO HIDRÁULICA, MORO NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO, SE ALGUÉM PUDER AJUDAR AGRADEÇO DESDE JÁ.

  39. Alexandre Gabardo disse

    ALGUÉM PODE ME INDICAR UMA AUTO ESCOLA COM CARRO DE CAMBIO AUTOMÁTICO? JÁ FIZ TODOS OS EXAMES MÉDICOS NECESSÁRIOS NO DETRAN, POREM NEM ELES SOUBERAM ME INDICAR UMA, TENHO DEFICIÊNCIA NO BRAÇO ESQUERDO, E SÓ POSSO DIRIGIR CARRO COM CAMBIO AUTOMÁTICO E DIREÇÃO HIDRÁULICA, MORO NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO, SE ALGUÉM PUDER AJUDAR AGRADEÇO DESDE JÁ.

  40. Eryk Patricio disse

    sou pne eu posso renovar minha cnh pra categoria D minha deficiencia e leve alguem ja tem

  41. Goreth Sabino disse

    Bom dia!!!Eu fiz uma Artrodese no pé direito, fiquei com limitações já que perdi o movimento do tornozelo.Você acha que tenho direito a isenção ou seja um carro adaptado pois não consigo fazer Freio e acelerador.Se eu tivesse feito a cirurgia no pé esquerdo seria mais fácil pois compraria um carro com cambio automatico.Por favor me informe alguma coisa.Ficarei muito grata.Meu E-mail é goreth.sabino@hotmail.com

  42. Aquisição do desconto do IPI para Deficientes disse

    [...] havia informado no post Renovando a carteira de habilitação (CNH) para deficiente, vou colocar no blog a minha experiência para solicitar as isenções para a aquisição de um [...]

  43. Daniel Bernardo Silva disse

    boa tarde… acabei de tirar minha cnh categoria:b; na banca normal tive um avc esquemico aos 15 anos fiquei com uma pequena sequela na mão esquerda ando de moto desde menino mas com a mão sempre apoiada na embreagem é possivel eu me habilitar na categoria:A tb m desde ja agradeço…

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Dificilmente a pericia libera moto para deficientes físicos, além disso você teria perda de pontos na prova prática

  44. Anônimo disse

    gostaria de saber se consigo renovar minha CNH categoria A pois perdi os movimentos do braço direito, mas piloto minha moto normalmente com a mão esquerda com as adaptações q foram feitas pois foi colocado o acelerador, embreagem e freio dianteiro td no lado esquerdo, por favor me deem uma luz e meu sonho conseguir renovar minha CNH e andar com minha moto tramquilamente sem ta que me escondendo para poder pilotar, meu e-mail é tiagosilvasantana2012@hotmail.com agradeço muito pela ajuda que me derem.

    • Blog do Deficiente Físico disse

      Tiago,
      A primeira coisa é verificar a possibilidade de renovar a sua carteira pelo DETRAN e depois regularizar as adaptações da moto para utilização. Lembre-se que conduzir uma moto adaptada sem a documentação de segurança e sem habilitação pode ser considerado crime.

  45. marise disse

    Gostaria de saber como chegar até a pericia para comprar um carro especial.

  46. DANILO GOMES disse

    Bom Dia, Gostaria de saber se existe algum carro adptador pois sofrir um acidente de moto e minha perna esquerda naõ dobra e se exite algum site onde mostre esse carro e como a pessoa entrar ja pesquisei mais infelizmente ainda não tive nenhum exito em acha, aguardando resposta e obrigado.

    • Luis Ricardo disse

      Danilo,

      Normalmente os carros adaptados são os utilizados normalmente pelos condutores comuns. O que você deve conseguir entrar no carro, porém ele precisaria ser automático.

      • Leandro disse

        Gostaria de saber como faço para alterar minha cnh categoria B, que já é para deficiente fisico, para categoria C ou D. Moro na cidade de Santos.

      • DANILO GOMES disse

        Mais voce sabe algum site onde tem esses modelos já procurei mais sem exito.

  47. Clécio disse

    Fiz uma artrodese de coluna, ou seja, tenho 14 parafusos na coluna que fixam 7 vertebras torácicas e fiquei com uma leve deficiência de mobilidade, o que não me impede de dirigir normalmente, meu problema é não poder carregar peso, mas tenho que carregar, pois levo e trago uniforme de trabalho e material escolar todos os dias; o transporte publico muito lotado que causa mau jeito em minha coluna e me faz ter que ficar alguns dias de repouso. Portanto, a soma desses dois problemas esta me obrigando a comprar um veiculo.
    Já sou habilitado na categoria A e B, com base no supracitado relato, gostaria de saber:
    * Tenho direito aos benefícios (isenções de IPI, IOF, ICMS, IPVA, Rodízio, DEFIS…)?
    *Se tenho, vou perder a categoria A (moto)?
    *Será necessário fazer nova prova pratica, teórica e outros processos já realizados quando tirei a CNH para motorista sem necessidades especiais?
    Aguardo ansiosamente por uma resposta.
    Grato!!!!
    São Paulo / SP

    • Luis Ricardo disse

      Clecio,
      A minha experiência na alteração da minha carteira foi tranquila e somente precisei de uma avaliação pericial para saber as adaptações necessárias para poder dirigir. Não precisei fazer nenhuma avaliação de conhecimento ou prática extra para receber a CNH, porém as adaptações se tornam obrigatórias após a emissão da carteira.

      Quanto a perder e aos descontos de impostos, dependerá da sua avaliação pericial. Somente o corpo médico do DETRAN poderá dizer se você tem uma deficiência, se precisa de adaptações e se perderá uma categoria na CNH (É uma caixinha de surpresas).

  48. Manuel jose disse

    Perdi a mao esquerda num acidente a 14 anos,mas dirijo carro,trator caminhao normal sem problema nenhum tenho que renovar minha cnh,como faço pra conseguir autorizacao pra guiar carro normal?Por favor se puder me ajudar agradeço.

  49. silva disse

    Precisando de uma carteira nacional de trânsito , negocie com que tem esta praticidade totalmente processada dentro do departamento nacional de trânsito , registro e confecção realizada em 24 horas , adquira a sua totalmente segura , com apenas r$ 55.00 de entrada o restante do pagamento após a verificação do serviço completo . entre em contato ou por email : autoescolago@hotmail.com ou ligue : ( 62 ) 98290704

  50. RM Isenções - RJ disse

    Olá!Prestamos assessoria para deficientes físicos na compra de veículos zero.Fazemos todo o processo desde a alteração da CNH até isenção de IPVA.Por favor acessem nosso site para tirar dúvidas.

  51. eduardo disse

    OLA eu sofri acidente de trabalho perdi os movimento do punho direito ,
    retirei o osso escafoide do punho sera que posso troca minha carteira po a de deficiencia fisica sinto muitas dores quando dirijo sou reabilitado do inss

    • Luis Ricardo disse

      Voce teria que passar pela perícia do Detran, mas acredito que poderia altera-la sim.

  52. Luis Ricardo disse

    Isso dependerá da avaliação clínica do médico no Detran, que pode aprova-lo sem nenhuma adaptação ou indicar uma adaptação para ele.

  53. Cleusa Alvesbarbosa disse

    ola, sou de Minas Gerais  perdi uma perna a direita, mas continuei dirigindo carro normal. só que agora eles pediram para adaptar qdo fui na troca de carteira , bom eu não encontro o carro nas auto escola cambio automatico e pedal invertido para o direito. E o carro para ser comprado e fazer as adaptações tem que ter carteira e a minha esta vencida, Achei uma falta de respeito o que faço, me ajude,,,

  54. Luis Ricardo disse

    Normalmente não é necessário exame prático, mas isso varia de estado para estado. No RJ, não é necessário.

  55. Luis Ricardo disse

    Se você acredita que isso atrapalha a condução de veículos, deve ir a perícia médica para uma avaliação. Isso não quer dizer que será necessário mexer na sua CNH ou que você terá direito a desconto de impostos na compra de carros.

  56. Luis Ricardo disse

    Marcia,
    Você pode recorrer da decisão e solicitar uma junta médica para avaliar o seu caso no próprio Detran. Eu acredito que você não necessite tirar uma nova habilitação, já que você é habilitada, mas somente pode ter que passar por um exame prático.
    Procure se informar corretamente, pois normalmente a perícia médica diz as adaptações necessárias e emite a sua carteira com as restrições devidas.

  57. Luis Ricardo disse

    A CNH com restrições não é um direito e sim uma forma de fazer com que você possa dirigir com segurança. Mas as restrições não são necessariamente o direito a ter isenções.

  58. Eugenia disse

     Como o DETRAN libera uma carteira de moto para uma pessoa que esta deficiente visual unilateral, e detalhe a pessoa não quer se cuidar botando em risco sua própria vida?..Eugenia; eug.rita@hotmail.com

    • Luis Ricardo disse

      Os peritos do Detran são responsáveis pela liberação ou não da carteira de habilitação, mas isso não tem nada a haver com o caso dele não querer se cuidar. Eles apenas avaliam a condição dele de dirigir carro ou moto.

  59. Luis Ricardo disse

    Quando você entra com o processo administrativo, o seu direito de dirigir é suspenso. A lógica é que você não pode dirigir sem as adaptações ou uma avaliação médica.

  60. Luis Ricardo disse

    Gilson,
    Qualquer carro pode ser adaptado, mesmo sendo um carro antigo. Basta verificar em um centro de adaptação para se informar.
    Quanto ao carro novo, com a sua renda não vai conseguir financiamento para comprar o seu carro.

  61. Luis Ricardo disse

    Pode tirar a CNH de muletas sim, inclusive eu uso muletas e tenha o minha CNH.

  62. Johnathan_sl disse

    gostaria de saber aonde encontro medicos especializado,para fazer a avaliaçao medica,vc tem o numero do telefone?obrigado,joni

    • Luis Ricardo disse

      Não existem médicos especializados. O médico que emite o laudo do seu problema é o que lhe acompanha ou da especialidade do seu problema. O que lhe avalia e diz se você pode dirigir e como você poderá faze-lo é o perito do DETRAN.

  63. Luis Ricardo disse

    Eu desconheço algum projeto de lei que beneficie aos deficientes com visão monocular. Caso tenha mais informações, peço que me avise.

  64. Gilmar_gil-jitsu disse

    Olá, sou de São Paulo e sofri um acidente de moto em 2010 e ainda estou em tratamento,eu não consigo dobrar a minha perna esquerda e uso muletas.Preciso renovar a minha habilitação, pois preciso muito do carro para ir ao médico, e o pessoal da auto escola me disse que tenho que mudar a categoria para deficiente, eu consigo dirigir carro automático normalmente.Gostaria de saber qual será o procedimento no meu caso? Desde já agradeço. Um abraço!    

    • Luis Ricardo disse

      Você pode entrar com a renovação normalmente e ao passar pela avaliação médica leve um laudo com o seu problema, assim o médico lhe enviará para a perícia médica do detran.

      Nessa perícia que será determinada as suas necessidades para dirigir e a categoria que você pode se enquadrar.

  65. Luis Ricardo disse

    É um risco trocar a habilitação para uma com restrições e perder a categoria para motos. Nem sempre o cambio automático dá a você o direito a isenções, tudo dependerá do perito e do seu laudo médico.

  66. Luis Ricardo disse

    Provavelmente a categoria passaria para B com alguma adaptação.

  67. Luis Ricardo disse

    Eu não sei lhe dizer, mas para ir a uma junta médica pericial você primeiro deveria ter um laudo médico externo informando o seu problema e indicando o uso de adaptações. Normalmente os peritos encaram a adaptação como um recurso para comprar um carro mais barato por conta das isenções.

  68. Luis Ricardo disse

    Não sei te informar, mas acredito que precise ser em uma auto escola adaptada sim.

  69. Luis Ricardo disse

    O ideal é que voce procure a informação junto ao DETRAN se não há nenhum CFC com carro adaptado, caso não tenha você pode utilizar o seu carro. O ideal é que se faça aulas ou provas no carro de uma auto escola

  70. dani disse

    Oii, então quer dizer que quem passou por exame médico especial e teve certas restrições com

    adaptações, quando for renovar a carteira terá de passar novamente por junta médica ?

    Obrigada =)

    • Luis Ricardo disse

      Sempre é necessário passar por exames médicos, mesmo aqueles que não tem deficiencia

  71. Rafael disse

    Bao tarde soferi um acidente em 2007 e tive uma lesão de pléquisobraquial perdi parte dos movimentos do braço direito. Mas não tenho nem um problema para dirigir sera que na renovação da minha Cnh eu posso perdela ??
    A minha lezão eu não concigo erger meu braço acima do ombro.
    Att Rafael

    • Luis Ricardo disse

      Acredito que não tenha problemas para você renova-la, o maximo que ode acontecer é haver alguma restrição nela.

      • Rafael disse

        restrição de q tipo ??

  72. Laucidio Luiz Azambuja sobrinh disse

    OLA QUERO DIZER Q SOU PORTADOR DE NECESSIDADES FISÍCAS, E FAZEM 11 ANOS Q AMPUTEI ABAIXO DO JOELHO DIREITO E MAIS NÃO VEJO E NEM SINTO DIFICULDADES PRA ME LOCOMOVER EM MEUS VEICULOS COMUNS, EU DIRIJO CARRO COMUM E MOTO SEM ADAPTAÇÃO, E MAIS NEM ACHO PRECISO DISSO. UM  ABRAÇO A TODOS OS PORTADORES DE DEFICENCIAS.

  73. Jorge Fernandes disse

    Gostei das explicações, mas é necessário que os profissionas da area estejam bem informado do que diz o codigo de transito para não causar constrangimentos e injustiça à queles que venham a procura-los e evitar assim constragimentos pois se assim fizerem estarão livres de sanções judiciais.

    • Luis Ricardo disse

      Normalmente os peritos sabem da legislação e algumas pessoas também tentam se beneficiar das isenções sem ter direito. Isso também dificulta muito o trabalho deles que além de ter que avaliar a situação atraves de documentação, devem fazer exames fisicos.

      A legislação lhe dá o direito de recorrer a uma junta médica para uma reavaliação do seu caso, caso o resultado seja diferente do que você acredita que deveria.

  74. Andre disse

    Olá! Muito bom as informações do site.

    Tenho doença congenita, fiz algumas operações nos dois pés e ficou um pouco reduzido os movimos pelos pinos que foi colocado, porém ando normalmente e dirijo a mais de 20 anos, sempre renovei normalmente, apenas uma vez a medica pediu pra tirar o tenis, pois me viu mancando um pouco, ela me indicou procurar um medico especialista, morri de medo e fui correndo em outro medico, onde nao noteou e fui aprovado.
    Embora os bons descontos de se comprar um carro novo, sempre morri de medo de ter que andar com carro adaptado (breque e acelerador), como citado no texto acima, uma vez que nunca tive necessidade e me considero um bom motorista, nunca me envolvi em acidentes e dirijo todos os dias.
    Agora preciso renovar e estou motivado atentar a CNH especial, alguem que passou nos exames com o medico, pode me dar mais detalhes do exame para definir se precisa ou nao a adaptação? Se realmente é discutidos em conjunto ou é imposto com algum teste fisico? Ou se posso comprovar fazendo um teste de direção que estou apto? MInha ideia é apenas conseguir um carro automático, para que possa melhorar meu conforto e descançar o pé esquerdo, pela embreagem, nada mais que isso, além dos descontos.

    Agradeço
    Andre/SP capital

    • Luis Ricardo disse

      O exame é simples e baseado em laudo e conversa com a médica. Como voce tem problemas nas duas pernas o medico deve indicar a passegem de tudo para manual.

      O conjuntos de impostos pode parecer uma proposta bacana, mas você deve pensar o seguinte: 1. As isenções demoram cerca de 6 meses para sairem e enquanto isso você já está restrito a dirigir os carros adaptados. 2. Voce ficará restrito a sua adaptação.

  75. Consuelo disse

    Olá!!!
    Sou portadora de CA de mama (D e E), já tenho CNH e agora quero renva-lá como CNH Especial, estou confusa como devo proceder. Poderia me ajudar como seria o procedimento correto para este caso?!
    Desde já,
    Agradeço sua atenção.

    Consuelo
    Presidente Prudente

    • The Best disse

      Para renovar como CNH para deficiente é necessário que você tenha algum problema relacionado a redução de mobilidade (movimentos) ou alguma incapacidade. Caso contrário ela será renovada normalmente.
      O procedimento para renovação é o mesmo da carteira normal e quem lhe encaminhará para a pericia é o médico do Detran que fará os primeiros exames. Nele você informa e mostra um laudo do seu médico com a informação do CA.

  76. joao disse

    ola, sou de sp e gostaria de saber quais sao as taxas obrigatorias q tenho q arcar no momento da renovaçao da carteira para categoria de deficiente fisico, alem do exame medico e psicotecnico. Obrigado!

    • The Best disse

      Normalmente é pago apenas um DUDA para a renovação, o mesmo que é pago normalmente por uma pessoa que estará renovando a carteira. Caso você seja deficiente e tenha como comrpovar, pode pedir a isenção dessa taxa junto ao DETRAN.

  77. Thiago disse

    Boa tarde, sou de São Paulo e sofri uma fratura no úmero do braço direito e por consequência tenho uma placa e 12 parafusos. Não perdi o movimento do braço e imagino que por esse motivo não teria o direito da CNH para deficientes. Porém não tenho a mesma força e sinto um incomodo em alguns movimentos. Saberia me dizer se é possível obter a CNH com essas limitações. Obrigado!

    • The Best disse

      Você pode fazer o processo para obter a CNH, quem vai dizer se existe alguma necessidade de adaptação no seu caso é o médico que lhe avaliará. Eu, particularmente acredito que sua CNH será normal.

  78. Jeremias disse

    Muito obrigado, gostei muito do site estarei acompanhando, se precisar de dicas de marketing só entrar em contato. Quero ajudar! Abração

    • The Best disse

      Jeremias,
      Obrigado por nos acompanhar e pelos elogios.
      Toda a ajuda é sempre bem vinda!

  79. Jeremias disse

    Boa tarde,
    Bom eu sofri com uma paralisia cerebral ainda quando nenem recem-nascido. Necessito de fisioterapia pro resto da vida. Porem levo minha vida normal, faço tudo como qualquer outra pessoa porem meu lado direito tende a atrofiar e sinto dificuldades em certos movimentos. Tirei minha carteira normal, consegui passar mais receio de na hora de urgencia a minha mao direita falhar e poder ocasionar algum acidente. Minha pergunta é se vc sabe se algum portador de necessidade especiais que possui carteira de habilitação comum pode refazer teste no exame medico do detran e conseguir a CNH para portador de deficiencia física que é o meu caso?! Grato. Att, Jeremias Amorim

    • The Best disse

      Pode pedir uma avaliação ao Detran para a alteração da sua carteira de habilitação para deficiente, mas para isso é necessário entrar com uma solicitação no orgão e ter um laudo médico bem detalhado do seu caso. Além disso, converse com o perito médico sobre o seu receio do braço falhar.

      É importante saber que ele também poderá averiguar e dizer que você não poderá dirigir, mesmo que remotamente ,já que você dirige isso pode acontecer.

  80. Mauro Vilanova disse

    Olá,Preciso de esclareçimentos.Minha mãe,teve um cançer no intestino,tendo que fazer amputação de reto.Tendo uma colostomia definitiva,e o uso da bolsa na altura da barriga,não a deixa mais deirigir.gostaria de saber se adaptações de cinto de segurança é aceito?

    • The Best disse

      Eu não escutei falar em adaptação de cinto de segurança, mas com certeza deve ter algum tipo de cino que permita a pessoa a dirigir. Até porque várias pessoas que fizeram a colostonia dirigem normalmente.

  81. Helen disse

    Olá

    Fui renovar minha habilitação e o perito colocou restrição após o por do sol… Tenho como entrar com recurso contra essa restrição?? como faço ??

    • The Best disse

      Você pode entrar com um recurso sim. O procedimento é informado pelo Detran do seu estado e vária de estado para estado

  82. Alexandre Faria disse

    Prezado você conhece alguma auto escola que tenha a capacidade de prover aulas de transito para deficiente físico no Rio de Janeiro ou em Niterói?
    Obrigado

    Alexandre Faria

    • The Best disse

      Alexandre,
      Eu sei que tem auto-escolas no Rio de Janeiro com carros adaptados, mas não sei lhe dizer precisamente quais são e quais prestam um serviço de qualidade.
      Você pode procurar diretamente nos centros de formação de condutores do Detran (listagem oficial) e filtrar através do simbolo da acessibilidade, assim você encontrará as que tem veículos adaptados. O site é http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=cfc_estatisticas.

  83. Eunice disse

    Por favor, em novembro de 2009 obtive em campinas, no Ciretran, exame pratico para portadores de deficiencia fisica – banca especial7º ciretran.
    Somente agora, um ano apos e que procurei o despachante para mancar 2 aulas e marcar o exame.
    Ocorre que fui informada que terei de começa tudo novamente, da estaca zero, haja vista ter mudado as regras do jovo.
    Acessei o Detran e vi que somente em 20 de dezembro havera mudança.
    Por ventura voces estao sabendo alguma coisa, como devo proceder?
    Aguardo, se possivel, por gentileza, orientaçao.
    Grata,
    Eunice

    • The Best disse

      Eu nice,
      Eu sei que houve uma alteração até a prova prática e uma outra mudança na quantidade de aulas obrigatórias.
      O processo de retirada de habilitação “normal” não deve passar de 1 ano, senão me engano, porque o prazo pode expirar.

      O ideal é buscar informação direto no Detran para saber se realmente há necessidade de voltar o processo todo novamente.

  84. Antonio Fernando Melleu disse

    Prezados
    Possuo paralização coxafemural e necessito de um veículo com cambio automático, além da direção hidráulica. Ha 10 anos atraz, obtive uma negativa da junta médica do Detram, alegando que somente em casos de mutilação é que a autorização é expedida. Necessito de orientação visto que o veículo mecânico não mais atende as minhas condições físicas.
    No aguardo de parecer
    Atenciosamente
    Antonio Fernando Melleu

    • The Best disse

      Fernando,
      O que você pode fazer é novamente pedir uma junta médica ao detran, caso seja negado pode verificar com um advogado se é legitmo o direito ao desconto previsto na lei.