Blog do Deficiente Físico

Notícias para deficientes, Acessibilidade para pessoas com deficiência, Direitos, Turismo para deficiente, concurso para pcd

Símbolos interessantes da Acessibilidade

Muitas pessoas somente conhecem o símbolo internacional de acesso, que identifica locais acessíveis e destinados a pessoas com deficiência. Ele que foi adotado no 11° Congresso Mundial sobre Reabilitação de Pessoas Deficientes, realizado pela Rehabilitation International (RI) em setembro de 1969 e criado pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed.

Os brasileiros apenas adotaram o símbolo oficialmente em 1985 através da lei n. 7.405, de 12/11/85, que determina rigorosamente o seu uso e diz que nada pode ser acrescentado ou modificado ao desenho.

Porém este não é o único símbolo utilizado para informar e determinar a inclusão de vários tipos de deficiencias. Vamos ver alguns símbolos interessantes que são ou foram utilizados:

Pessoas que utilizam muletas ou bengalas

muletas

O símbolo para uma pessoa que se locomove apoiando-se em um par de bengalas tipo canadense (Fig.6) ilustrou os quatro folhetos comentados nas Notas 1, 2 e 3 (ver Bibliografia no final deste artigo). Os folhetos da Corde, da Petrobras e do Cepred e os símbolos foram adaptados de um folheto publicado na França em 1982.

Simbolo internacional da cegueira

Simbolo internacional da cegueira

Este é o Símbolo Internacional de Cegueira (Fig.15), adotado em 1984 pela World Blind Union (WBU). Ele mostra uma pessoa andando com uma bengala longa. Inicialmente, a intenção da WBU foi a de que o símbolo fosse utilizado como sinal de trânsito e como indicativo de acesso para pessoas cegas ou com baixa visão. Paul Arthur e Newton Arthur fazem restrição a este símbolo porque a bengala longa constitui uma linha muito fina que, sob certas condições, “desaparece” deixando o símbolo sem sentido.

Serviço de intérprete em Libras

libras

O símbolo para indicar que há ou haverá prestação de serviços de intérpretes da língua de sinais, em palestras, excursões, espetáculos de palco e outros programas. A proposta é da GAGF.

Serviço de Audiodescrição ao vivo

audio descrição ao vivo

O símbolo indeica que a  audiodescrição será feita ao vivo para pessoas cegas ou com baixa visão. Trata-se de um serviço que torna mais acessíveis os espetáculos de palco, as artes visuais e as exposições plásticas. Este símbolo contém a palavra “audiodescrição”, que em inglês se escreve com um espaço entre “AUDIO” e “DESCRIPTION”. Mas, em português, a palavra deverá vir como uma só: AUDIODESCRIÇÃO.

Símbolos de condição

4 condicoes que necessitam de acesso

Estes símbolos indicam as 4 condições em que a pessoa se encontra, mesmo que temporária, e necessite de algum tipo de serviço diferenciado ou de acessibilidade. As quatro condições que precisam ser lembradas são: A do direito de acesso dos adultos com criança no colo (Fig.20), das mulheres grávidas (Fig.21), das pessoas idosas (Fig.22) e das pessoas obesas (Fig.23).

Outros Símbolos

Existem mais símbolos que são utilizados e descrevem a acessibilidade para vários tipo de deficiências.Caso você tenha ficado curioso para conhecer mais alguns símbolos acesse o artigo sobre Símbolos da Acessibilidade e conheça mais um pouco sobre eles.

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.
Símbolos interessantes da Acessibilidade modificado em abril 5th, 2012 by Luis Ricardo

Tags:

POST A COMMENT


8 Responses

  1. Yasmin Santos Do Carmo disse

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. Yasmin Santos Do Carmo disse

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. Andreia Vasco Gama disse

    Josi ve ai se serve pra vc

  4. Andreia Vasco Gama disse

    Josi ve ai se serve pra vc

  5. desentupidora disse

    Muito interessante e esclarecedor

  6. desentupidora disse

    rsrrsrsrsrsrrsr

  7. Moveis inform&aacute disse

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    • LILIAN SAWADA disse

      Nunca deixe de lutar por seus direitos, temos varias dificuldades com acessibilidade. Mas hoje nossa realidade com muita fé e muita luta esta mudando.